Sou uma Geógrafa apaixonada por Geografia Física ❤
Matando algumas dúvidas frequentes...
Alta Latitude, Média Latitude e Baixa Latitude.
Como podemos ver no desenho abaixo, ALTA latitude refere-se aos países que então na parte ''AZUL''. Próximos aos Círculos Polares Ártico (norte) e Antártico (sul). MÉDIA latitude refere-se aos países que estão na parte ''LARANJA''. Depois dos Trópicos de Câncer (norte) e Capricórnio (sul). BAIXA latitude refere-se aos países que estão na parte ''VERMELHA''. Próximos à Linha do Equador.
Sobre as Placas Tectónicas... Os Geólogos dizem existir mais de 50, mas as Principais são, por volta de,15 que veremos abaixo:
- Placa Norte Americana
- Placa do Pacífico
- Placa Juan de Fuca (pouco falada não sei porquê)
- Placa de Cocos
- Placa do Caribe
- Placa de Nazca
- Placa Scotia (também pouco falada)
- Placa Sul Americana
- Placa Antártica
- Placa Africana
- Placa Arábica
- Placa Índica
- Placa Australiana
- Placa Filipina
- Placa Euro Asiática
As Placas Tectónicas se movimentam constantemente. Há 3 Movimentos que devemos conhecer: Convergente, Divergente e Transformante.
O Movimento Convergente faz com que as Placas se choquem, pois elas vão de encontro uma com a outra. Podendo ocorrer, o que nós geógrafos chamamos de, Subducção. Ou seja, o afundamento de uma placa sob a outra.
O Movimento Divergente faz com que as Placas se afastem, pois elas vão uma para cada lado. Ocasionando ''Riftes'' e ''Dorsais Mesoceânicas''.
No Movimento Transformante, as Placas não se chocam e nem se afastam, elas ''roçam'' uma na outra. Por exemplo, a Falha de San Andreas, no oeste dos EUA.
Um Fotógrafo, se não me engano Britânico, fez um registo no fundo do mar, de duas placas tectónicas que se afastam gradualmente, a Norte-Americana e a Euro-Asiática. A foto foi tirada dentro do Parque Nacional Thingvellir, que fica localizado na Islândia.
Isto explica porque alguns lugares têm mais abalos sísmicos e atividades vulcânicas do que outros. Por falar nisto, vocês já conhecem o PAINEL GLOBAL? É um site que monitora o nosso planeta em tempo real, com todos os seus fenômenos naturais.