SOL/SIGNOS

SOL EM ÁRIES

Pessoas com o Sol em Áries tendem a ter um grande foco em si mesmas, em suas próprias conquistas e desejos, sentindo internamente que precisam seguir o seu próprio caminho. Geralmente não gostam muito que lhe digam o que fazer. A medida que evoluem, aprendem que não são o centro do mundo, mas parte de uma organização maior. É da responsabilidade dos nativos aceitarem esta ideia, de que fazem parte de um grande grupo que abrange outras pessoas além de si. Personalidades arianas que não desenvolvem esse tipo de maturidade podem ter comportamento exigente, egoísta e dominador.

Prosperam no desafio, gostam de competir (e ganhar). Embora gostem de companhia, tendem a ser mais independentes e não têm muito medo da solidão. Sua força vital tanto pode ser usada para inspirar os outros ou pode ser voltada para dentro, refletindo apenas suas próprias necessidades. Tendem a ser naturalmente entusiasmados e prontos para atividades diversas, sendo muito bons para animar e dar vida a qualquer ambiente ou evento.

Com uma essência bastante vivaz, quando ocorrem ímpetos de egoísmo, estes podem ser apenas o resultado de um descuido comportamental em vez de uma indelicadeza intencional. Serem combativos faz parte do seu modo de operação essencial e os arianos considerados mais "raiz" expressarão prontamente suas frustrações sem tanta reflexão, pois muitas vezes não sabem como lidar com a energia bruta do fogo, não conseguindo filtrá-la direito. Isso não significa que eles querem ferir seus sentimentos, apenas falam sem que suas ideias estejam totalmente desenvolvidas.

Ideias e projetos criativos também parecem brotar com uma frequência. Tendem a ser mais corajosos, possuírem bastante energia, serem opinativos, descomplicados, diretos, entusiastas, independentes, impacientes e teimosos, sempre dispostos a enfrentar novos desafios. Mesmo assim, a pessoa pode ter todas essas características e ainda ter um temperamento tranquilo. De fato, muitas pessoas com o Sol em Áries podem ser mais paradas, principalmente se outros posicionamentos do mapa apoiarem tal condição.

A energia de Áries está voltada para a construção de uma individualidade, e quando colore o Sol pessoal, fica mais voltada para si e seus desejos. Arianos têm um talento potencial para exercerem funções de liderança, executivas e de iniciativa, que se bem utilizadas, são ótimas para dar início a qualquer coisa. Porém, dar prosseguimento a elas pode não ser uma de suas melhores características.

Quem possui este, ou outros posicionamentos importantes no signo de Áries, deve sempre aprender a coordenar melhor seus esforços com os outros, conservar sua energia e concluir o que começou. Sua essência é mais obstinada e apaixonada, mas, a menos que a impaciência ou o comportamento intempestivo sejam controlados, o entusiasmo pode acabar tão rápido como começou.

Áries é o signo do guerreiro que, na pressa de agir, pode esquecer a importância de se preparar adequadamente antes de entrar de cabeça em um combate físico ou verbal. Apesar de tudo disso, arianos tendem a esquecer rapidamente qualquer frustração ou raiva.

 

SOL EM TOURO

Quando nascemos, a primeira coisa que usamos são nossos sentidos físicos. O que podemos ver, tocar e segurar fisicamente, representa a nossa realidade imediata. Por isso, a herança astral dos taurinos é a afinidade e a conservação dos recursos materiais, além de um certo apego às pessoas que eles consideram mais próximas. Pessoas com o Sol em Touro são capazes de realizar muitas coisas por conta de sua sólida capacidade de dar prosseguimento a projetos ou ações onde outras pessoas tenham perdido a paciência ou a energia para continuar. Como geralmente tendem a não confiar cegamente nas pessoas assim que as conhecem, dependem bastante de si mesmos.

Podem ser cuidadosos e pacientes quando tentam realizar algo em que acreditam ou quando lidam com pessoas com quem realmente se importam e se sentem à vontade. Não são muito afeitos a surpresas ou mudanças o tempo todo e gostam quando têm tempo suficiente para se preparar, seguindo uma agenda prática e bem planejada.

Um dos seus desejos mais fortes é o de segurança. Por exemplo, promessas não cumpridas ou a traição podem representar ameaças diretas a sua segurança, portanto, tendem a não reagir bem a isso. Quem trai sua confiança de forma séria geralmente não ganha outra chance ou o perdão demora muito a ser obtido.

Ser um signo do elemento terra e modalidade fixa faz Touro possuir um bom senso comercial, saber melhor do valor das coisas, ter talento para jardinagem, ter uma maior apreciação maior por comida, pelas nuances físicas do amor, da arte, da natureza e das coisas belas em geral. Taurinos têm mais chances de saber o que é bom - e quando é bom. Precisam também sempre expressar emoções negativas em vez de segurá-las, pois a raiva e o ressentimento não trabalhados pode ser acumulada e um dia explodir de uma forma muito exacerbada.

Quem tiver o infortúnio de bater de frente com um taurino com raiva não gostará nada do que encontrará. Não que seja fácil irritá-los, mas quando se irritam pode ser algo realmente brusco e tendem a precisar de um tempinho a mais para esfriar a cabeça. Por isso, o melhor a fazer é deixá-los sozinhos. É necessário certo tempo para que eles reflitam sobre o acontecido. Quando se decepcionam, tendem a se isolar. Uma boa sugestão para taurinos é lidar melhor com as decepções da vida e aceitar os revezes com a mesma paciência e sobriedade que usam para conquistar seus objetivos.

Também podem ser mais teimosos e resistentes a mudanças que não sejam propostas por eles próprios. Mudam suas opiniões de forma gradual, mas quando finalmente mudam, é difícil fazê-los voltar atrás. Reagem ao que vivenciam avaliando o possível valor ou benefício da situação, ou seja, antes de agirem e se envolverem emocionalmente ou intelectualmente, verificam quais são as vantagens que a experiência pode proporcionar. Coisas muito abstratas ou vagas, a princípio não atraem muito seu interesse, pois precisam ter um propósito mais bem definido no que fazem e nas relações que formam. Bens materiais e posses geralmente têm importância e trazem segurança emocional, mas há de se ter cuidado apenas com consumismo e materialismo em excesso.

Podem até trabalhar em um ritmo mais lento, mas sempre terminam o que começam. São meticulosos, firmes, não gostam de sentirem pressionados e preferem dar prosseguimento ao que outros começaram em vez de iniciarem alguma coisa.

As pessoas tendem a se sentir seguras em torno deles e de sua calma. Em tempos de turbulência, são geralmente os mais calmos e os que passam mais segurança (junto com Capricórnio, seu parceiro elemental). Têm paciência e capacidade para encontrar soluções práticas para os problemas, sendo um pouco mais fortes, calmos, práticos e perseverantes.

Geralmente as pessoas do signo de Touro gostam de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa, construindo ou consertando coisas. Bons para fazer manutenções e o trabalho não os incomoda, desde que o resultado final seja útil e sirva para um propósito concreto. Adoram harmonia e beleza e podem ser extremamente afetuosos, legado de seu planeta regente, Vênus. Muitos têm uma forte tendência a apreciar música, gostando de cantar ou dançar e geralmente costumam ter vozes encantadoras, afinadas e suaves.

 

SOL EM GÊMEOS

Geminianos, assim como abelhas, pousam entre uma experiência e outra. Parecem nunca parar de trocar informações, produzindo, imitando, copiando e recolhendo fragmentos diversos enquanto seu signo oposto, Sagitário, tende a expandir e agrupar as ideias coletadas, gerando histórias e filosofias a partir dos dados para formar um quadro maior e mais aprofundado. Um não está completo sem o outro.

