NETUNO EM ÁRIES
De 1862 a 1875...
A última passagem de Netuno em Áries trouxe à tona a impulsividade da humanidade traduzida em guerras (como a guerra civil americana e a guerra Franco-prussiana), a criatividade para inventar (máquina de escrever, metralhadora, dinamite) e a determinação para descobrir (genética).
Netuno em Áries coloca a energia e impulsividade do signo a serviço da espiritualidade. As pessoas durante esse período têm maior sensibilidade além de idealizações e objetivos muitos claros, mesmo com o véu de Netuno.
Assim, muitas pessoas são pioneiras em conceitos filosóficos, ou seguem uma religião de maneira extremista, buscando converter os outros em uma verdadeira cruzada. Elas têm uma missão e pretendem cumpri-la!
A determinação ariana ganha ainda mais força e as pessoas sentem satisfação em terem uma missão definida e persegui-la. Porém, há também a necessidade de ser o melhor, de se destacar sobre os demais. Netuno traz certa confusão para Áries. Ao mesmo tempo em que pode jogar as pessoas em uma busca espiritual, elas podem ser mais orgulhosas e egoístas.
Há também um senso de urgência em tudo. As pessoas precisam estar sempre em movimento, fazendo algo. Assim, tornam-se ansiosas e impacientes, pois nem tudo anda na mesma velocidade.
O egoísmo existe, mas Netuno redireciona essa característica, despertando nas pessoas uma necessidade incessante de realizar seus objetivos e obter respostas para sua agitação interna.
Nesse sentido, os relacionamentos podem ser mais difíceis, pois as pessoas se cansam com facilidade da rotina. Há muita exigência e inconstância, fazendo com que a relação se torne imprevisível.
NETUNO EM TOURO
De 1875 a 1888...
A última passagem de Netuno por Touro deixou claro que o materialismo invadiu o inconsciente das pessoas, causando as primeiras ondas de consumo em massa. 1876 é considerado o ano em que os carros modernos surgiram. A primeira motocicleta também foi criada em 1886. Tudo isso estava alinhado com o desejo coletivo de bens de consumo mais refinados, como boa música, boa comida, boas roupas.
Os sonhos invadem os relacionamentos também. Embora seja mais difícil para a energia taurina lidar com paixões avassaladoras, quando a fagulha aparece, é complicado parar a imaginação. Porém, a possessividade taurina às vezes não se restringe apenas aos seus bens materiais e pode aparecer nas relações, junto com o ciúme.
Mas, a praticidade impera e uma hora substitui os sonhos pela realidade, contradizendo a influência ilusória e viajante de Netuno. Juntando isso com o poder criativo de Netuno, não é de se admirar que os negócios cresçam nesse período, junto com o consumismo, permeando os sonhos das pessoas de coisas bem palpáveis.
NETUNO EM GÊMEOS
De 1822 a 1889...
Netuno em Gêmeos inspira uma época onde as pessoas compreendem melhor os conceitos e ideias das outras, mesmo que muitas vezes não concordem, ao mesmo tempo em que influência positivamente pensamentos e comunicação. É uma geração que expressava sentimentos através da literatura e imagens, porém, foi também um período marcado por demasiada instabilidade e muitas mudanças. Dessa forma, as pessoas costumavam ser mais abertas aos debates e polemizar, tornando-se mais inquietas.
Nesta última era de Netuno em Gêmeos (de 1888 a 1902), várias invenções permitiram que a comunicação fluísse ainda mais entre as pessoas, como o telégrafo sem fio, o rádio de Marconi e o filme fotográfico (comunicação visual). O telefone, por exemplo, se popularizava cada vez mais no Brasil.
No plano das ideias, a psicanálise criada por Sigmund Freud se estabelecia como método terapêutico em uma busca de entender melhor a psique humana. A educação é favorecida pela comunicação. No Brasil, por exemplo, muitos seguiram carreiras em áreas de ensino na última passagem de Netuno por Gêmeos (e em áreas da comunicação, como jornalismo).
