MERCÚRIO NA CASA 1
Mercúrio na primeira casa se encontra em seu júbilo, um local de contentamento, sendo assim, favorece as comunicações, as trocas sociais e principalmente os estudos, fazendo com que o nativo tenha mais vigor e eloquência ao se comunicar. É esperada uma maior facilidade de compreender e entender as coisas à sua volta, favorecendo também o pensamento lógico e racional.
Os outros tendem a sentir que a pessoa tem uma percepção aumentada, fazendo até mesmo o nativo parecer brilhante em vários momentos. É um bom posicionamento para estudantes, comerciantes e pessoas que fazem muitas viagens a trabalho, pois as faculdades intelectuais e literárias podem ser aumentadas, fazendo com que os pensamentos sejam expostos de uma maneira mais lógica e inteligível, influenciando também uma maior avidez por obter conhecimento.
Entretanto, pode também fazer com que o nativo fale um pouco mais, (às vezes mais do que precisa), dessa forma, é bom tomar cuidado para não expor sua individualidade desnecessariamente.
Tendem a ocupar suas mentes com muitos pensamentos sobre si mesmos, refletindo constantemente sobre planos, objetivos e desejos. Por haver um fluxo mais dinâmico de informações passando pela mente, podem ter dificuldade em manter o foco e se tornarem dispersos, portanto nesse sentido é importante ouvir mais as pessoas.
Por ser alguém curioso, pode haver grande capacidade para trabalhar em áreas que transmitam informação, como a área pedagógica ou vendas, por exemplo. Pode também ter boas habilidades artesanais e manejar bem e precisamente as coisas com as mãos.
Mercúrio na primeira casa também diz respeito a iniciativa e a forma como expressamos nossas metas e nossas reflexões sobre os projetos que gostaríamos de iniciar. Por ser uma casa que trata também da nossa aparência física, este tema pode passar a ser um constante foco de preocupação, com bastante energia mental sendo destinada a isso.
MERCÚRIO NA CASA 2
Com tal posicionamento, ao longo da vida os nativos podem se sentir mais atraídos por ideias empreendedoras, geralmente ligadas a maneiras de ganhar dinheiro ou aumentar as posses, visando segurança e estabilidade. Podem estar sempre se comunicando sobre seus recursos, sejam eles materiais ou sobre suas próprias capacidades e talentos.
Mas, se a atenção nesse sentido ficar muito dispersa, toda essa energia de potencial "financeiro-construtivo" pode ser utilizada de forma errada ou de forma muito volátil. O segredo é aprender a se planejar, fazer um investimento de cada vez e analisar continuamente os prós e contras. Pode haver uma tendência também de falar de forma mais cadenciada, mas com certa beleza e sobriedade. Obter renda a partir de atividades relacionadas com comunicação e lábia pode ser viável, a pessoa geralmente tem mais tino para os negócios.
A capacidade de organização também pode sofrer um incremento positivo, algo que adiciona mais força nos objetivos de buscar estabilidade financeira e aumentar o potencial de ganhos. Quanto mais estáveis e seguros estiverem os pensamentos dos nativos com este posicionamento, mais tranquilos estarão e mais chances terão de serem bem-sucedidos nos temas desta casa.
MERCÚRIO NA CASA 3
Aqui, há maiores chances do nascido ser notado pela qualidade de sua expressão e seu senso de estilo na comunicação. Como essa é uma das casas naturais de Mercúrio e onde o astro tem afinidade, as faculdades mentais e o aprendizado são bem encaixados.
Ter Mercúrio neste setor do mapa tende a aumentar a precisão na exposição das ideias, fazendo com que sejam transmitidas de maneira mais clara e objetiva. Favorece os estudos de curta duração, pois Mercúrio assimila de maneira mais fluida os conhecimentos mais superficiais. Assim, cursos intensivos e que exigem um grande raciocínio ou acúmulo de informações são sempre bem-vindos.
