A RODA DO ANO
Descobri que existia uma ''Roda do Ano'' depois que li o Grimório de Oberon em 2000 e lá vai fumaça... Logo me interessei, pois acredito que tudo na Vida é Cíclico. Então, lendo e sentindo, percebi que para mim, a Roda do Ano segue a mesma Roda do Zodíaco. Por exemplo, quem nasceu em 25 de novembro é do Signo de Sagitário, tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
.
O que quero dizer é que final de ano, sigo a Roda Norte, comemoro/cultuo/celebro Samhain (Halloween, Dia de Todos os Santos, Dia de Finados) e Yule (Natal). E não, Beltane e Litha. Me sinto mais conectada seguindo esta Egrégora. Mas isto varia de cada um. O importante é RESPEITAR o outro. Certo? Ninguém é melhor ou pior, por seguir a Roda Norte ou a Roda Sul. Não há regras! Por mais que alguns tentem imputar alguma a você.
YULE
Em Yule, temos o final da energia de Sagitário e o início da energia de Capricórnio. Também temos o Solstício de inverno no HN e o Solstício de verão no HS. Em muitos países comemora-se o nascimento do Deus-Sol, ou o menino da promessa, que recebe diversos nomes.
Yule também é conhecido como o Festival das Luzes. Na antiga Roma era uma noite conhecida como Natalis Solis Invicti (Nascimento do Sol Invicto) e ocorria durante o festival mais longo da Saturnália. Yule foi o primeiro festival pagão a ser cristianizado, quando o nascimento de Jesus Cristo foi oficialmente transferido para o Solstício e denominado NATAL.
Como Yule é a versão original do Natal, praticamente qualquer coisa que você fizer para o Natal será apropriado para Yule: Guirlanda na porta, casa decorada com pequenas lâmpadas, pinheiro, ramos de azevinho, hera e visco. Toda aquela decoração linda que lembre o frio do inverno do HN.
Monte uma árvore e decore-a com símbolos que sejam especiais para você (se quiser podem ser feitos à mão). Se reúna com a Família ou Amigos, ou qualquer pessoa que Goste. Se for uma pessoa sozinha, curta sua introspecção, aprecie-se. Use uma toalha de altar e velas vermelhas e verdes. Ou estenda uma folha de algodão sobre o altar para imitar a neve. Fica muito bonito!
IMBOLC
Em Imbolc (ou Oimelc) temos a energia de Aquário. Segundo Oberon, Oimelc significa ''leite de ovelha'' e Imbolc significa ''na barriga'', caracterizando este festival como o festival da Luz e da Fertilidade. Além de relaciona-lo com todos os lacticínios. Pois neste período, as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação, indicando que o inverno estava se preparando para ir embora, enquanto a primavera estava se preparando para chegar.
Imbolc também é conhecido como o Festival das Luzes. Ele pode ser chamado de Brigantia e é dedicado a Brígida ou Brigit. Deusa do Fogo, da forja, da inspiração, da cura herbal, da poesia, do parto... Em tempos remotos, todos agradeciam a ela por ter mantido o Fogo das lareiras queimando durante as noites escuras e geladas do inverno.
Imbolc marca o início da estação do pastoreiro e do cultivo. Nele é celebrado os ''mistérios femininos'' e ''ritos de passagem'' para o mundo da mulher. É um período de iniciação diânica e celebração da fraternidade entre irmãs. Conhecido como Dia da Dama em algumas tradições wiccanas, foi cristianizado como Candlemas ou Candelária e popularizado como Dia da Marmota.
Imbolc é o Sabbat da Purificação (tanto pelo Fogo quanto pela Água). Uma prática tradicional é varrer... Mentalizando que está expulsando todas as energias negativas. Outra é queimar tudo que for velho. É um momento de limpeza e de nos prepararmos (por dentro e por fora) para Ressurgir... Na realidade, não é assim que funciona? As coisa só engrenam mesmo, depois do Carnaval, a partir de fevereiro. Para finalizar, use uma toalha de altar e velas vermelhas e brancas. Não se esqueça de encher seu cálice com leite.