Precisam expressar suas ideias e compartilhar o que aprendem com os outros. Mas, se de fato usam ou colocam em prática tudo o que aprendem, aí é outra história. Essa tendência de pular de um assunto para outro ou de um afazer para outro pode passar a impressão de ser uma pessoa metida a saber de tudo, mas que não se aprofunda em nada, sendo apenas replicadores. Tendem a contar histórias como se já soubessem de tudo, pois, em geral, têm mais facilidade com as palavras, além do "dom da tagarelice".

Geminianos devem colocar um esforço um pouco maior no controle e canalização de sua energia pessoal da forma mais positiva possível, obtendo com isso mais foco e concentração pois paciência e persistência não costumam ser seu forte, mas a variedade e a troca constante de informações sim. Lábia e articulação estão dentro do escopo geminiano e, com isso, podem se tornar bastante persuasivos, podendo ser bons vendedores, jornalistas, radialistas e professores.

Mais amigáveis, inteligentes e espirituosos, são afeitos a quase todo mundo. Variação, flexibilidade e liberdade nos relacionamentos são importantes para os nativos, que se adaptam facilmente às mudanças da vida e geralmente se dão bem em qualquer ambiente e com qualquer pessoa, pois são meio camaleônicos - benefício de sua qualidade mutável.

Não só têm uma boa capacidade para entender o que os outros estão pensando, como também possuem esperteza para agradar as pessoas, se necessário, para transpassarem alguma barreira. Costumam pensar rápido e usar bem as palavras em qualquer situação, tudo isso regado a um senso de humor mais leve. Com isso, conseguem transitar socialmente e abrirem algumas portas ao longo da vida.

Com a capacidade de ver ambos os lados de qualquer questão, vem a flutuação entre pontos de vista diferentes. Mudam de lado conforme as circunstâncias mudam. Para muitos geminianos (ou quem tem gêmeos muito forte no mapa), a oscilação pode ser um grande problema. Tendem a dizer o que os outros querem ouvir em vez de dizer o que realmente pensam de alguma situação. Muitas vezes, têm dificuldade em manter o interesse em um projeto ou relacionamento por muito tempo. Alguns podem preferir provar o néctar de muitas flores a se contentar com apenas uma.

Como são muito mentais, tendem a reagir intelectualmente sobre suas experiências. Ou seja, antes de tomarem uma decisão, tentam analisar as coisas de forma mais racional e menos emocional. É essa orientação intelectual que faz com que algumas pessoas os vejam como insensíveis ou emocionalmente distantes. Em resumo, costumam usar a cabeça em vez do coração para encontrar a solução da maioria dos seus problemas. Orientam-se através da lógica e da velocidade, sendo capazes de entender porque a pessoa está se comportando de determinada forma.

Geralmente leem bastante sobre qualquer coisa ou, se por algum motivo não gostarem de ler, se comunicam muito para satisfazer essa necessidade de estimular a mente. Muitas pessoas que não possuem esse foco mais mental e necessidade de variação podem ter dificuldade em acompanhar a rápida mudança de assuntos ou de afazeres.

Podem ser bons comunicadores e escritores, de humor mais oscilante mas afeitos a brincadeiras espirituosas, assim como serem voláteis, versáteis, curiosos e perspicazes. Às vezes também podem ser pessoas relativamente contraditórias, inquietas, críticas e impacientes, por conta da dualidade do signo. Saem-se bem em trabalhos que tenham uma grande variedade de estímulos e gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo, às vezes se atrasando para compromissos. O tédio não faz parte do seu vocabulário.

 

SOL EM CARANGUEJO

Pessoas com o Sol em Câncer geralmente precisam se sentir parte de uma família, criando ou mantendo laços mais fortes com as pessoas e com seu lar. Tais laços não precisam necessariamente ser laços sanguíneos, mas algo que consiga passar de forma clara um senso de pertencimento e comunhão. Gostam de nutrir os outros tanto quanto gostam de ser nutridos, sempre prontos para fornecer apoio cuidando de quem esteja necessitado. Muito embora, nesse sentido, também possam ser um tipo de esponjas emocionais, sentindo bastante a energia emocional das pessoas e do ambiente onde estão inseridos. Dessa forma, pessoas mais harmoniosas lhe fazem bem, enquanto as mais deprimidas podem drenar sua energia emocional.

Com sua essência direcionadora (cardinal, mas temperamental, de lua) e um modo de operação mais atrelado às emoções, podem valorizar bastante o passado e as tradições. Como um desdobramento do seu desejo por laços, podem desenvolver um certo interesse por genealogia, patriotismo, objetos históricos, tradições, antiguidades, fotos, lembranças ou história em geral. Têm uma forte necessidade de segurança e, como os temas lar e família costumam trazer uma maior proteção pessoal, eles vêm sempre à tona em sua vida, fazendo-os querer estar sempre por perto daqueles que amam. Alguns até podem sofrer com a ausência dos entes queridos, por isso o ideal seria desapegar um pouco, afinal, todos precisam de espaço vez ou outra.

Por ser um signo regido pela Lua, planeta que governa as emoções, o ritmo lunar, ou seja, as fases da lua em cada dia são importantes indicadores a serem levados em consideração pelos cancerianos pois podem afetar diretamente o seu humor.

Seu apreço a seus entes queridos é algo notável, mas o gosto pela tranquilidade da vida doméstica não impede o canceriano de desfrutar de viagens e aventuras, afinal, é um signo tenaz de qualidade cardinal, que aponta a direção. Mas, independente do tempo e da distância de onde estejam, precisam saber e sentir internamente que têm um lar para voltar. Mesmo que não possam ficar muito em casa, sente que é bom ter essa noção de retorno ao lar sempre presente em seus corações.

Cancerianos provavelmente acham mais difícil desatrelar sentimentos de pensamentos. Podem viver tão imersos em suas emoções que às vezes não percebem como isso pode ser de certa forma considerado egocêntrico, pois com isso, pode vir a sensibilidade em demasia. Têm também bastante determinação para alcançar seus objetivos e, apesar dessa sensibilidade, têm força de vontade (mais uma herança da cardinalidade do signo) e não veem dificuldades em expressar seus desejos e perseguir seus objetivos. Geralmente encontram uma maneira de obter o que desejam e trabalham duro para alcançá-los, garantindo não só o seu bem-estar como o das pessoas que os orbitam.

O seu principal símbolo astrológico é o caranguejo e existem certos comportamentos associados a ele. Assim como o caranguejo anda de lado em vez de andar para frente, pessoas com o Sol em Câncer podem usar uma abordagem indireta na realização de seus objetivos. Em vez de confrontarem diretamente ou pedirem alguma coisa, são mais propensos a recorrerem ao uso do apelo emocional, do comer pelas beiradas, daquele jeitinho especial... Por exemplo, podem obter colaboração de outros fazendo com que se sintam queridos, cuidados, íntimos e confortáveis, por exemplo.

Outro fator que podemos associar aos cancerianos é a autodefesa. Ao menor sinal de provocação ou ameaça, o caranguejo se esconde rapidamente na areia ou dentro de uma concha até se sentir mais seguro ou se colocar em uma posição defensiva. Assim, cancerianos que se sentem ameaçados ou suspeitam que seus objetivos podem não ser bem-sucedidos, muitas vezes escondem o que realmente querem até que um momento mais propício ao sucesso aconteça.

Tendem a reagir emocionalmente ao que acontece em suas vidas. Ou seja, antes de decidirem agir e antes mesmo de refletirem sobre qualquer situação, precisam expressar seus sentimentos como prioridade. Suas oscilações de humor às vezes podem ser difíceis de ser compreendidas por outras pessoas que não entendem seu alto fluxo emocional interior. Dessa forma, podem estar bem em um minuto e pra baixo no outro.