Um ponto de atenção é tentar controlar o fluxo de informações faladas, pois geralmente o cérebro age mais rápido no que tange à comunicação, onde a pessoa pode pular algumas partes da história ou falar muito rápido. A curiosidade pode ser presente em muitos momentos da vida e isso pode fazer com que a pessoa esteja sempre por dentro dos últimos assuntos. Por gostar de transmitir informações, sendo preciso ter cautela para não falar mais do que deveria.
Tendência também a ser um bom comunicador, bom aluno e aprender sobre qualquer coisa de forma mais natural, com habilidade para escrever bem ou ensinar. Pode haver um aumento da inquietude e gostar de se movimentar e falar bastante. A leitura, se exercitada, tem mais chances de se tornar um prazer e uma importante fonte de informações.
Tendem a não abrir mão de consumir as novas tecnologias ou estar inteirado com as novidades. Aumentam também as chances de um melhor relacionamento com as pessoas do seu círculo social mais próximo, constantemente pensando em como manter um relacionamento adequado com a vizinhança, com irmãos e irmãs e com os tios e tias.
Pode facilitar o aprendizado nos primeiros anos de escola, uma vez que os processos mentais e intelectuais acontecem de forma otimizada. Mercúrio nesse local pode deixar as coisas rápidas ainda mais rápidas, influenciando perda de foco na comunicação devido a um acúmulo de informações, principalmente se Mercúrio estiver sob tensão. Dessa forma, procure manter sempre os pés no chão e, principalmente, ter muita atenção no que faz, principalmente ao assinar documentos importantes ou até mesmo no trânsito.
MERCÚRIO NA CASA 4
Geralmente os nativos gostam de interagir bastante com a família ou com um círculo de amigos íntimos e queridos, fazendo questão de saber tudo o que está acontecendo com todos eles, hora por preocupação, hora porque o assunto preferido para tratar com os amigos é dialogar sobre suas próprias interações, particularidades e gostos.
Sugere uma relação mais cheia de trocas de aprendizado com seus progenitores, facilitando o contato com familiares, a troca de experiências e momentos em família. Se Mercúrio estiver em contato com Marte ou Urano, as discussões e as tensões no ambiente familiar podem ser mais comuns; com Saturno, as dificuldades e as cobranças no lar podem fazer com que o nativo se sinta um pouco mais desajustado ou sobrecarregado pelas obrigações do lar. Entretanto, caso Mercúrio esteja em contato com a Lua ou Júpiter, este posicionamento poderá favorecer sempre que houver mudanças de residência.
São pessoas que se posicionam e ganham foco no lar ou nos locais em que se sentem em casa, de forma intelectual e dinâmica, por isso tendem a preferir trabalhar totalmente ou parcialmente no próprio lar. Em alguns casos farão trabalho doméstico por gosto ou tentarão implementar a política de home-office nas empresas em que trabalham.
Devido ao grande número de acontecimentos dentro da própria casa (ou dos ambientes onde se sentem em casa), podem ocasionalmente viverem num espaço desorganizado ou bagunçado, portanto é preciso se desapegar de objetos antigos para manter a ordem e fazer aquela manutenção constante.
A tendência é que curtam pensar sobre suas raízes de uma forma bastante nostálgica. Esta configuração também desperta um certo interesse por serviços sociais, história ou desenvolvimento mental. Quem tem este posicionamento geralmente expressa suas opiniões de forma bem patriótica ou historicamente embasada, pois as raízes e o passado das coisas tendem ser importantes e relevantes para a pessoa.
Mercúrio na Casa 4 pode fazer ainda com que a pessoa reproduza muitas vezes os pensamentos dos pais, porque existe uma forte ligação familiar hereditária nessa casa astrológica. A comunicação expressa muito da herança cultural, deixando mais clara a relação que a pessoa tem com as suas tradições, memórias e origens. A memória das pessoas com esse posicionamento tende a ser muito boa. Pode haver também certa preocupação, ou no mínimo reflexões periódicas sobre o início e o fim da vida.