Analistas da educação brasileira afirmam que somente no final do Império e começo da República é que tem início uma política educacional estatal, fruto do fortalecimento do Estado. Até então, a política educacional era feita quase que exclusivamente no âmbito da sociedade civil pela Igreja Católica. Durante o Brasil Colônia (1500-1822), a educação assegurava o domínio dos portugueses sobre os índios e os negros escravos. No final deste período e durante o Império (1822-1889), delineia-se uma estrutura de classes, e a educação, além de reproduzir a ideologia, passa a reproduzir também a estrutura de classes. A partir da Primeira República (1889-1930), ela passa a ser cada vez mais valorizada como instrumento de reprodução das relações de produção.
As relações pessoais também são favorecidas, mas ao passo que fazer amizades é mais fácil e natural, manter relações de longo prazo é mais difícil por conta da dificuldade de criar raízes. Netuno em Gêmeos traz uma natureza interior inquieta, que busca experiências novas e variadas, assim, também idealiza-se uma época de muitas viagens e imigrações.
NETUNO EM CARANGUEJO
De 1902 a 1915...
Netuno em Câncer amplifica ainda mais os sentimentos tradicionalistas do signo, que preza pelas raízes e tradições. Quando Netuno está Câncer, as pessoas têm maior ligação com suas nações, seu espírito patriota, com seu lar e sua família. Há um risco de tornarem-se superprotetoras com os entes queridos, ou de cultivarem pessimismo por conta da situação social do mundo e do rompimento com estruturas e costumes.
Na última passagem do planeta por Câncer, de 1902 a 1915, intuição, empatia e os sentimentos tiveram destaque, influenciando inclusive no embasamento da psicanálise de Freud, cujos fundamentos haviam sido lançados no período anterior. Havia um desejo que permeava a sociedade, o qual era possuir um lar, uma família. A necessidade de se ter porto seguro por conta da Primeira Guerra Mundial, fato que trouxe a tona o medo de Câncer de ver seu modo de vida e suas raízes ruírem.
Idealismo, senso de proteção e patriotismo fizeram com que boa parte do mundo pegasse em armas para defender a família, a nação e suas instituições e tradições. Um bom exemplo que ilustra a importância da família nesse período foi a criação do dia das mães, uma homenagem à importância e luta das mães que ficaram em casa cuidando da família enquanto os homens iam para a guerra.
A vontade de cuidar da família fez com que as pessoas trabalhassem e investissem em prol de sua segurança e estabilidade. Grandes indústrias se formaram, como a Ford no setor automobilístico, por exemplo. Foi uma época de grande crescimento da economia capitalista, principalmente nos EUA, onde o presidente Theodore Roosevelt fortaleceu o comércio e a indústria do país, ganhando mercados externos e começando a exercer domínio econômico sobre outros países. Nas relações havia mais afinidade e compreensão, porém com uma tendência ao apego exagerado por conta da necessidade de manter os laços afetivos.
Netuno em Câncer também conferiu um grande poder de imaginação, o que permitiu a criação de novos cenários e experiências. Talvez isso tenha ajudado o grande cientista Albert Einstein a publicar o Fundamento Geral da Teoria da Relatividade em 1915, quase no final do último ciclo de Netuno em Câncer.
NETUNO EM LEÃO
De 1915 a 1925...
Netuno em Leão trouxe muita criatividade e uma forma diferente de enxergar o mundo. Foi um período onde arte e moda fervilhavam, havia uma influência quase hipnótica, fazendo com que as pessoas deem vazão ao seu imaginário.
Em sua última passagem por Leão, Netuno inspirou uma legião de sonhadores e idealistas. A paixão instigada por Leão foi ampliada pelo planeta, aflorando o lado artístico das pessoas. Cinema, música e teatro, assim como a forma de se vestir, foram veículos para expressar essa veia artística que palpitava.
Não é à toa que os anos 1920 foram chamados de Anos Loucos, pois trouxe a ruptura de paradigmas sociais, assim como a mudança de comportamento das mulheres e sua emancipação.
