MERCÚRIO

Mercúrio - Impulso intelectual e comunicação

O glifo representa o mensageiro alado dos deuses. Na mitologia romana, Mercúrio é o deus do comércio e das viagens, a contraparte romana do deus grego Hermes. O planeta provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente através do céu. Foram dados dois nomes pelos gregos: Apolo para a sua aparição como uma estrela matutina e Hermes para a estrela da noite. Os astrônomos gregos sabiam, contudo, que os dois nomes se referiam ao mesmo corpo.

Características e dignidades de Mercúrio:

  • Qualidade: Variável
  • Palavra-chave: Raciocínio
  • Tópico: Impulso intelectual, comunicação
  • Domicílio:  Gêmeos e  Virgem
  • Exaltação:  Aquário
  • Queda:  Leão
  • Exílio:  Sagitário e  Peixes

Mercúrio é considerado o mensageiro dos deuses, responsável pelas funções elementares do intelecto. Em seu glifo, o crescente acima do círculo simboliza a receptividade às percepções superiores. Na astrologia, é o planeta que torna possível comunicar nossas ideias, unindo o super consciente, o consciente e o inconsciente à medida que nos relacionamos uns com os outros. Rege também as atividades e transportes da vida cotidiana, o dia a dia rotineiro e os obstáculos associados e esta rotina.

É um astro de conotação adaptável e multifacetada, que se expressa dependendo da ligação que tem com outros fatores. Em seu modo de operação, quando o círculo abaixo do crescente está sob tensão, podemos nos tornar intelectualmente arrogantes. Se o crescente for muito acentuado, podemos nos tornar muito idealistas. Já se a Cruz (que fica abaixo do círculo) tiver muita força, pode indicar uma maneira de se comunicar mais calculista, manipuladora e motivada pelo materialismo.

A consciência das leis universais de causa e efeito e a administração de energias harmônicas potencializam positivamente Mercúrio, fazendo assim com que nos comuniquemos de maneira precisa e equilibrada para transmitir nossas ideias.

O mensageiro dos Deuses

Mercúrio é associado a Hermes, o mensageiro dos Deuses, responsável por fazer a ponte entre o etéreo e a matéria. A forma como raciocinamos, falamos, escrevemos, a nossa coordenação motora e sistema nervoso em geral revela como Mercúrio funciona dentro de nós como uma correspondência dos céus em nosso universo pessoal.

Mercúrio se desloca cerca de 1 grau e 20 minutos por dia, um pouco menos quando está retrógrado. O planeta leva bem menos de 1 ano (88 dias) para se deslocar ao longo de todos os signos do zodíaco, levando entre 2 semanas e 2 meses em cada signo. Com isso, consegue dar cerca de 4 voltas ao redor do Sol por ano.

As Casas 3 e 6 estão associadas a Mercúrio, que rege Gêmeos e Virgem, tem sua queda no signo de Peixes e tem a quarta-feira como seu dia. O Sol e Vênus são astros com afinidade com a energia de Mercúrio, enquanto a Lua já é mais hostil a ela. Marte, Júpiter e Saturno são neutros em relação a Mercúrio.

O planeta nos compele a pensar, a diferenciar as coisas e se expressar de uma maneira única. É a força por trás das nossas atividades mentais e está associado com o nosso sistema nervoso, ou seja, o sistema de comunicação e transporte dentro de nossos corpos. Dependendo do posicionamento no mapa astral, Mercúrio tende a fazer com que uma pessoa fale ou escreva demais, se torne muito crítica ou seja um bom orador.

Fazendo uma comparação, a forma como nos sentimos sobre uma determinada situação é o papel da Lua, já a forma como resolvemos, racionalizamos e intelectualizamos sobre as mesmas situações para posteriormente agir tem a ver com Mercúrio.

MercúrioO que Mercúrio pode trazer para o seu mapa astral

Mercúrio é a correspondência celeste que nos permite usar a inteligência e racionalidade para abordar problemas e outros assuntos do nosso cotidiano. Se fôssemos regidos apenas por nossos instintos (Lua), ação bruta (Marte) e afetividade / impulsos sociais (Vênus), pareceríamos muito mais com os animais na forma de agir. Mercúrio é o que torna o Ser humano racional.

Um posicionamento bem colocado de Mercúrio no mapa astral faz com que uma pessoa compreenda, processe e armazene informações de forma pragmática, ordenada e fluida. Sendo assim, tal situação pode fazer muito bem a acadêmicos ou estudantes de qualquer assunto. Mercúrio é o responsável por usar nossos sentidos para raciocinar e se comunicar corretamente em situações diferentes.

Porém, Mercúrio completa e equilibra nossos instintos, nos conferindo uma capacidade de utilizar a lógica em nossa vivência. Ele permite que a nossa mente tome consciência do que nos cerca e transforme tudo em informação. Essa capacidade de comunicação nos permite então transmitir informações de maneira coerente.