OSTARA
Em Ostara temos o final da energia de Peixes e o início da energia de Áries. Também temos o Equinócio de Primavera no HN e o Equinócio de Outono no HS. Ostara recebeu o nome de Eostre (Estrela do Leste), a Deusa saxã da aurora e da fertilidade, que em outros lugares é chamada Ishtar, Astarteia, Ashera, Afrodite, Inana, Vênus...
E foi cristianizada como Easter (Páscoa), outra variante do nome da Deusa. Ovos, coelhos e patinhos são todos símbolos de fertilidade e universalmente associados a este festival. Vale lembrar que este é o Ano Novo no calendário zodiacal.
Ostara é um festival que celebra a fertilidade e o nascimento, quando a Mãe Terra dá a luz dois pares de Gêmeos Sagrados: o Homem Verde e a Donzela Verde, o Homem Vermelho e a Donzela Vermelha, que representam as plantas (flora) e os animais (fauna).
Biscoitos marcados com cruzes (paska) são uma guloseima tradicional e representam o Sol equilibrado. No Círculo de Elêusis, Perséfone retorna de seus seis meses no Mundo Subterrâneo, renascida como Kore, a Donzela das Flores.
Ostara é a época de celebramos o Despertar da Terra, de pintar seus próprios ovos de Ostara, de iniciar um jardim... Dê as boas-vindas aos espíritos da Natureza e energize as sementes que irá plantar. Monte um altar de jardim com ovos coloridos, coelhinhos (ou outros animais) e flores. Use uma toalha de altar e velas verdes e brancas.
BELTANE
Em Beltane temos a energia de Touro. É a grande celebração da sexualidade. Simboliza o casamento sagrado do ''Homem Vermelho'' com a ''Donzela Verde'', ou do Deus com a Deusa, a união dos princípios, masculino e feminino, da Criação, comum e tão esperada no rito do MAYPOLE.
Nos dias de hoje, o mais sensato é que a União Sexual também seja realizada, sim-bo-li-ca-men-te, ao mergulhar um athame (símbolo fálico) em um cálice (símbolo do útero da Deusa). Vale ressaltar que casamentos no mês de Maio, entre mortais, são considerados de mau agouro, pois estão ligados à destruição do Rei de Maio.
A palavra ''Beltinne'' vem do nome do Deus céltico ''Bel'', que era o senhor da vida, da morte e do mundo dos espíritos. ''Tinne'' é uma palavra céltica que significa fogo. Assim, Beltinne/Beltane quer dizer ''Fogo de Bel''. Por isto, uma Grande Fogueira é acesa, onde todos pulam e dançam. Beltane é dia de alegria, de felicidade e de rir. É tradicional usar verde, a cor das fadas.
Os antigos povos célticos traziam seus rebanhos para perto dos fogos de Beltaine, orando pela saúde e pela proteção dos animais. Também chamado de Dia de Flora, Dia da Lebre e Início do Verão, Beltaine foi cristianizado como Rudemas. Guirlandas de flores eram usadas na cabeça e cestas de maio eram deixadas nas portas das pessoas que se amavam.
A Noite de Maio é chamada de Walpurgisnacht. Nesta noite celebra-se a concepção da Primavera, por Wodan e Freya, e a fogueira deve ser acesa usando uma faísca de pederneira e aço. É considerada uma noite ''louca'', onde o véu entre os mundos está mais tênue, assim como em Samhain. No período clássico, a Noite de Maio era o Festival de Hades, Senhor do Mundo Subterrâneo. Decore seu altar com flores e fitas coloridas, use uma toalha de altar e velas verdes e rosas.
LITHA
Em Litha temos o final da energia de Gêmeos e o início da energia do Caranguejo. Também temos o Solstício de verão no HN e o Solstício de inverno no HS. Litha é o nome de uma Deusa saxônica dos grãos, correspondente a Deméter ou Ceres, e seu festival também é alegre, abundante e cheio de jogos. No cristianismo, tornou-se o dia de São João. Neste dia, costuma-se fazer piqueniques, nadar e brincar de dia, bem como ascender fogueiras e soltar fogos de artifício à noite.