Os Estados Unidos estavam afundados na Grande Depressão, uma crise que perdurou até o começo da Segunda Guerra Mundial. Talvez reflexo de uma falsa sensação de prosperidade que permeava a sociedade americana. Ainda nos EUA, por exemplo, as pessoas conquistaram o direito de votar em 1920. Deixaram de lado seus espartilhos e começaram a usar cabelos curtos, além de maquiagem sensual, acompanhada de decotes e roupas mais curtas. Passaram a fumar, dirigir e a falar mais abertamente sobre sexo.
Houve a explosão do jazz, a arte de Salvador Dali e Pablo Picasso, a era de ouro do cinema americano (de 1915 a 1925) e a moda de Coco Chanel. Uma nova sociedade se estruturava, deixando para trás velhos hábitos e comportamentos antiquados. Leão faz parte da Cruz Fixa do Zodíaco, um eixo muito poderoso.
Outras características desse período são a teimosia e a autoconfiança, que podem levar à arrogância. O sucesso a qualquer custo fez com que as pessoas fossem mais egoístas, fazendo de tudo para alcançar seus sonhos.
A necessidade de se expressar e de perseguir os desejos acaba prejudicando a estrutura da família, pois desavenças costumam surgir entre pais e filhos. No amor, as relações tornam-se mais intensas e há muita vontade de aventura, embora possa haver lealdade entre os parceiros.
Assim como querem conquistar seus objetivos, as pessoas também querem conquistar seus amores. Porém, qualquer decepção acaba tendo um impacto ainda mais negativo na vida pessoal. Tudo isso também foi impresso na essência das pessoas que nasciam no período, aplicando tais nuances ao seu modo de ser.
NETUNO EM VIRGEM
De 1928 a 1942... Espiritualidade e trabalho duro
No período em que Netuno esteve em Virgem, estimulou uma maior busca espiritual. Mas, não é apenas a espiritualidade que vem de dentro, mas sim uma cercada de solidariedade, que coloca a mão na massa. As pessoas precisavam fazer algo prático para ajudar quem precisa. Tal comportamento também foi impresso na alma dos nascidos durante este período.
Netuno em Virgem está em seu exílio, evidenciando que o lado negativo desse ideal elevado é que as pessoas tendem a vivenciar mais os problemas dos outros e do mundo. Quando inseridas em um ambiente de sofrimento, acabam absorvendo essa energia.
O lado detalhista de Virgem também não ajuda muito nessa questão, já que as pessoas podem ser mais críticas com quem não compartilha seus ideais. Pra completar, as pessoas podem tirar os detalhes de contexto, se prendendo a pontos específicos em vez de analisar o quadro geral. Netuno cria um véu que tende a confundir o esmiuçar de detalhes virginianos.
A praticidade também permeava o contexto da época, assim a geração nascida com Netuno em Virgem não tem medo do trabalho pesado e tendem a ser eficientes. Não é a toa que acontecimentos difíceis marcaram a história durante este período, como a Grande Depressão Americana e o início da Segunda Guerra Mundial.
No amor, Netuno em Virgem trouxe um período de relacionamentos duradouros, onde um se preocupa com o bem-estar do outro. Em vez de demonstrações de carinho com a família, as pessoas preferiam demonstrar seus sentimentos através de ações, como sustentar o lar através de trabalho duro e honesto.
NETUNO EM LIBRA
De 1942 a 1956... Há de se buscar um equilíbrio.
Libra é uma energia que inspira um forte senso de justiça, algo que é amplificado por Netuno. Na última vez que o Netuno esteve em Libra, o mundo se recuperava da Segunda Guerra Mundial e um movimento de paz e justiça ecoava através de todos os países, principalmente nos que haviam sofrido mais.
Trouxe um período onde uma maior diplomacia e entendimento entre as pessoas se fez necessário. A busca pela paz e um sentimento de amor ao próximo deu origem a atos que marcaram a história em sua última passagem (1942 a 1956), como a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), fim da segregação racial nas escolas americanas, a exaltação do tema igualdade entre os povos entre outros fatos.
O Plano Marshall, conhecido como "Programa de Recuperação Europeia", foi um plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O lado negativo é que uma onda de idealismo acabou por invadir a política, abrindo as portas para todo o tipo de pessoas que pegavam carona na luta pela igualdade dos sexos e amor ao próximo, causas importantes que acabavam sendo utilizadas para propósitos pessoais.