MERCÚRIO NA CASA 5
Com Mercúrio modulando a energia nesta área da vida, é possível que o nativo priorize de maneira enfática a parte racional e lógica da sua busca por prazer e diversão, dando mais ouvido à sua razão do que para sua emoção. Sendo esta uma casa que representa também parte da nossa busca por segurança, torna-se mais possível agir de maneira muito mais mecânica em relação a repetição de padrões que nos fazem sentir bem.
O interesse em conhecer e verbalizar sobre coisas relacionadas ao prazer, sexo, flertes, criações, criatividade, games e entretenimento em geral pode ser aumentado com este posicionamento de Mercúrio, pois os pensamentos e a própria forma de se comunicar podem estar mais alinhadas a coisas prazerosas e criativas, com uma certa eloquência no discurso.
A mente das pessoas que tem Mercúrio na Casa 5 pode estar sempre mais interessada em coisas diferentes, e isso faz com que a própria vida (e a vida das pessoas ao redor deles) seja sempre mais animada ou cheia de novidades. Talvez a pessoa goste de contar e ouvir piadas, por exemplo, ou se expressar de forma mais e calorosa.
Quando está apaixonado(a), tende a achar mais difícil pensar ou falar sobre qualquer assunto diferente disso, pois pode existir uma grande conexão mental com a pessoa alvo de sua paixão. Isso gera a necessidade de ter longas e estimulantes discussões, conversas ou debates com a pessoa amada (ou sobre a pessoa amada). Podem ter também habilidade oratória, podendo ser bons palestrantes assim como boa habilidade de se comunicar com filhos e lidar com sua educação.
O contato com crianças pode ser mais costumeiro e até mesmo prazeroso, pois elas poderão ensinar a olhar a vida com um olhar mais inocente e talvez menos rígido que você, possibilitando mudanças de comportamento eventuais, principalmente se você tem o costume de se cobrar por coisas das quais você não é responsável.
Apesar do aspecto mental estar alinhado a um local de criatividade no mapa astral como é a Casa 5, as pessoas com esse posicionamento geralmente tendem a fugir de grandes e sufocantes responsabilidades, pois tendem a perceber uma maior felicidade ao ter uma vida livre e que permita a boa aventurança. Esse posicionamento pode gerar uma grande necessidade de estar sempre criando e produzindo coisas novas, pela simples inovação, mas principalmente porquê a mente é estimulada pelo risco. Não é à toa que podem ter certo apreço por todos os tipos de jogos, apostas ou situações especulativas.
Se Mercúrio estiver em contato com Netuno, deve-se tomar muito cuidado com a busca excessiva pelos prazeres mundanos, bebidas e outros tóxicos, pois nesse caso, pode haver um incentivo maior à busca incessante pelo escapismo como uma forma de escapar das responsabilidades. Uma boa dica é se policiar, mas, ao mesmo tempo, dar voz à criança interior para que a vida possa ser vivida de um jeito mais leve, sem muitas cobranças.
MERCÚRIO NA CASA 6
Mercúrio age muito bem nesta casa, pois encontra nela sua segunda regência natural e exige, intelectualmente, um pouco mais do nativo. O jogo de cintura e o pensamento analítico são as peças-chave para este posicionamento. Pode haver mais dedicação na aplicação lógica do seu raciocínio no cotidiano, algo que pode ser se grande ajuda ao lidar com os pequenos imprevistos do dia a dia de maneira eficiente e racional.
Como este setor também representa seus colegas de trabalho, há um aumento da comunicação e sociabilização entre você e as pessoas que você comumente convive no seu ambiente profissional, podendo haver uma grande energia de troca e de aprendizado, onde as comunicações e o estreitamento das distâncias existentes poderão sempre gerar um aproveitamento das oportunidades profissionais.
Torna-se mais importante que a pessoa seja mentalmente estimulada, tendo liberdade para falar sobre uma variedade de assuntos e tendo espaço para se expressar através da escrita e fala, geralmente focando em aprimoramentos diversos das coisas e tarefas que achem oportunas ou necessárias. Ganham mais chances de obterem uma maior capacidade de ser multitarefa, resolvendo e pensando em várias coisas ao mesmo tempo e sempre falando sobre o que aconteceu no trabalho ou o que fez por alguém, explicando sobre como criou ou aprimorou algum processo, como sua crítica foi construtiva e assim por diante. Cuidar da saúde (a sua própria ou a de outras pessoas) também pode ser algo mais comum.
