SOL/CASAS

SOL NA CASA 1

A casa do mapa astrológico onde se localiza o Sol é iluminada por ele, sendo, portanto, uma área onde o sujeito tem mais clareza e auto expressão. A primeira casa está relacionada ao signo de Áries, casa onde o Sol fica exaltado, conferindo a quem tem esse posicionamento uma boa dose de autoconfiança, amor-próprio, autonomia, determinação, coragem e possivelmente liderança.

É um setor de extrema importância, pois tem como cúspide o próprio Ascendente. Quando o Sol está nessa casa, uma casa de identidade, que marca a saída do útero materno para se tornar um ser separado da mãe, o indivíduo tende a querer buscar o seu lugar no mundo, empreendendo esforços na conquista de suas metas, com mais garra e disposição para enfrentar desafios.

Os nativos podem manifestar grande entusiasmo, disposição e vitalidade. Dificilmente passam despercebidos e o jeito mais caloroso e jovial com que tendem a se expressar, pode acaba envolvendo e atraindo pessoas que vão se tornando suas seguidoras.

Quem tem o Sol na primeira casa geralmente quer ser reconhecido e respeitado pelas suas conquistas e méritos, não medindo esforços para atingir seus objetivos. Como confiam tendem a confiar mais em si mesmos, entram em campo mais dispostos a fazer gol, mas, em contrapartida, muitas vezes se excedem e acabam se tornando um pouco mais arrogantes, prepotentes e vaidosos.

A má utilização dessa energia torna o convívio com esses indivíduos um pouco difícil, pois se ligarem o modo automático, podem acabar se transformando em seres autocentrados, narcisista, teimosos, autoritários e que não aceitam críticas, querendo impor suas ideias a todo custo. Muitas vezes se tornam tipos tirânicos, insensíveis, egoístas ou destemperados.

Em termos físicos, o Sol na primeira casa confere boa saúde, energia e vigor. Muitos nativos com esse posicionamento se dedicam as atividades esportivas, pois precisam extravasar o excesso de energia.

 

SOL NA CASA 2

O Sol na casa pode fazer com que o nativo dê valor ao desenvolvimento de qualidades que o levam a conquistar recursos materiais ou que propiciem sua independência pessoal. É muito comum que pessoas com esse posicionamento se lancem em negócios que tenham boas chances de prosperar, atividades que farejam com mais facilidade pois costumam ter um olhar afiado não só para oportunidades que possam dar lucro, como para materiais de boa qualidade (e com bons preços).

Prezam pela simplicidade e praticidade, deste modo, tendem a não perder tempo com projetos mirabolantes e arriscados, sabendo administrar seus recursos e negócios, atitude que os leva a manter o saldo da conta bancária positivo e alguns investimentos que lhes garanta segurança em tempos difíceis.

Como geralmente costumam associar o valor pessoal com o poder aquisitivo, e com o que conseguem acumular ao longo da vida, tendem a cuidar, fazer crescer e a multiplicar os recursos e a melhorar o padrão de vida. Quando o Sol está aflito, podem gastar mais do que ganham, com o intuito de desfrutar de todos os prazeres que uma bela conta bancária pode proporcionar. Assim, podem correr riscos nos negócios, esbanjar demais ou compensar carências e inseguranças com todo tipo de excesso e indulgência.

Como têm certa habilidade para produzir e conduzir os negócios, podem gastar de forma exagerada, correndo riscos desnecessários e muitas vezes querendo comprar o reconhecimento, a admiração e até mesmo o afeto dos outros, o que acaba sendo sempre uma grande ilusão.

No que concerne à má utilização dessa energia, existe ainda um tipo que é pode ser muito avarento, mesquinho e apegado a tudo que acumula. São pessoas que desenvolvem relação afetiva com os seus objetos e que acabam preferindo o isolamento a ter que emprestar, doar ou dividir suas aquisições com outras pessoas, portanto há de sempre se fazer boa manutenção dessa energia para não se desviar para este caminho.