Esta celebração é feita especificamente em honra da grande Mãe Terra, que nos alimenta com a generosidade de seu caldeirão inesgotável, mas devemos também honrar o Pai Sol neste período. Litha é um festival de famílias, parceiros e crianças. É a melhor época para o casamento.
Há uma infinidade de lendas que os falam de antigas Tradições, de banhos purificadores e curas milagrosas, realizadas nas noites do Solstício, em fontes, rios e cachoeiras. Acredita-se que tudo aquilo que for sonhado, desejado ou pedido na noite de Litha se tornará Realidade. Use uma toalha de altar e velas amarelas e brancas. Não esqueça de encher seu cálice com água.
LAMMAS OU LUGHNASADH
Em Lammas (ou Lughnasadh) temos a energia de Leão. Esta é uma época conhecida como a Primeira Colheita. A princípio, Lughnasadh significa ''jogos de Lugh'' e recebe este nome, porque Lugh é um Deus Solar Irlandês. Sempre foi tradicional realizar festivais neste período, junto as bênçãos dos primeiros frutos. Assim como a Festa do Pão, Lughnasadh é comemorado assando os primeiros pães, dos primeiros grãos que foram colhidos. O pão representa o corpo do Deus decaído.
Lughnasadh é um festival dedicado à energia masculina, também é um período de iniciações masculinas. Por isto, é celebrado com jogos competitivos, em especial, entre homens e meninos. Os sacerdotes representam o Homem Verde e o Homem Vermelho e lideram equipes opostas. Originalmente, os jogos eram feitos em honra a mãe de Lugh.
Este festival foi cristianizado como Lammas ou ''Loaf-mass'' (Missa do Pão). Decore seu altar com flores e alimentos campestres (especialmente grãos, como milho e sementes de gramíneas) e use uma toalha de altar e velas laranjas e amarelas.
MABON
Em Mabon temos o final da energia de Virgem e o início da energia de Libra. Também temos o Equinócio de Outono no HN e o Equinócio de Primavera no HS. Esta é conhecida como a Segunda Colheita. Mabon recebe o nome do Deus Galês da colheita, o filho sagrado de Modron (A Grande Mãe).
Ele é o Homem Verde cujo sangue é uma bebida inebriante: Dioniso (vinho), Osíris (cerveja) e John Barleycorn (Uísque). Este festival comemora o sacrifício ritual do Deus Verde e sua descida ao Mundo Subterrâneo. Em alguns lugares é o festival da Colheita da Uva.
A tradição mais universal na Europa era a ''boneca de milho'', feita da última espiga a ser colhida. Acreditava-se que o espírito do grão residia nesta boneca e deveria ser tratado de acordo, comandando a festa da colheita. Mabon é um bom período para cortar novas varinhas e bastões de salgueiro.
As coisas que você plantou em sua vida neste ano, agora você está colhendo; E por todas estas coisas, agradeça! Decore seu altar com folhas coloridas e pequenas cabaças, nozes, milho seco, sementes, bolotas e pinhas. Use um pano de altar e velas laranjas e marrons.
SAMHAIN
Em Samhain temos a energia de Escorpião. Esta é conhecida como a Terceira Colheita. Samhain é o festival celta dos mortos, quando o véu entre os mundos está mais tênue e os espíritos que partiram podem visitar ou se comunicar...
Samhain foi cristianizado como Dia de Todos os Santos, sendo a noite anterior chamada de All-Halloes, Hallowmas ou Hallowe'en. É um dos festivais favoritos para usar máscaras, escavar abóboras e brincar de ''gostosuras ou travessuras''. No México, é conhecido como Dia de Los Muertos ou Dia dos Mortos. É uma época de honrar nossos ancestrais, lembrar nossos mortos e saudar nossos ascendentes.
O elemento mais importante da noite de Samhain é a Ceia Muda, uma refeição composta de alimentos do Mundo Subterrâneo (cogumelos, nozes, azeitonas pretas, carne de porco, feijão, chocolate, etc.) compartilhados em total silêncio, para a qual os espíritos dos mortos queridos são lembrados com amor. Use uma toalha de altar e velas laranjas e pretas.