Pode haver também uma tendência natural a guardar seus problemas para si. Na maioria das vezes, têm excelente memória e isso faz com que fiquem lembrando do passado, como as coisas eram em determinada época. Podem gostar também de colecionar coisas, especialmente se tiverem algum valor sentimental. Isso aumenta mais sua sensação de segurança e cria raízes. Também tendem a ser mais conservadores e intuitivos. Muitos cancerianos são bem-sucedidos na vida por conta de um cuidado genuíno com o bem-estar dos outros, algo que inspira lealdade, cooperação e compaixão.

 

SOL EM LEÃO

Ter o Sol em Leão significa ter uma forte vontade de desenvolver o impulso criativo do Ser. E a criatividade aqui pode ser vista não só como um desejo, mas também como uma extensão e expressão do próprio ego. É a mente e o coração unidos para representar uma individualidade mais rica e complexa. Leoninos que operam na expressão mais positiva da energia solar, tendem a ser afetuosos, exuberantes, alegres, otimistas, criativos, generosos, confiantes, corajosos, seguros de si e dignos, levando tudo isso também para as vidas de quem os orbita. Quando em desequilíbrio, a mesma energia pode torná-los arrogantes, egoístas e autoritários, comportamentos que surgem quando o ego ainda não está bem lapidado e compreendido. Quando olham apenas para seu próprio umbigo, podem se tornar egocêntricos, fazendo apenas o que os interessa (e quase obrigando todos ao seu redor a segui-los). Também podem ficar exigentes, intolerantes e um tanto preguiçosos.

Seu símbolo astrológico é o Leão, o rei da selva, que empresta ao leonino sua personalidade de realeza. Eles sempre têm a crença de que tudo o que fazem é de coração e preferem fazer coisas que lhes deem ampla margem para a criatividade, organização e liderança. Apesar de parecerem fortes por fora, muitos são sensíveis por dentro e seus sentimentos podem ser facilmente feridos. Costumam possuir bastante magnetismo pessoal, parecendo atrair naturalmente as pessoas para se divertirem em torno deles.

Não levando em conta outros posicionamentos astrológicos, podem também desenvolver uma tendência gastadora, pois estão sempre querendo agradar os outros ou realizar suas próprias vontades. Os mais imaginativos estão sempre pensando em eventos ou esquemas grandiosos, possuindo certo talento natural para transformar suas ideias em realidade. Há também uma queda para a teatralidade, para o ato de se expressar e contar histórias de forma interessante, comandando o show. Mas, quando seu orgulho é ferido ou o nativo é desprezado deliberadamente, por exemplo, a tendência é que faça um drama um tanto quanto excessivo. Muitos não suportam o desprezo ou que as pessoas sejam indiferentes a eles.

Qualquer planeta em Leão indica que o ego pode estar atrelado ao escopo de alguma forma. Se a autoestima da pessoa não é forte, ela pode se voltar para dentro por medo de perder a aprovação, do desprezo ou menosprezo. Quando isso acontece, podem compensar colocando os holofotes sobre si em busca de atenção. E nessa busca por reinar ou se sentir especial (consciente ou inconscientemente), podem querer bancar o herói ou heroína e ser notado. Às vezes, o gesto é realmente nobre, mas como acham que no fundo sabem o que é melhor para a outra pessoa, podem não perceber do que a pessoa realmente precisa de verdade e sua ajuda acaba sendo equivocada.

Ao se relacionarem, sentem, em sua essência, que precisam admirar o seu par. Caso não haja essa admiração, o relacionamento pode sofrer instabilidades ou não durar muito tempo. Podem também ser teimosos e muitas vezes resistentes a mudanças (leão é um signo fixo) que não sejam propostas por eles. Porém, são capazes de realizar muitas coisas na vida por conta de uma maior obstinação. Essa mesma persistência, torna-se um recurso valioso quando é utilizada sob a forma de lealdade, que aos entes queridos geralmente é muito forte. Muitos têm o dom de inspirar outras pessoas para que reconheçam seus próprios talentos. Quando usam seu fogo fixo para direcionar os holofotes na exaltação das qualidades de outra pessoa ou admirar algum feito, o efeito pode ser mágico e revelador para o alvo.

Também sentem que sua dignidade não pode ser atacada jamais. Se insultados ou irritados ao extremo, podem assumir seu papel de Rei, sentando em seu trono e colocando o adversário em seu devido lugar. Raramente esquecem um desrespeito a menos que seus detratores peçam humildes desculpas. Mesmo assim, é possível que a amizade não volte a ser a mesma, embora o leonino não costume guardar rancor eterno. Uma vez que o desentendimento termine, geralmente perdoam e amansam o rugido.

Tentativas de encurralá-los ou exigir que mudem seu comportamento poderão revelar uma natureza mais rebelde. Mas, mesmo quando confrontados com provas irrefutáveis de que certas amizades, decisões, desejos ou ideias não são as melhores, podem continuar se auto afirmando por um longo tempo, sendo mais difícil admitir o erro. Uma dica importante é manter o autocontrole, tendo completo domínio sobre sua energia em vez de tentar controlar os outros. Pode haver uma maior dificuldade em delegar autoridade, sendo importante dividi-la com os outros em vez de tentar fazer tudo sozinho.

Costumam ter vitalidade, boa saúde e grande capacidade de recuperação. Não costumam ficam tristes, mas não são imunes a esse sentimento. Felizmente, sua grande alegria interior (um benefício solar), tende a deixá-los felizes novamente após algum infortúnio.

 

SOL EM VIRGEM

Pessoas com o Sol em Virgem são em geral mais metódicas, analíticas, sistemáticas, servis e pontuais, com uma grande (e nervosa) energia mental atrelada à sua essência. Quando operando em harmonia, tal energia impulsiona os nativos a distinguirem tudo com mais precisão, geralmente com uma grande dose de bom senso e humildade, além de toná-los mais práticos, detalhistas, trabalhadores e prestativos.

Signos mutáveis, como Virgem, ​​são os mais flexíveis e adaptáveis do zodíaco. Virginianos têm um talento nato para compreender o que precisa ser feito, sendo bastante detalhistas e bons em trabalhos que exigem ser multitarefa. São instintivamente mais sensíveis às necessidades dos outros e costumam se adaptar bem a diferentes pessoas e situações, sempre tentando encontrar formas de se sentirem úteis.

Muitos virginianos ajudam as pessoas sem a necessidade de obter uma recompensa por isso, porém, alguns podem bancar o mártir e demonstrar lamentações quando sentem que sua ajuda ou aconselhamento são ignorados. Eventualmente, tendem a agir com uma certa prestatividade inconveniente. É bom se ater a este detalhe, pois, ajudar alguém não significa que você tenha que forçar a pessoa a alcançar os seus conceitos de perfeição.

A necessidade de tornar as coisas melhores pode ser satisfeita seguindo carreiras em áreas como a saúde, veterinária, ensino, recursos humanos, proteção ambiental, trabalho social, organização, limpeza ou qualquer coisa que precise de uma rotina bem definida ou trabalhos de aprimoramento e manutenção, que consigam passar uma melhor noção de utilidade. A expressão mais completa deste signo se dá através da humildade e serviço, e sua maior falha pode ser a crítica. E aí, cabe uma observação: a autocrítica e a auto cobrança também pode ser potente e um fator de ansiedade.

As coisas do cotidiano e a rotina da vida também tendem a ser muito relevantes para os virginianos. Os detalhes estão dentro do escopo de sua essência, por isso, geralmente se preocupam demais. Frequentemente estão se perguntando: "E se isso não der certo?", "E se aquela exclamação passar uma impressão errada?", "Será que pensamos em tudo?". Por isso, são mais capazes de antecipar problemas, evitando que eles aconteçam. Se preocupam e sofrem se sentem que não fizeram um bom (ou excelente) trabalho.

Nos relacionamentos, podem ter certa dificuldade de expressão, pois podem ser mais introspectivos, se por acaso outros aspectos do mapa não tiverem uma influência direta nesse sentido. Também podem ser muito autossuficientes, mas ficam muito felizes quando têm alguém para agregar à sua vida. O lado negativo da energia virginiana pode levar a pessoa a ser mais indiferente, cética, exigente, sarcástica, crítica em demasia, pessimista e viver reclamando. Há de se preocupar também com uma atenção demasiada aos detalhes.