Tendência também a ser uma pessoa útil e possuir talentos para colecionar e classificar com detalhes diversas coisas. O tédio, caso aconteça no dia a dia, pode não ser muito tolerado e a falta de novidades pode gerar menos apreço pelo emprego. Sobre essa questão, é muito importante tentar alterar essa condição antes de querer mudar de emprego, ou, no caso da mudança, é importante avaliar todos os pontos positivos e negativos para não se decepcionar tarde demais após estes momentos eventuais de descontentamento.
Apesar disso, organização, as melhorias e a eficiência são assuntos que podem permear mais a mente. É muito importante evitar a tensão nervosa devido a um aumento da preocupação, pois pessoas com esse posicionamento podem estar sempre pensando em disciplina e rotina. Uma boa válvula de escape para estes problemas pode ser a utilização do tempo livre para cuidar de algum animal doméstico, uma ação que também auxiliará em uma troca emocional rica.
MERCÚRIO NA CASA 7
A Sétima casa rege todos os tipos de relacionamentos que fazemos em nossa vida através de algum tipo de aliança ou sociedade. Ter Mercúrio nesse local pode intensificar as relações, tornando-as mais possíveis de vínculos. O fluxo de pensamento pode ser bastante direcionado aos assuntos que envolvam parcerias em geral e é provável que a pessoa nutra apreço por alianças, tendo um aumento da necessidade de discutir e resolver as coisas de forma cooperativa. Tendem a atrair um parceiro intelectual ou falante e pode ser bom também em lidar com o público, principalmente quando há contato direto com alguma pessoa - de um para um.
Assim, todas as atividades em que têm que lidar com alguma uma pessoa, incluindo assessoria e aconselhamento, podem ser adequadas. Temas como justiça e equilíbrio tendem a ser importantes, além de atividades que envolvam competição mental ou verbal, como debates, por exemplo. A inquietude também pode sofrer um incremento.
Um ponto de atenção é se tornar mais ouvinte e menos falante, pois há uma tendência a falar mais e escutar menos. Devido a uma maior facilidade mental para lidar com os outros, pode até parecer que a pessoa seja capaz de ler os outros nas entrelinhas antes mesmo que elas tenham a oportunidade de se expressar. Muito da energia mental também pode ser direcionada para refletir sobre relações com o cônjuge.
Essa é uma posição de Mercúrio que sugere muitas interações mentais com todo tipo de pessoas e muito boa para lidar com o público. Porém, se não houver equilíbrio, a pessoa pode passar a dar mais atenção do que deveria aos demais e necessitar de muita aprovação social desnecessária. Ajuda também caso queiram se tornar bons psicólogos ou relações-públicas.
Com tal posicionamento, sempre que assinar contratos, faça com bastante atenção, principalmente quando o Mercúrio natal for ativado por algum trânsito tenso. A pressa por tornar as coisas rápidas pode, em alguns momentos, negligenciar uma análise mais profunda das coisas, impedindo, por exemplo, que o nativo tenha total conhecimento e discernimento do que está discriminado.
Os nativos tendem a se preocupar um pouco mais com relações de confronto, por isso, geralmente, pessoas com esse posicionamento gastam muito da energia mental tentando compreender qual a melhor solução para suas relações e geralmente resolvem as coisas de forma diplomática e política.
MERCÚRIO NA CASA 8
Com Mercúrio posicionado nessa casa, alguns períodos de dificuldade em expressar aquilo que pensa ou sente podem eventualmente se manifestar, atrapalhando o pensamento lógico. Tal posicionamento de Mercúrio pode facilitar também a imersão em determinados ensinamentos, filosofias ocultas ou estudos aprofundados, onde os estudos podem ser mais focados e as pesquisas ficam em evidência, fazendo com que você sinta mais afinidade com estes assuntos, ou, pelo menos, mais curioso.