O posicionamento de Mercúrio em cada signo e seus elementos é o que vai determinar como funciona nossa organização e capacidade para coletar e catalogar informações adquiridas por meio de nossas experiências e sentidos, e a forma como vamos processá-las e transmiti-las. É o que ativa a nossa curiosidade e o nosso desejo de conhecer e saber sobre alguma coisa.

Além de tudo isso, simboliza também as várias pessoas que nos cercam, como colegas de escola, de trabalho, vizinhos, amigos que fazemos na infância e na adolescência, crianças, irmãos e primos. As funções principais tratadas por ele são a atenção, curiosidade, aprendizagem, comunicação através da fala e da escrita, habilidades manuais, locomoção física, percepção sensorial e conhecimento básico.

A casa astrológica onde Mercúrio se encontra em um mapa astral é a área da vida onde a pessoa tem mais facilidade de se expressar.

O lado positivo de Mercúrio, ou seja, quando não é tensionado por algum aspecto ou bem utilizado traz versatilidade, praticidade, discurso inteligente, eloquência, boa persuasão, sucesso em falar em público, uma mente perspicaz, engenhosidade, habilidade intelectual e manual, inteligência apurada e objetividade. Traz ainda uma cultura geral que vem da habilidade em assimilar ideias e informações, o prazer em se comunicar, a curiosidade, o ímpeto para descobrir e uma espirituosidade que ajuda nossa adaptação ao meio em que vivemos. Um "bom Mercúrio" pode fazer de uma pessoa ter uma mente brilhante, ser um bom gerente, vendedor e comunicador, influenciando positivamente também habilidades manuais e artísticas.

Já o lado negativo do planeta pode trazer problemas físicos de locomoção, inquietação, crítica excessiva, sarcasmo, superficialidade em demasia, nervosismo, trapaça, mentira, fraude e irresponsabilidade. Em uma eventual tensão de Mercúrio, a pessoa passa a ser sarcástica, mentirosa e a utilizar de falsidade, enganando, difamando e tendo a "língua ferina" em alguns momentos. Abre portas para o calculismo, ceticismo, para a crença em verdades absolutas e indiscutíveis sob seu ponto de vista, além de influenciar problemas de comunicação. O bom comunicador passa a falar demais e sem objetividade, demorando muito para conseguir explicar as coisas, a pessoa perspicaz e de inteligência aguçada se torna distraída, com a mente dispersa, etc.

Crianças com Mercúrio fraco ou mal aspectado podem começar a falar tarde, por exemplo. Um Mercúrio aflito também pode influenciar ataques de pânico ou stress com mais frequência.

O planeta ainda oferece indícios importantes sobre as preocupações que ocupam nossa mente e a posição nos signos é crucial pois revela que tipo de tendência psicológica motiva e determina a capacidade da pessoa para tomar decisões e transmitir as suas ideias. Também nos diz muito a respeito do tipo de informação e fatos que uma pessoa observa e considera importantes, quais ela ignora e quais estarão sempre em sua mente. Por exemplo, o pensamento de alguém com Mercúrio em Touro pode ser fortemente influenciado pela importância material ou pela utilidade prática de determinadas ideias, além de uma maior teimosia em debates.

Pensamento e comunicação

Mercúrio tende a não agir muito bem quando posicionado em signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes), pois geralmente faz um elo entre emoção e lógica / racionalidade, o que obviamente pode não ser uma boa parceria (embora possa tornar a pessoa mais criativa e imaginativa). No que tange as casas astrológicas, Mercúrio tem o poder de aumentar a inteligência e a capacidade de comunicação quando posicionado nas casas 1, 3, 5, 6 e 10. Mercúrio geralmente não aplica uma energia tão efetiva e harmônica nas casas 4, 8, 9 e 12, embora a comunicação sempre será mais fluida nos assuntos regidos pela casa onde Mercúrio se posiciona.

Por exemplo, se Mercúrio estiver na casa 5, poderá haver boa comunicação com crianças e os próprios filhos, fazendo também com que o nativo ganhe mais interesse para conversar sobre criatividade, filmes, entretenimento, esportes, romances e os diversos temas que a casa 5 representa. A pessoa tende a saber e se interessar bastante sobre as coisas da casa e signo onde Mercúrio está.

Mercúrio é também um planeta muito flexível e adaptável, portanto qualquer planeta em conjunção com ele pode fazer com que ele "absorva" a forma de atuação deste outro planeta. Por exemplo, se Mercúrio está em conjunção com Saturno, então a comunicação pode se tornar mais dura, fria, direta, curta ou séria.

Uma informação interessante é: Em um mapa astral, Mercúrio só pode estar posicionado no mesmo signo do seu Sol, no signo anterior a ele ou no posterior, já que nunca está a mais de 28º do Sol (cada signo tem 30º). Por exemplo, se seu signo solar é Peixes, mas seu Mercúrio está em Áries, você tende a possuir muitas ideias criativas e uma essência "viajante", porém na hora de comunicá-las pode ser que você seja muito impulsivo, falando como uma metralhadora, sem dar tempo dos outros absorverem o que você quer dizer.