Pessoas com o Sol em Virgem também podem ser muito dinâmicas em algumas situações. Por exemplo, quando o foco não está diretamente sobre eles, mas sobre um serviço que oferecem, podem ser excelentes vendedores e divulgadores. Ficam felizes quando podem trabalhar em algo onde vários detalhes tenham que ser levados em consideração, como em serviços de natureza mais técnica, analítica ou no controle de qualidade. Servir pode ser mais prazeroso do que liderar.

Geralmente cumprem suas promessas e têm um talento nato para organização, seguindo horários bem definidos e tendo mais afinidade por ordem e harmonia. Os nativos podem buscar, de maneira inconsciente, a perfeição em tudo o que fazem, mas como se empenham tanto em fazer as coisas direito, geralmente querem que os outros também façam, podendo criticá-los sempre que falhas são percebidas.

São dotados de curiosidade (uma característica de seu regente, Mercúrio) e podem constantemente perguntar a respeito de alguma coisa. Como costumam se preocupar mais do que o devido (estão sempre pensando em como podem melhorar algo), podem ter que lidar com a ansiedade em diversos momentos. Muitos virginianos precisam de um período de relaxamento diariamente para acalmar seu nervosismo, porém, pode ser um pouco mais difícil para um virginiano relaxar, pois não aguentam o tédio por muito tempo. Querem estar sempre ocupados, seja fazendo alguma coisa, aprendendo sobre algum assunto ou se divertindo. Se puderem se divertir com coisas que tenham alguma utilidade prática ou ajudem no aprimoramento pessoal em vez de apenas banalidades, é lá que estarão.

Geralmente procuram novas maneiras de cuidar de si mesmos, seja através de uma melhor alimentação ou através de formas naturais de cura. Uma curiosidade interessante: muitas pessoas com o Sol ou Ascendente em Virgem (ou com este signo forte no mapa astral) podem parecer muito mais jovens do que realmente são e terem um maior apreço por animais de estimação.

 

SOL EM LIBRA

Librianos são muito (às vezes até extremamente) sociáveis. É algo bem raro encontrar um libriano antissocial. Como gostam e valorizam muito a interação humana, pode ser difícil ficarem sozinhos, sentem que precisam compartilhar suas experiências com alguém.

Quando solteiros, há uma certa tendência a se apaixonarem subitamente ou estarem constantemente flertando por conta dessa natureza mais sociável. Assim, muitas vezes podem morar com alguém apressadamente, sem pensar, o que pode tornar o relacionamento difícil, já que não teve base nem tempo para se formar ou sustentar. Casamento, união e desenvolvimento nos relacionamentos são importantes para este primeiro dos signos sociais, onde nos relacionamentos, tendem a retribuir o que lhes é dado, fruto da energia cooperativa, política e amigável do signo.

Alguns Librianos podem parecer mais frios ou incapazes de tomar decisões mais diretas e rápidas. Mas, isso não é verdade para aqueles que já conseguiram alcançar um nível diferente de consciência. A balança é o símbolo astrológico de Libra e os librianos precisam sempre de equilíbrio e ponderação. Geralmente querem ser apreciados por todos, por isso muitos tentam fazer de tudo para isso. Tendem a se enxergar através dos olhos das outras pessoas, portanto, se estão ao redor de pessoas negativas, podem até terem uma visão negativa de si mesmos, por isso é muito importante que tenham bons e confiáveis amigos e conhecidos.

Também podem ter certo receio de que, se falarem exatamente o que está em sua mente, a outra pessoa possa não gostar, portanto. Com isso, aprender a expressar diretamente suas necessidades e desejos é algo fundamental. Esse desejo de agradar todo mundo pode fazer com que se prejudiquem em algumas situações, pois têm certa dificuldade em dizer não. Ao longo da vida, precisam aprender a tomar uma posição de forma mais direta e ágil, levando um pouco menos em consideração a necessidade de serem amados pelas pessoas.

Manter o equilíbrio e a harmonia pode ser tão importante para os librianos que, ao tentarem equilibrar uma situação, podem até anular a si mesmos em vez de tratar diretamente o fator do desequilíbrio, algo que pode ser bastante nocivo em relacionamentos.

Também pode ser mais difícil para os librianos permanecerem emocionalmente estáveis se houver discórdia em torno deles, por isso podem querer paz a qualquer preço. Já que possuem a capacidade inerente de compreender ambos os lados de alguma situação, muitas vezes não gostam de tomar partido, permanecendo imparciais em uma discussão. Como ambos os lados sempre parecem razoáveis, precisam de amigos que sejam bons e imparciais, com quem possam conversar para que as coisas se tornem mais claras. Uma vez que sejam capazes de enxergar os problemas como um todo, dão conselhos práticos e justos.

A indecisão, de fato, pode ser uma das características mais difíceis para os librianos superarem. Se esperarem muito tempo para tomar uma decisão, podem perder excelentes oportunidades. Por conta disso, às vezes é muito fácil para os outros influenciarem sua opinião. Alguém com personalidade mais forte pode influenciar um libriano mais gentil até que ele se torne incapaz de fazer um movimento sem consultar o tal expert. Precisam aprender a pensar por si só e a defender suas próprias crenças e princípios.

Apesar da possível relutância em encarar confrontos, pessoas com Sol em Libra (ou com o signo de libra forte no mapa) tendem a possuir uma maior força de vontade, advindas de sua modalidade cardinal. Quando decidem por um objetivo, sempre encontram um jeito de obter sucesso, geralmente usando a sua inteligência (e charme). Tendem a conseguirem o que desejam com uma certa sutileza controlada: parecem sutis, mas sempre estão com um objetivo determinado e ferrenho em mente. O exterior mais suave pode mascarar uma personalidade indomável.

Porém, quando essa tática não dá certo, o libriano pode sair de sua característica padrão e se tornar mais determinado a resolver o assunto de uma vez por todas. Essa mudança de atitude geralmente surte efeito, pois pega os outros desprevenidos e permite que assuma o controle. Mas se tiver certeza de que não conseguirá o que quer, não importando o que fizer, não hesitará em se afastar de uma situação sem dar maiores explicações.

 

SOL EM ESCORPIÃO

Embora sempre envolvidos de alguma forma a tudo o que é oculto, interessante, profundo ou misterioso, nem escorpianos passam a vida toda refletindo sobre tais coisas, embora tenham um talento especial para a psicologia e investigação. São dotados de uma poderosa intuição, um grande magnetismo pessoal e uma tremenda percepção da natureza humana. De sentimentos mais contidos, interiorizados e intensos, a energia escorpiana se exterioriza através do arquétipo solar com uma grande obstinação.

À primeira vista, prefere conduzir seus objetivos de modo secreto, intenso e focado, controlando (ou manipulando) as coisas ao seu redor. A sinceridade e a franqueza de Touro encontram em Escorpião sua energia antagonista. Frequentemente podem ser atraídos pelo que é estranho e oculto, sendo geralmente indivíduos mais observadores, curiosos, engenhosos e investigativos, fascinados pela forma como as coisas funcionam. Seus poderes de recuperação também podem ser notáveis e eles podem aprender a usá-los para ajudar e inspirar outras pessoas a também conseguirem se regenerar quando necessário.

A vida dos nativos de Escorpião é composta de muitos estágios. Se por ventura em algum momento estiverem no fundo do poço, é lá que têm mais chances de encontram suas poderosas habilidades regenerativas. Têm uma força de vontade extremamente poderosa e raramente não conseguem o que querem. Seus desejos os movem e estimulam, mas uma vez conquistados, tendem a se desinteressar pelo fruto do desejo, uma atitude que é compartilhada com Áries pela divisão do regente, Marte, que acha que a caça pode ser mais excitante do que o que foi conquistado.