Tanto idealismo e hipocrisia acabaram respingando em outros aspectos da vida, como o profissional. A busca pelo sucesso se tornou uma obsessão, já que Libra gosta de influenciar os outros a acatar seus pontos de vista. Afinal, acham que estão sempre certos. Os chamados rebeldes sem causa surgiram nessa última passagem de Netuno por Libra. Eram pessoas que lutavam com unhas e dentes pelos seus princípios, embora muitas vezes com muito exagero.
Já a busca pela paz, amor e igualdade começava a dar origem ao movimento hippie que se concretizou na década de 1960. O amor, aliás, é outro ponto fundamental que permeava esse período. A maior necessidade de dar e receber carinho acabou trazendo aspectos negativos, como a busca incessante pelo amor perfeito, a idealização dos parceiros e infidelidade, já que quando as expectativas não são alcançadas é mais fácil tentar com outra pessoa. Todas essas coisas imprimiram uma marca nas pessoas que nasciam durante esse trânsito, gerando indivíduos que posteriormente possuíam tais coisas evidenciadas em parte de suas personalidades.
NETUNO EM ESCORPIÃO
De 1956 a 1970... Sexo, Drogas, Rock'n Roll e Misticismo.
Netuno em Escorpião está exaltado e tem o poder de amplifcar ainda mais a intensidade deste signo. Na última passagem do planeta pelo signo (de 1956 a 1970), a sociedade vivenciou uma quebra de valores tradicionais e uma maior vontade de fugir da realidade.
Alguns comportamentos se destacaram, como a liberação sexual, o amor livre dos hippies, a experimentação com drogas como válvula de escape e o surgimento de diversos cultos religiosos - cortesia do lado místico, sondador e secretivo de Escorpião, que tem uma queda pelo oculto. A solidariedade de outras épocas começava a perder força e um cabo-de guerra entre o egoísmo e o altruísmo era travado.
Ao transitar por Escorpião, Netuno inspira um sentimento coletivo de que tudo deve ser vivido intensamente até as últimas consequências e as pessoas tendem a buscar uma realidade alternativa. No amor, o sexo tem papel importante, assim como a liberdade. As relações também podem servir como válvula de escape, mas no fundo as pessoas buscam o mesmo: ser amadas. Tudo isso também lapida parte da essência das pessoas nascidas durante este trânsito.
As artes também ganharam maior relevância neste período onde Netuno estava em Escorpião, principalmente cinema, música e artes plásticas. Além de propiciarem essa ruptura com a realidade, elas servem de canal para extravasar as frustrações, sendo assim, pessoas nascidas durante esta época possuem uma ligação mais pessoal com música e afins.
NETUNO EM SAGITÁRIO
De 1970 a 1984... A liberdade para conhecer.
Netuno em Sagitário traz o sonho de um mundo melhor, baseado em conhecimento, companheirismo e liberdade. Nessa época, a também impressa aos nascidos nela, a consciência coletiva parece ser mais receptiva ao conhecimento e sabedoria. Há uma maior necessidade de evolução mental e espiritual. Assim, a filosofia assume um papel central, em uma busca incessante por um sentido maior na vida.
Na última passagem de Netuno por Sagitário (1970 a 1984), as pessoas queriam uma sociedade mais livre, tolerante e se tornaram cidadãos do Mundo, encurtando as distâncias entre as nações com viagens áreas, onde o turismo ganhou bastante foco. Nascia o conceito de globalização, onde os países perdiam as fronteiras e todos viravam UM.
Mesmo com a Guerra Fria, as corridas armamentista e espacial cederam espaço para uma visão mais humanista, onde os governos se preocupavam mais com o Mundo e não com interesses individuais. Foi um período chamado de Humanidade Progressista. A religão e as doutrinas também ganharam foco no período, onde a igreja católica tinha seu último líder muito carismático, o Papa João Paulo II, que iniciou sua chefia em 1978. O primeiro Papa não-italiano em séculos, mais um ponto para Netuno em Sagitário.