A intensidade característica deste posicionamento tende às vezes a chegar aos extremos do pensamento, onde o nativo pode se comunicar com mais intensidade, mas pode preferir não revelar tudo o que pensa. Tende a se perder profundamente em pensamentos ocultos ou reprimidos, trazendo-os às vezes à lua da consciência e com isso ganhando mais entendimento de si mesmo.
Tende a demonstrar também um pouco mais de autocontrole. Ao mesmo tempo, esse posicionamento demonstra uma preocupação quando trata-se da confiança mútua em relação a outras pessoas. O conceito de poder tende a ser muito importante para a pessoa.
Estudos sobre coisas ocultas também podem ser atraentes. Tal posicionamento pode ser muito bom em fazer o nativo perceber pontos fracos e pensamentos escondidos de outras pessoas. Tende a lidar bem também com o dinheiro dos outros, o que pode significar certa aptidão para homem ou mulher de negócios, usando capital dos outros para fazer dinheiro. Além disso, um ponto de preocupação é a relação com bancos, o controle de impostos e empréstimos.
Pode haver uma atividade mental extraordinária nas horas de crise ou emergência além de um maior discernimento em áreas que estão além da experiência comum. Eventualmente, podem ocorrer insights onde a mente coleta estímulos de um estado de consciência que fica além dos limites da noção comum de tempo e espaço, como em uma projeção astral por exemplo. A sexualidade também tende a ocupar bastante espaço na mente, porque representa um grau de fusão, intensidade e transcendência primordial para as pessoas com esse posicionamento de Mercúrio.
Deve-se prestar atenção, no entanto, com roubos ou furtos ao longo da vida, pois Mercúrio é o significador natural dos ladrões e a Casa 8 é uma casa de perdas - principalmente as financeiras. Num nível mais profundo, a casa oito diz respeito às grandes transformações que fazemos em nossas vidas para que renasçamos como novos seres; logo, este posicionamento de Mercúrio denota constantes e eventuais mudanças profundas e regeneradoras na forma de pensar e assimilar os processos que ocorrem em sua vida.
MERCÚRIO NA CASA 9
Aqui, Mercúrio encontra-se em seu detrimento, ou seja, não age tão bem quanto poderia. Dessa forma, podemos entender que, visto que este setor rege os estudos superiores, por exemplo, eventualmente estes poderão ficar defasados e o nativo pode enfrentar uma maior dificuldade de focar nas coisas que realmente importam para que o ensinamento seja absorvido.
Por outro lado, Mercúrio favorece as compreensões que nos fazem reavaliar nosso sistema de crenças e geram consciência. Contudo, tome cuidado com o foco: tenha sempre em mente uma meta e persista até você atingi-la, não caia na cilada de querer aprender tudo de uma vez ou reavaliar seus princípios sem antes ter em mente tudo o que precisa ser mudado.
Os nativos tendem a se comunicar de uma maneira mais intelectual, buscando conhecimento contínuo pois acham isso inspirador e útil. O conhecimento transcende a ciência e é estimulado também por assuntos como filosofia, teologia e / ou parapsicologia. Quem tem esse posicionamento pode dar mais valor à filosofia, nutrindo processos mentais que buscam compreender o sentido das coisas de uma maneira mais profunda e abrangente.
Mercúrio nessa casa também favorece as viagens para outros países ou viagens que são feitas, principalmente, para estudos, sejam eles numa universidade em outro país ou algum curso de idiomas. Propício também para obter novos aprendizados diversos assim como lembrar, categorizar e utilizar tais informações ao longo do tempo. Conhecer e aprender uma nova língua, por exemplo, pode fascinar os nascidos com esse posicionamento, pois os mecanismos lógicos e racionais do cérebro funcionam bem em função do entendimento de alguma língua que se queira estudar. Agora, saber se vão de fato conseguir aprender com mais facilidade é algo que depender de outros fatores e aspectos.