Sabem dizer "não" como ninguém e seguirem em frente sem olhar pra trás quando de fato tomaram uma decisão. Muitas vezes, acham mais fácil controlar ou manipular os outros do que dominarem a si mesmos, muito embora isso seja válido para os seres humanos em geral quando estão com o poder nas mãos. E escorpianos podem ter bastante afinidade (e desejo) pelo poder em seus diversos níveis.

Na superfície, escorpianos podem parecer fáceis de lidar, mas podem ser pessoas extremamente obstinadas e com uma tendência para controlar os outros. As chaves para o seu sucesso são a força de vontade e a capacidade de chegar ao fundo das coisas as quais se envolvem. Dê uma tarefa difícil a um escorpiano que, se ele se sentir motivado, ele vai conseguir completar aquela missão independente da dificuldade.

Naturalmente desconfiados, quando querem respostas, persistem até obtê-las. Querem saber tudo e, quando sabem, podem permanecer misteriosos. Em uma oitava mais desarmônica da energia, podem ser ciumentos, sarcásticos, rancorosos, teimosos, possessivos e vingativos, usando de sua astúcia para atacar quando menos se espera. Geralmente gostam do que é difícil, das tarefas impossíveis, de trabalhos que exijam esforço contínuo, determinação, investigação e concentração. Possuem uma boa capacidade de planejar a frente.

Geralmente têm opiniões muito bem definidas. Tais opiniões podem ser tão rígidas que, a princípio, nada nem ninguém os faz mudar de ideia. Gostam de saber quais são os planos das outras pessoas, mas, por conta de seu secretismo, não querem que elas saibam o que estão planejando.

Também tendem a ser capazes de fazer sacrifícios extremos por aqueles que amam. Se algum de seus entes queridos está sendo ameaçado de alguma forma, sentem que eles também estão sendo ameaçados e isto faz com que ataquem instintivamente. Em geral, precisam aprender a perdoar mais. Geralmente é mais difícil enganar um escorpiano, pois sua intuição lhe permite compreender e captar os motivos internos das outras pessoas e seus potenciais. É essa noção de captar o potencial humano que muitas vezes aumenta sua desconfiança. Eles sabem, instintivamente, do que eles (e as outras pessoas) são capazes, para o bem ou para o mal.

Em seus objetivos, uma vez que seu curso de ação é definido, é difícil para eles mudarem seu foco. Coisas muito triviais os entediam e preferem se aprofundar em algo específico do que em várias outras coisas superficialmente. Têm uma reação imediata às coisas e às pessoas, seja amor ou ódio, através de instintos poderosos, e querem se sentir absorvidos no que fazem. Têm uma forte primeira impressão sobre os outros: gostam ou desgostam logo de cara. Meio termo definitivamente não é para eles, ou é ou não é!

Existem fortes emoções e desejos trabalhando debaixo da superfície escorpiana. Às vezes, em suas batalhas internas, pisam nas outras pessoas pelo caminho, por isso podem ser classificados como grandes santos ou grandes pecadores. Consideram-se como seu próprio juiz, júri e carrasco e, às vezes, eles mesmos se punem. Raramente querem aparecer ou ser o centro das atenções. Devido ao contexto regenerativo da energia, geralmente são saudáveis, mas podem cometer excessos com comidas, bebidas e sexo.

Em matéria de amor, são leais e gostam de demonstrar carinho, mas possuem tendência a possessividade, ciúme e controle da pessoa amada. Costumam ficar mais felizes e satisfeitos com um parceiro que saibam nutrir um constante elo emocional e sexual. Têm um lado suave que mantêm muito bem escondido e há uma necessidade inata de se conectar com outra pessoa em um nível mais intenso e profundo. Mas, para conseguir isso, sabem que precisam deixar a outra pessoa conseguir, em algum momento, enxergar esse tal lado mais suave para não espantá-la. O problema é que com isso vem o medo de revelar sua sensibilidade e perder o controle, tornando-se vulnerável e este é um dos conflitos internos que eles têm que lidar constantemente.

São muito bons em manter a calma em situações de emergência ou crise. Ter um escorpiano como amigo pode ser um trunfo para uma ajuda com as finanças. São ótimos para administrar recursos e quando gostam de alguém, são cativantes e muito leais. Quando fazem amigos, a amizade costuma ser bem sólida, pois conseguem perceber quando o amigo não está bem e precisa daquela forcinha. Mas, se faltar honestidade ou o escorpiano se sentir traído, amigos viram inimigos com uma facilidade um pouco maior.

 

SOL EM SAGITÁRIO

Quem tem o Sol em Sagitário tem afinidade em transitar pelo mundo se valendo da aventura, do conhecimento superior, da fé e do otimismo. A maioria dos sagitarianos têm uma curiosidade natural que abrange uma vasta gama de assuntos. Ao confrontar um sagitariano em um duelo de sabedoria, eles provavelmente vão usar um grande suprimento de informações de volta, que recitarão prontamente e de bom grado.

Júpiter, o grande benéfico, é o planeta regente de Sagitário, o que por si só já atrai um pouco mais de sorte, proteção e abundância aos nativos. Cabe ressaltar que a fé é algo muito importante no escopo sagitariano e isso pode atrair muitas conquistas simplesmente porquê tendem a sentir, internamente, que sempre vão conseguir alcançá-los.

Possuem mais capacidade de iluminar tudo ao seu redor por acreditarem bastante em si mesmos. Por esse motivo, podem ser ótimos mentores, guias espirituais, professores e palestrantes motivacionais. Os sagitarianos mais infelizes são aqueles que acreditam que não merecem a felicidade. Se mudarem o foco e passarem a acreditar no contrário, é quase certo que conseguirão obter sucesso. Mantras e afirmações positivas são coisas muito potentes para sagitarianos, pois são projetados para reprogramação pessoal e reafirmação da fé.

Como um Centauro livre solto nas pradarias do mundo, tornam-se entediados e inquietos quando cercados por pessoas ou circunstâncias pelas quais não nutrem nenhum interesse ou afinidade. Nessas ocasiões, encontram rapidinho formas de desaparecer, física ou mentalmente.

Os nativos estão sempre priorizando a sinceridade, a justiça, o companheirismo e compilando informações para criar seu próprio modo de operação mental, que é diferenciado e muito subjetivo. Seus próprios conceitos sobre tudo, nortearão o caminho que acham que devem seguir na vida. Seus horizontes podem ser vastos e eles têm um sentido extremamente desenvolvido de moralidade.

Geralmente preferem aprender as coisas por conta própria, através de leituras, aventuras, viagens e experiências variadas. Se tiverem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e ganhar experiência palpável, se tornam excelentes professores e administradores.

Se sentem em casa onde quer que estejam, pois costumam ser bastante adaptáveis, uma característica herdada da qualidade mutável do signo. Os símbolos astrológicos de Sagitário são o caçador (arqueiro) e o centauro, ser mitológico metade homem e metade cavalo. Eles representam a busca de Sagitário para coletar, agrupar, selecionar e disseminar a verdade e o conhecimento, bem como sua constante busca por novas ideias e novas aventuras. Se sentem felizes quando arriscam algo para ganhar alguma coisa.

Sagitarianos normalmente são falantes, otimistas e adeptos da verdade, por isso não hesitam em dar suas opiniões sinceras, um gesto que pode parecer insensível, embora raramente haja a intenção de serem cruéis. Essa franqueza pode parecer até brusca, mas eles deixam escapar suas ideias e opiniões devido à sua busca incessante pela verdade e sabedoria. Muitas pessoas até acham que os sagitarianos não têm tato, e o ditado "a verdade dói" se encaixa na sua maneira de pensar e agir. Independentemente dessas características não tão diplomáticas, algumas pessoas sentem instintivamente que o sagitariano não quer fazer mal e só está interessado na sinceridade.