Nessa época, a moda era bem extravagante e exalava otimismo, cores e alegria, algo que refletia ainda mais as diversas tribos do mundo. De penteados como o black power e o moicano, até o visual com roupas justas e calças boca-de-sino das discotecas, parecia que cada um queria expressar seu estilo para o mundo de uma maneira única e livre, embora exagerada.
O interesse por outras culturas foi incendiado, talvez em uma procura por entender melhor o mundo e consequentemente a vida. Porém, o capitalismo cresceu junto com essa quebra de fronteiras, o que trouxe à tona uma época de muito consumismo que conseguiu se manter.
O espírito aventureiro e ávido por ideias de Netuno em Sagitário se refletia na vida das pessoas da época, sendo também impresso em seus nascidos, que parecem sempre precisar de algo novo. O que têm não basta e procuram sempre mais, seja em relacionamentos, carreira, viagens, produtos ou bens materiais.
Nos 14 anos em que esteve em Sagitário, Netuno imprimiu sua espírito transcendente de uma forma muito peculiar e alegre em uma sociedade que precisava respirar um pouco mais fundo.
NETUNO EM CAPRICÓRNIO
De 1984 a 1998... Dissolvendo as barreiras e idealizando o próprio caminho.
Netuno em Capricórnio é um posicionamento que traz um pouco mais de desordem e ilusão no conceito de estruturas e limites, externos e internos. As pessoas querem viver em uma sociedade organizada, dentro de seus próprios padrões e tem suas próprias ideias de como conseguir isso, embora na última passagem de Netuno por Capricórnio, de 1984 a 1998, um pequeno caos pôde ser experimentado.
O alarde do aquecimento global, possibilidade de escassez de recursos naturais, a instabilidade econômica, além de guerras, fome e pobreza sendo noticiada fez com que as pessoas vislumbrassem um futuro sombrio. Historicamente, grandes poderes e estruturas vieram abaixo sob a influência de Netuno em Capricórnio, como o fim da Cortina de Ferro e a dissolução da União Soviética, a queda do Muro de Berlim, entre outros eventos. Em 1990, Urano entrou em cena junto com Netuno, fazendo uma conjunção que só ocorre mais ou menos a cada 172 anos.
Pessoas nascidas durante este posicionamento de Netuno tendem a questionar estruturas familiares, comportamentos, moda e padrões, trazendo-os para seus próprios padrões de idealização. Críticas e questionamentos se estendem para todos os setores da sociedade e as pessoas nascidas sob este trânsito de Netuno não lidam bem com valores muito diferentes dos seus.
A família é outro ponto de apoio. Embora possa ser difícil ganhar sua confiança e conquistá-los, quando acham o seu padrão ideal, costumam se comprometer. O trabalho é muito importante, pois traz a rotina estruturada que é tão apreciada por esse signo. São pessoas geralmente mais confiantes e que sempre procuram elevar o padrão em suas carreiras.
Mas nem tudo são flores. A nebulosidade netuniana pode suavizar o ímpeto capricorniano de esforço, conquista e resiliência, gerando uma falta de estímulo e mais facilidade para desistir ante a dificuldade e dureza da vida. Pode fazer com que as pessoas prezem e idealizem o sucesso, mas ficando confusas sobre qual é a melhor forma para chegar lá. Sonham com o poder, mas a realidade da vida pode tornar o sono muito leve.
Netuno tende a dissolver o militarismo hierárquico de Capricórnio, causando uma névoa densa que pode fazer o topo parecer mais perto e mais fácil de ser alcançado do que realmente é.
NETUNO EM AQUÁRIO
De 1998 a 2012... A Internet e o poder dos indivíduos.
Netuno em Aquário traz um período mais visionário e progressista durante 14 anos, que favorece avanços tecnológicos e reestruturações sociais e políticas. Uma conexão direta com a Nova Era, que se anuncia através de um grande desejo coletivo de mudar o mundo para melhor.
A consciência superior e o lado sensível das pessoas valoriza solidariedade, amor, amizade e coletivismo. A opressão começa a incomodar e o objetivo é fazer do mundo um lugar melhor para se viver.
Os sonhos de liberdade e independência podem parecer idealistas demais, quase rebeldes, mas Aquário é assim e Netuno ainda dá mais inspiração para a imaginação e criatividade nesse sentido. A paixão aquariana permite que as pessoas transformem ideias em realidade, que barreiras sejam quebradas e convenções enterradas.