Possivelmente nutrem um gosto peculiar por viagens e outras culturas, a fim de expandir sua consciência e conhecimento. Aliás, a expansão da consciência pode ser sempre um assunto recorrente, assim como a busca por uma verdade superior, que para a pessoa com este posicionamento geralmente significa algo lógico e consistente com sua experiência e intuição.
Essa posição é favorecida de maneira especial para objetivos intelectuais em todas as áreas do ensino superior que lidem com princípios, códigos de pensamento, astrologia e outras formas de conhecimento acadêmico, avançado ou legislativo. Têm muita afinidade com princípios de lei, porque tende a se importar muito com o pensamento coletivo.
Pode haver também um pensamento recorrente sobre a maneira como aparece publicamente, de modo a apresentar-se como uma pessoa bastante sensata. Dois grupos que podem ganhar evidência com este posicionamento ou receberem muita atenção e interação na vida desses nativos são: a família da pessoa com a qual está se relacionando; e a relação com "parentes por afinidade", sem linhagem sanguínea.
Como está é considerada, para os astrólogos antigos, a "Casa de Deus", Mercúrio neste setor, sendo ele o mensageiro entre o céu e a Terra, favorece o contato com a divindade, para se conectar com o universo ou Deus de sua religião assim como entrar em contato com diversas filosofias de vida.
MERCÚRIO NA CASA 10
Mercúrio neste setor favorece as relações que fazemos com as pessoas à nossa volta em prol da nossa carreira. Assim, o astro intensifica tais relações, tornando-as grandes pontos de intersecção e de aprendizado para todos aqueles que se relacionarem com você. Todo o tipo de troca, seja de informação ou de conhecimento, é benéfico para o crescimento pessoal e profissional.
A pessoa tende a possuir mais naturalidade para lidar com uma vida pública do que a maioria, e desdobramentos disso como fama, influência social, autoridade e estima pública são alguns dos pontos que validam a conquista de objetivos.
Tal posicionamento pode influenciar o nativo a ser intelectualmente mais produtivo, proativo e com mais ferramentas para lidar com empecilhos na carreira e na vida pública. As habilidades profissionais tendem a se destacar notoriamente e tudo o que for feito no âmbito profissional reverberará nas suas relações e na forma como a sociedade o enxerga. Assim, uma boa dica é tentar parecer sempre uma pessoa mais dinâmica e engenhosa. Pessoas mais novas poderão pedir seu auxílio se o nativo passar a imagem de ser um bom conselheiro.
Tendência a pensar bastante sobre a própria carreira e imagem pública, gostando de ouvir e falar sobre como obter sucesso nessas áreas da vida. A linha de pensamento primária dos nativos com esse posicionamento são sobre "o que é bom para a própria carreira" ou "o que é publicamente atraente?". Muita energia mental pode ser gasta sobre a própria reputação e isso acaba gerando uma preocupação constante com a imagem pública da pessoa.
Apesar dessa possível maior necessidade de realização, a pessoa tende a ser muito comprometida e realizar seus deveres sociais, com uma tendência a saber exatamente o que quer e o que fazer para conseguir alcançar seus objetivos. Pode ainda ter mais facilidade em se adaptar mentalmente às prerrogativas de qualquer autoridade e lisonjear o gosto das pessoas em posição elevada, fazendo com que receba a admiração dos que lhe são superiores.
A hierarquização é um pouco mais importante e as pessoas em cargos mais altos podem receber mais atenção porque o nativo com esse posicionamento geralmente tem mais ambição e aspira a uma ascensão de status, mesmo que de forma inconsciente. As qualidades mentais contribuem para a conquista dessa ascensão, abrindo caminhos para obtenção de sucesso em funções como empresário, cargos de autoridade ou governantes em geral.
MERCÚRIO NA CASA 11
A Casa 11 é uma das casas mais afortunadas do zodíaco e traz consigo o que desejamos alcançar em nossas vidas. Com isso, Mercúrio dá mais impulso para que haja movimento em direção às expectativas e sonhos do nativo. Vale lembrar que, as ilusões e os idealismos também podem ser possibilidades. Tente sempre se manter com suas bases firmes para que seus desejos saiam exatamente como o planejado.