Pessoas com Sol em Sagitário tendem a ser mais idealistas, otimistas, amigáveis, sinceras, versáteis e a ter a mente aberta. No lado negativo, podem ser imaturas, insensíveis, irresponsáveis, exageradas, arrogantes e mandonas. Gostam de qualquer trabalho que envolva previsões e riscos, e tentam evitar os que envolvam muita demora ou muitos detalhes específicos. Seu otimismo e entusiasmo norteiam suas ações, o que pode ser bom por um lado, mas arriscado por outro.

O otimismo de fato é uma via de mão dupla. Um sagitariano pode dizer algo tipo: "Tenho certeza de que hoje conseguirei fechar aquele negócio e ganhar muito dinheiro!", mas, quando chega no local combinado, descobre que esqueceu a pasta com documentos importantes. Esta é justamente a diferença entre Sagitário e o signo mutável anterior, Virgem, que talvez não tenha tanta certeza de que fecharia o negócio, mas, com certeza não esqueceria da pasta.

Geralmente gostam muito do ar livre, de animais de grande porte e da natureza. Viagens e longas caminhadas pode ter enorme apelo para eles, pois assim se sentem livres, um artigo extremamente necessário em sua essência. Podem ser bastante filosóficos, muitos querem entender as questões mais profundas e abstratas da vida ou simplesmente acharem que tudo é um milagre. Costumam acreditar em coisas mais elevadas, o que ajuda em seu direcionamento otimista, não importando as dificuldades pelas quais estejam passando.

Outros querem entender o sentido da vida, pois isso os ajuda em sua necessidade de crescimento e expansão. Mas, esse mesmo desejo de expansão pode fazer com que cometam excessos, fazendo várias atividades diferentes e gastando rapidamente sua energia. Precisam ter intervalos de descanso para se recuperarem entre uma atividade e outra.

São capazes de se adaptar a mudanças de humor e circunstâncias diversas, tendo uma inegável necessidade de se sentirem livres para explorar o mundo e conhecer novas pessoas. Podem se sentir pressionados e presos muito facilmente, por isso podem ser relutantes em entrar em situações de compromisso total, muitas vezes evitando ou adiando relacionamentos mais sérios. Alipas, no amor, podem ser altamente românticos, mas precisam que seu parceiro seja inteligente, variado e comunicativo. Geralmente odeiam ciúme e possessividade e assim como os arianos, tendem a gostar mais da caça do que da captura, podendo ter o interesse relativamente diminuído depois que conquistam algo ou alguém.

No campo profissional, são relutantes em comprometer-se com um cronograma definido e podem experimentar uma variedade de trabalhos. Precisam aprender a se concentrar em seus projetos atuais e permanecer neles até o fim. Sempre cheios de entusiasmo, tendem a se dedicar mais no início de novos empreendimentos e depois diminuírem essa dedicação à medida que o projeto continua, principalmente se tiverem muitos detalhes a serem cuidados ou se o trabalho ficar muito difícil, pouco variado e maçante.

Se dão melhor em carreiras que lhes permitam viajar a trabalho. Muitos também gostam de lidar diretamente com pessoas, seja vendendo ou promovendo ideias ou produtos. Podem ignorar detalhes, mas seu sentido mais amplo de planejamento é excelente. Também tendem a possuir uma boa memória. O desafio de um problema é o que lhes interessa, pois tem a ver com a satisfação de explorar o desconhecido. Se arriscar é fácil para um sagitariano, que tendem a curtir mais a viagem do que o destino.

São conhecidos por serem prestativos, simpáticos e terem um humor sutil. Podem gostar de debates, argumentações e têm um verdadeiro dom para fazer amigos, podendo ir a qualquer lugar no mundo sem se sentirem solitários pois ao longo do caminho se relacionam com facilidade. Têm instintos humanitários e são práticos em expressá-los, sempre ajudando quem estiver em necessidade.

 

SOL EM CAPRICÓRNIO

Capricornianos possuem afinidade com temas como autoridade, cautela e disciplina e essa essência é o que norteia suas decisões e objetivos. Gostam de controlar as coisas em conjunto com os regulamentos e regras que a sociedade aceita e precisa cumprir para poder progredir. Mesmo se preocupando com a legalidade e justiça, capricornianos muitas vezes são culpados de criar ou de aplicar regras que eles mesmos não seguem à risca, talvez por acharem que possuem certas regalias ou que conseguem cumprir seus deveres estando acima de todas essas coisas, afinal, eles mesmos tendem a criá-las. São capazes de querer trilhar seu próprio caminho de um forma mais autocrática, independentemente dos outros.

Ambiciosos e quase obcecados com seus objetivos, muitos adotam a filosofia de que "o fim justifica os meios" e enxergam a busca apenas pelo prazer e diversão como uma perda de tempo, pois costumam sentir que não estão aqui a passeio e que seu trabalho é bastante necessário. Ao longo da vida, conseguem alcançar seus objetivos pouco a pouco.

A cabra da montanha é de fato um símbolo apropriado para este signo, uma vez que o principal objetivo dos capricornianos é escalar, de forma cautelosa e com os pés firmes, o topo de qualquer montanha que decidirem escalar. Além disso, é no cume que você tem uma visão clara de tudo e pode tomar decisões mais amplas e se valendo de mais recursos, até mesmo coisas que talvez os outros tenham mais dificuldade de enxergar ou não tenham acesso. Aspiram posições de poder ou governo e admiram outros que alcançam tais posições com seus próprios esforços.

Capricornianos costumam trabalhar muito para alcançar seus objetivos e têm um alto poder de permanência na jornada, algo que lhes garante mais confiança e respeito a medida que o tempo passa. São bons em delegar tarefas quando em uma posição gerencial apenas àqueles em que confiam.

Iniciativa e disposição para aceitar responsabilidades são a chave para seu sucesso, pois tendem a querer ser admirados e respeitados e temem parecerem fracos ou ineficazes. Apesar de competirem em busca do que querem com aparente firmeza, por incrível que pareça, podem possuir certa falta de autoconfiança, o que os tornam altamente defensivos. Mas, enxergando a insegurança e o medo como pontos fracos, geralmente escondem muito bem tais sentimentos.

Quando crianças, têm uma maturidade fora do comum. Parecem ter pressa para participar do mundo adulto e muitas vezes se dão melhor com pessoas mais velhas do que com crianças de sua idade. São aquelas crianças que atraem comentários do tipo "você é tão maduro(a) para a sua idade!".

Passam por qualquer obstáculo para alcançarem suas ambições, atreladas às causas que acreditam ou apenas para obter alguma redenção eventual necessária ao longo da vida. Tendem a ser conservadores, organizados, metódicos, tradicionais, responsáveis, eficientes, pacientes, práticos, disciplinados, sérios, focados, com potencial para trabalhar duro, aprender com seus erros e melhorar com o tempo. No lado negativo, podem ser preocupados em excesso, autoritários, retaliativos, desconfiados e muito teimosos. São mais felizes em carreiras que necessitam de habilidades de organização, controle e perseverança.

Seu exterior calmo faz com que os capricornianos pareçam solitários. Muitos são bastante duros consigo mesmos, se cobram demais e tendem a se manter em um padrão externo de constante sucesso. Alguns constroem um muro à sua volta para se protegerem dos males do mundo. Lutam por segurança apegando-se ao dever e a responsabilidade, por isso o trabalho é muito importante para eles, sendo encarado com muita seriedade. Alguns capricornianos podem ter dificuldade em gerir sua autoconfiança e, às vezes, isso pode impedir ou atrasar o seu progresso.