No campo dos avanços tecnológicos, podemos citar a evolução da Internet, que mudou de vez a humanidade, exercendo enorme impacto na cultura e nas relações sociais. Economia e informação passaram a ser globalizadas com a possibilidade de comunicação instantânea em qualquer lugar do planeta. Não existem mais segredos e o acesso à informação é direito de todos.
Nascidos com Netuno em Aquário tendem a ter comportamentos mais originais e expressam isso no modo de se vestir e nas relações com outras pessoas. A meta é que o indivíduo possa se expressar do jeito que quiser, particularmente, a vontade de experimentar novidades pode ser algo intimidador, mas, ao mesmo tempo, excitante. Uma geração com uma imaginação fértil, sempre antenada e sintonizada com o futuro e se dando bem em várias carreiras.
Deve-se verificar também se Urano e Netuno estão presentes em Aquário, pois tais pessoas com esse combo marcam uma geração que preza bastante pelo "nós", aquelas que dão ao grupo tudo o que ele precisa, seja espaço, apoio, um ombro amigo ou atenção. O lema tende a ser o que o grupo quer.
Em um mundo cada vez menos solidário, essas pessoas mais preocupadas com o grupo e com uma individualização mais sadia podem ser bons embaixadores das coisas que permeiam Era de Aquário.
NETUNO EM PEIXES
De 2012 a 2026... A inspiração original.
Toda vez que Netuno está em Peixes, é como se um Rei voltasse para o seu reino depois de um longo período (cerca de 165 anos para ser mais exato). Assim, o planeta se sente em casa, amplificando todas as características piscianas mais marcantes.
As pessoas que nascem entre 2012 e 2026 tendem a ter uma maior compaixão, tendo em parte de sua essência mais sensibilidade e solidariedade e menos egoísmo. É uma época onde o ser humano almeja objetivos mais complexos, em busca da conexão com o todo, da transcendência pessoal e coletiva.
A emoção tende a ser transbordante e podemos ver o reflexo disso em eventos de massa, como nas Olimpíadas de Londres, que ficou conhecida por "The Crying Games" (os Jogos do choro) em uma crônica do jornal The Telegraph. Isso porque era comum ver os espectadores chorando juntos em vários eventos.
É a empatia de Peixes permeando todos os seres, que são sensibilizados em onda. Além disso, a criatividade, inspiração e intuição de Netuno influenciam comportamentos e a cultura, principalmente a música e o cinema, favorecendo o surgimento de músicos e diretores que usam a arte como um veículo para expressar o que se passa no nosso interior e na sociedade como um todo. É também um momento onde haverá um aumento da capacidade de transcendência e integração do Ser Humano com algo maior e onde as drogas poderão ser tema de constante debate.
É uma época onde demonstrar os sentimentos e ser vulnerável é uma atitude libertadora e amplamente praticada. Existe a procura por algo maior, especial, que transcende. O mundo abstrato de Peixes permeia a humanidade, que pergunta quando seus sonhos irão se concretizar.
O problema é que quando não se realizam, abre espaço para a melancolia. A ilusão e o idealismo desmedidos, aliás, são pontos negativos desse posicionamento, pois podem vir acompanhados de desilusão. Há mais sensibilidade, mas as emoções também estão à flor da pele. As pessoas ficam tristes com a mesma rapidez que ficam felizes. As barreiras que cercavam o coração parecem cair e é mais difícil controlar as emoções.
Relacionamentos podem virar uma montanha-russa, com as pessoas agindo de forma irracional, pois os sentimentos acabam tomando conta da razão, mas o "eu te amo" nunca saiu tão fácil. E engana-se quem pensa que é superficial! O sentimento é real e vem da necessidade de amar e ser amado.
Netuno em Peixes não quer solidão, quer um mundo onde todos partilhem suas vidas e experiências. O último período racional e independente de Netuno em Aquário deixou como legado a internet. Netuno em Peixes aproveitou esse legado para expandir as redes sociais, conectando todas as pessoas mundialmente, dissolvendo as barreiras.