Este é o setor dos frutos advindos do nosso trabalho e, assim como a Casa 2, ter Mercúrio aqui pode intensificar o fluxo financeiro na vida. Entretanto, atente-se para os aspectos que Mercúrio faz com outros astros para confirmar tal afirmação.
Este posicionamento pode intensificar as relações com amigos, tornando-os mais presentes na vida. As relações podem ser mais benéficas, pois este é um setor que trata das aspirações futuras, principalmente se astro estiver em bom contato com Vênus ou Júpiter. Se estiver em contato com os maléficos, pode atrair eventuais problemas de comunicação em grupo ou com os amigos, falsidade ou mentiras, além de brigas desnecessárias. Sendo assim, evite o julgamento rápido das questões que serão levantadas e procure sempre ter o pé no chão na resolução dos conflitos.
Os nativos tendem a se comunicar e raciocinar sobre assuntos relacionados a grupos, movimentos e a possuir bons desejos sobre o futuro, assim como se preocupar mais com o coletivo, potencializando temas como liberdade, independência e assuntos humanitários em geral. Pode ser bastante falante entre os amigos e quando fala sobre as esperanças e desejos, sobre como gostaria que as coisas fossem no futuro, pode falar com ainda mais entusiasmo.
É provável que seja uma pessoa mais humanitária, que acredite na justiça, liberdade e independência. Há uma certa tendência também de que suas ideias sejam pouco convencionais, pode não se importar muito com o que os outros pensam nesse sentido. Se interessa em ouvir outras pessoas que venham agregar novas ideias e informações.
Tendência também de sentir a essência das esperanças e aspirações que grupos ou movimentos têm em comum, talento que pode ser útil na coleta de informações e para compreender os desejos das pessoas. Tende a ter uma visão global mais madura e a desenvolver uma maior consciência social.
MERCÚRIO NA CASA 12
A casa 12 no zodíaco é a casa da espiritualidade e do contato com o mundo etéreo, mas também dos medos e processos muito interiorizados. Dessa forma, o contato com o plano astral pode ficar mais evidente, os sonhos poderão ser mais comuns e seu inconsciente poderá te enviar mensagens através da intuição e de meditações.
Ao se posicionar nesta casa, Mercúrio também pode tornar o pensamento lógico e racional mais atenuado, favorecendo então os trabalhos abstratos em detrimento da praticidade e a eficiência das coisas. Pode também intensificar o idealismo, os sonhos e o escapismo, assim como facilitar o contato com as artes e música, agregando a esse tipo de aprendizado e fazendo com que você enxergue as coisas por outros prismas.
A sensibilidade e fragilidade poderão prejudicar um pouco a lógica e a racionalidade exigida por Mercúrio, tornando as comunicações mais difíceis de serem estabelecidas. As pessoas poderão não entender muito bem o que você quer expressar - ou a mensagem eventualmente poderá chegar truncada aos destinatários. Assuntos ocultos e que estejam nos bastidores também ganham foco. A pessoa pode ter o desejo de pensar e falar sobre atitudes altruístas para com os outros e se interessar por pesquisas de coisas que ainda serão descobertas ou reveladas.
Geralmente acreditam no sucesso das grandes instituições impessoais, onde pessoas trabalham para servir os outros em vez de trabalharem apenas em seu próprio benefício ou unicamente por lucro. Pensar e falar sobre ideias grandiosas de cunho universal ou sobre ideias mais modestas pode ter mais apelo.
Aumentam também as chances da pessoa estar eventualmente envolvida com segredos, se envolver em trabalhos de caridade ou pelo menos refletir sobre isso, pois pode ser uma boa pessoa para gerenciar tais obras ou se envolver com filantropia em geral. As qualidades reflexivas do nativo tendem a estar interiorizadas, sintonizadas para dentro, a fim de buscar as respostas aos "por quês" e "para quê" de algumas aflitivas e inconscientes condições da vida pois pode identificar-se por instinto com possíveis vítimas de injustiça social.