Gostam de planejar todos os seus movimentos, pesando todos os prós e os contras de qualquer problema com antecedência, como verdadeiros estrategistas, cabras que pensam em cada passo antes de mover seu peso. Levam a vida a sério e são provedores confiáveis, especialmente em tempos de crise. Geralmente são o tipo de pessoa que mantém a calma e sabem como proceder quando todos estão desesperados. Quando perguntados, dão conselhos seguros e práticos. Não costumam ser pessoas agressivas e só expressam hostilidade quando atacados, mais como uma forma de defesa (as tais cabeçadas da cabra).

Podem ser muito sensíveis a mágoas e se sentirem sozinhos em diversos momentos da vida, como se ninguém os entendesse. Precisam de pessoas por perto, mas possuem uma certa tendência a se isolar devido ao medo de serem magoados. Podem ser muito leais aos amigos mais próximos e pessoas com quem se preocupam. Respeito e reconhecimento são importantes para eles, encorajamento e elogios são ótimos para motivá-los, mesmo que não demonstrem tal necessidade.

As realizações na vida de um capricorniano são obtidas através do progresso constante em vez de especulação, riscos ou de esquemas de enriquecimento rápido. Possuem uma forte autodisciplina e nada os tira de seu rumo uma vez que está decidido. Provavelmente vão desistir de muitos prazeres na vida para alcançar seus objetivos, pois o trabalho duro os revigora. Muitos são poupadores ou gostam de colecionar coisas. Abominam o desperdício, por isso, também não gostam de perder tempo com conversa fiada ou coisas fúteis. Geralmente só gostam de falar quando têm algo útil e agregador a dizer.

Podem ser bastante criativos também e possuir muita paciência, o que é bom, pois muitos de seus planos podem sofrer com atrasos, contratempos e obstáculos, lições valorosas de seu planeta regente, Saturno. Isto os ensina a ter obediência e pode ajudá-los a lutar também pela realização espiritual em vez de apenas material. Para eles, o trabalho é terapêutico e é provavelmente o melhor remédio para qualquer coisa que os incomode. Podem ser propensos a trabalhar em excesso, sendo difícil para o capricorniano relaxar totalmente: ele fica mais feliz quando está ocupado e produtivo, mesmo em seu tempo livre.

A maioria dos capricornianos são pensativos, reservados e bastante sensíveis (mesmo que não pareça). Seus próprios sofrimentos pessoais os ajudam a se identificar com os sofrimentos dos outros, aumentando a empatia. No amor, capricornianos são tão românticos e emocionais como qualquer outra pessoa, mas às vezes se sentem inibidos, sentindo uma maior dificuldade em expressar suas emoções. São cautelosos ao se comprometerem, até que saibam que as qualidades e estilo de vida do possível parceiro sejam compatíveis com as suas. Uma vez em um relacionamento mais sério, raramente querem se separar, pois sentem que qualquer problema pode ser solucionado se houver empenho e diálogo. Um bom conselho para os capricornianos é o de sempre lembrarem de ajudar as pessoas pelo caminho à medida que sobem a escada do sucesso, pois quem dá aos pobres, ajuda a Deus.

 

SOL EM AQUÁRIO

Aquarianos são os coletivistas e humanitários originais do zodíaco. Sua tendência é tratar da mesma forma qualquer pessoa em qualquer posição hierárquica. Ciência ou qualquer coisa envolvendo invenções, inovações e ondas eletromagnéticas, costumam apelo para este signo, seja eletricidade em geral, rádio, TV, computadores, internet ou até mesmo a mecânica quântica universal que abrange todas as coisas.

Na maioria das vezes são pessoas fáceis de se conviver, pensadores e questionadores. Sua orientação social, lealdade, imparcialidade e objetividade são razões pelas quais eles tendem a atrair muitos amigos e conhecidos na vida. Aliás, um aquariano sem amigos é como um aquário sem água. As amizades e sua rede de contatos são algumas das forças motrizes deste signo. Muitos aquarianos podem ter uma vasta agenda telefônica (ou uma lista grande de amigos nas redes sociais), mas apenas alguns selecionados são verdadeiros amigos pra vida toda. Apesar disso, ele vêem todos como amigos, gostam de fazer atividades com as pessoas ou ajudá-las quando necessário.

Podem também ser bons ouvintes, mas não oferecem prontamente muitas informações sobre si mesmos. Provavelmente só dirão suas opiniões se forem perguntados. Tentam ver tudo na vida através da lógica e da razão, o que é bom, mas até certo ponto, pois muitas vezes as emoções e um conhecimento mais abstrato deve ser levado em consideração. Como um signo de ar, um aquariano é mais mental e um bom comunicador, sempre interessado em ideias, conceitos, tecnologia, pessoas e em uma variedade de informações. É um signo inventivo, que geralmente enxerga obstáculos e dificuldades como desafios ou oportunidades.

Aquarianos podem ver as coisas de um ângulo diferente e original e são orientados para o futuro. Uma das maiores características aquarianas é a capacidade de sair de uma situação específica para ver as coisas de outra perspectiva, talvez mais objetiva. A qualidade fixa do signo acrescenta determinação, sendo esta uma energia também implacável quando está em busca de um objetivo.

Essa mesma qualidade fixa também pode denotar uma certa teimosia inerente, embora o elemento ar dê ao aquariano a habilidade de mudar de direção quando necessário e tentar outra tática. Quando colocam uma ideia na cabeça, é isto. Têm a mente aberta antes de tomar uma decisão, mas, com frequência pedem opiniões como uma etapa final, mesmo se a decisão já tiver sido tomada, apenas não finalizada. É um tipo de processo de confirmação interpessoal que apenas o aquariano compreende completamente.

Embora não desprezem uma boa vida material, muitos aquarianos estão mais interessados nas pessoas do que em acumular grandes riquezas ou assumir as responsabilidades que invariavelmente acompanham esse estilo de vida. Quando eles não podem arcar com um pouco de luxo, entendem que não precisam disso e seguem em frente.

Geralmente são teimosos e resistem a mudar suas opiniões ou aceitar novas ideias quando não gostam ou não concordam totalmente. Por ser um signo fixo, grandes mudanças na vida são aceitas como um desafio, mas pequenas mudanças (mesmo que possam acabar com seus planos mais imediatos) são bem aceitas.

Muitos aquarianos, em sintonia com sua herança astral, são idealistas que defendem os mais elevados princípios que a humanidade pode aspirar. No entanto, também são pensadores independentes. Quando confrontados com exigências autoritárias ou princípios não aceitos por eles, tendem a se rebelar. Aliás, a rebeldia é um traço bastante peculiar dos aquarianos e muitas vezes são rebeldes apenas pelo prazer disso, por mania.

Também podem ser conhecidos por fazerem coisas em uma tentativa de chocar as pessoas de forma deliberada, pois acreditam que isso é transformador. Originalmente, a maioria dos aquarianos prefere não se comprometer com horários e regulamentos, mas se adaptam a eles se for preciso. Mas, não espere que sempre cumpram os horários com pontualidade ou que sempre sigam todas as regras.

Às vezes podem hesitar em tomar a iniciativa, mas uma vez que decidem que uma situação ou ideia vale a pena, tornam-se envolvidos e a defendem de forma progressista. Não se importam quando alguém pede algo, mas não gostam muito de receber ordens. Se quiser ganhar pontos com um aquariano, ajude-o sem precisar que ele peça.

Também podem ser impessoais e imprevisíveis. Eventualmente pode faltar certo tato e diplomacia nas relações com as pessoas. Como geralmente não são tão convencionais, podem ser teimosos, radicais, boêmios e excêntricos. Os aquarianos gostam de qualquer trabalho que precise de inventividade e de aplicação livre de regras.

Buscam compartilhar seu conhecimento com o intuito de construir uma vida melhor para todos e gostam de trabalhar em grupo. Ajudar os outros para que eles possam ajudar a si mesmos tem um grande apelo. Apesar de parecerem frios ou indiferentes, internamente podem estar preocupados com a humanidade como um todo e não apenas com um indivíduo em particular. Já que geralmente não têm um ego grande, raramente se esforçam para ganhar a aprovação ou elogio dos outros, não se preocupando muito com isso.

Geralmente são pessoas analíticas e científicas e possuem a capacidade de refletir bastante sobre as coisas até chegarem a uma conclusão precisa. Se afastam de comportamentos mesquinhos e geralmente não gostam de discussões e brigas, a menos que sintam necessidade de defender uma pessoa, um ideal ou um princípio. Uma vez que são muito abertos ao novo e ao diferente, têm pouca paciência com aqueles que se recusam a ouvir novos conceitos ou inovar.

O aquariano geralmente não é possessivo com pessoas ou coisas, assim como também não gosta muito de pessoas possessivas. Dão aos outros muita liberdade pessoal e esperam o mesmo em troca. Nos relacionamentos, geralmente preferem alguém intelectual com quem possam se comunicar de uma forma menos limitada.

Podem hesitar quando o assunto é compromisso por conta de seu desejo por independência e liberdade. No entanto, quando se casam, a união é geralmente é estável. São leais e fiéis ao seu cônjuge, mas não são propensos a demonstrações excessivas de carinho e romantismo, especialmente em público.

 

SOL EM PEIXES

Apesar de uma essência mais sensível, a maioria dos piscianos podem ser considerados sobreviventes em meio ao caos. Sua capacidade de adaptação é excelente, vantagem conferida pela qualidade mutável de Peixes. Se identificam facilmente com os sentimentos dos outros e, de bom grado, se adaptam a diferentes pessoas e circunstâncias. Com isso, algumas vezes podem correr o risco de serem explorados ou de deixarem de lado suas próprias necessidades.

O outro lado da moeda é que essa facilidade de adaptação também ajuda aos piscianos obterem um certo poder sobre as pessoas que conhecem a fundo, tirando proveito delas se assim desejarem. A energia de Peixes colorindo o Sol pessoal traz o desejo de usar tudo o que foi aprendido e assimilado anteriormente para alcançar um algo a mais, transmutação do Ser e da humanidade como um todo, dissolvendo o conceito de ego. Embora nem todos os piscianos ocupem seu tempo com essas elevadas aspirações, a noção de completude costuma ser um fator forte em sua personalidade.

Têm dificuldade em lidar com pessoas e situações que não alcancem suas idealizações. Isso não quer dizer que eles não vejam as coisas claramente, o problema é que geralmente não querem aceitar as coisas como elas realmente são. Buscando uma perfeição maior do que o mundo real é capaz de proporcionar, muitas vezes recorrem à religião ou outras doutrinas espirituais, filosóficas ou meramente escapistas para conseguirem, pelo menos, simular essa noção de lugar ideal. Seu desejo escapista pode ser usado de forma construtiva através da criatividade. Muitas formas de arte e música têm forte apelo para os piscianos, que parecem saber instintivamente as suas próprias capacidades e limitações.

As duas forças opostas que operam dentro dos piscianos podem causar certa indecisão. Nesse caso, ou o indivíduo se torna espiritualizado, ou o ego e materialismo captura a alma e o indivíduo se perde na ilusão do mundo. Isto representa a escolha final de Peixes, que é ser forte em meio a própria sensibilidade, ou se tornar a vítima de sua vulnerabilidade ou seus instintos mais básicos. Controlar tais forças de uma maneira positiva pode ser muito difícil, exigindo experiência e constante manutenção em torno desse objetivo.

Peixes é o signo da rendição, do sacrifício pessoal e da submissão, podendo nutrir um forte sentimento de inferioridade e vitimismo, muitas vezes se sentindo indigno. Nesse sentido, podem adotar uma atitude de servir ou sofrer. Sendo um dos signos mais sensíveis do zodíaco, deve exercitar a discriminação ou absorverá energias negativas como uma esponja.

Nos relacionamentos, costumam ser mais sentimentais. Às vezes esperam demais dos outros e acabam ficando magoados se a pessoa não proporciona aquilo que esperavam. Têm uma forte tendência a colocar a pessoa amada em um pedestal, por isso algumas vezes acabam se desiludindo quando descobrem que a pessoa tem defeitos, como qualquer outra.

Quando a energia de Peixes está em operando de forma um pouco desarmônica, pode fazer com que os nativos sejam impressionáveis, indecisos, auto piedosos, hipersensíveis, vitimistas e muito mutáveis. Geralmente são pessoas bastante sensíveis a energia e vibrações e tendem a absorver como uma esponja as informações e o ambiente em torno deles. Assim, é importante que se cerquem de pessoas e circunstâncias edificantes e agregadoras.

O mundo interior de um pisciano é muito rico, muitas vezes eles têm sonhos vívidos ou quase proféticos. Podem ser também muito criativos. Sua imaginação abundante lhes proporciona tanto viagens fantásticas em si mesmo como momentos de distração e devaneios. Percebem e sentem coisas que passam despercebidas por outras pessoas. Geralmente não possuem uma grande força de vontade nem são muito dinâmicos na maneira de encarar a vida, e embora possam parecer muito determinados no seu exterior, por dentro podem estar cheios de dúvidas. Tal insegurança pode fazer com que eles precisem da reafirmação dos outros constantemente. Uma de suas maiores necessidades é compreender os seus altos e baixos emocionais. Uma vez que possuem uma tendência a duvidar de suas próprias conclusões, precisam sempre se esforçar e acreditar mais em si mesmos.

Como não gostam de magoar os outros ou enfrentar qualquer tipo de confronto, podem se envolver em situações emocionais delicadas. Têm dificuldade em dizer não, por isso muitas vezes ficam presos em relacionamentos ou situações acreditando que podem de alguma forma mudar as coisas para que tudo acabe bem. Têm um forte desejo de cuidar dos outros, podendo até ser curandeiros, enfermeiros e cuidadores em geral. Tais dons, quando canalizados corretamente e combinados com um forte senso de propósito, pode fazer coisas fantásticas. Por terem essa sensibilidade aumentada, precisam sentir uma conexão espiritual ou psíquica com o mundo ao seu redor. Aprender a reconhecer sua sensibilidade e proteger-se quando necessário é muito necessário. Precisam sempre ter cuidado em não tolerar o intolerável, ter uma visão clara do limite das coisas. É fácil se permitir que situações ruins continuem por muito tempo por uma maior dificuldade em dizer não.

Alguns piscianos gostam de bancar o mártir, enquanto outros precisam bancar o salvador. Tendem a pensar com o coração em vez da cabeça, por esse motivo podem ser facilmente usados pelos outros. Muitos caem em qualquer tipo de história triste e acabam se prejudicando, precisando ser mais realistas e pé no chão. Podem ser muito reservados, mas fazem amigos com facilidade e são bastante leais a eles. Não curtem discussões ou brigas e geralmente defendem seus amigos de maneiras mais sutis.

Infelizmente, porém, conhecer suas limitações pode criar um complexo de inferioridade. Alguns gostam de um drama e de representar outros papéis, porque isso lhes dá a oportunidade de ser alguém diferente, permitindo que eles esqueçam temporariamente qualquer complexo de inferioridade adquirido. Devido à sua hipersensibilidade, podem ficar instantaneamente tristes com pequenas coisas negativas que são ditas para eles.

Podem ser ótimos ouvintes, simpáticos, compassivos, idealistas, intuitivos e agradáveis. São também emocionais, criativos, reservados, versáteis e não pensam duas vezes quando a assunto é ajudar as pessoas, pois gostam de ajudar os menos afortunados, mesmo tendo que fazer sacrifícios. Na verdade, sentem uma necessidade inconsciente de ajudar os outros e se sentem bem fazendo boas ações. Usar sua compaixão para com os outros impede que eles fiquem melancólicos e introspectivos.

Ajudar sem pedir nada em troca é o caminho mais curto para alcançar alguma forma de iluminação.