SOL NA CASA 3

Pessoas com o Sol na casa 3 no mapa astral valorizam mais qualquer atividade que possibilite a troca de conhecimento e de informações. Tendem a se sentir mais energizadas quando podem partilhar o que aprenderam, estão em movimento ou estão estudando assuntos de seu interesse.

Transitam em diversos meios, tendo a habilidade de adequar a sua linguagem a cada universo onde estão. Além disso, como valorizam o movimento e têm uma curiosidade mais aguçada, acabam fazendo muitos contatos e desenvolvendo habilidades diversificadas.

Devido ao grande número de cursos em que podem se inscrever (e sobre os mais variados temas), acabam criando uma boa rede de contatos. Costumam ser mais joviais, agradáveis, rápidos e espirituosos e em geral, são pessoas mais interessantes, pois têm assunto para todos os gostos, tem uma essência mais leve e podem gostar de um bom papo.

Quem tem Sol na casa 3 fica ligado ao ambiente onde transita, geralmente não gosta muito de monotonia e rotina. Gostam de inovar, viajar e conhecer pessoas de diferentes tipos. Podem ter uma maior ligação com parentes e irmãos, desde que o Sol não esteja aflito.

O aprendizado e a comunicação ganham mais luz, seja ela falada, escrita, dramatizada, representada, na leitura e por aí vai. Não satisfeitos em explorar o universo da língua que dominam, podem se interessar por outras línguas e dialetos estando sempre atualizados, gostando de se informar, explorar e mantendo a mente ativa, parecendo eternos estudantes ávidos pelo saber.

Quando o Sol nesta posição está sob tensão, a tendência é a dispersão e o excesso de atividades simultâneas que acaba resultando em um acúmulo de conhecimentos rasos e inúteis, que não contribuem em nada para o crescimento intelectual. E como a mente pode estar sempre a 220v, as tarefas muitas vezes ficam pela metade, pois acabam perdendo o foco, ficando ansiosos e diminuindo a objetividade, tornando-se cansativos. Além desses pontos mais tensos, essa energia pode se transformar em fofoca, falta de discrição, mentira, difamação ou outras atitudes comprometedoras.

Outro aspecto do uso indevido desse posicionamento é a fala pretensiosa, típica de pessoas que não se aprofundam em nada e que, fazendo uso da boa lábia, vendendo um peixe de que são experts em determinados assuntos que não dominam. Essa falta de compromisso com a verdade pode gerar confusão e descontentamento. Devem buscar sempre a objetividade, direcionando suas energias para objetivos concretos, evitando a dispersão e a falta de foco. O compromisso com o outro e com o que é dito deve ser observado, evitando situações embaraçosas.

 

SOL NA CASA 4

O Sol na quarta casa do mapa natal está no fundo do céu, ou seja, no ponto mais baixo do mapa. Como a quarta casa está ligada ao signo de Câncer, os indivíduos que possuem o Sol na quarta casa podem ter alguns traços cancerianos, o que faz com que tenham que distinguir entre o que são e o que a família é. Podem dar mais importância ao ambiente familiar, as questões ligadas à alma e ao crescimento interior do que ao mundo externo, justamente porque precisam descobrir quem são como partes dissociadas do núcleo familiar, o que nem sempre é fácil.

Quando o Sol está bem posicionado, costumam ter uma boa relação com a mãe ou com o pai, dependendo do genitor que estiver representado na casa 4, o que lhes dá respaldo emocional e boa nutrição afetiva. No entanto, quando a relação familiar é complexa, esses indivíduos tendem a construir couraças de proteção contra a vulnerabilidade emocional, o que muitas vezes acaba repercutindo nos relacionamentos amorosos e familiares que serão construídos numa outra fase da vida.

Podem ter forte identificação com as suas raízes, com a tradição, com os pais e familiares, geralmente se interessam por história, antropologia e questões relativas a bens imóveis e propriedades. Normalmente, a ligação com o núcleo familiar é mais estreita ou sufocante, por esse motivo costumam dar valor à aquisição de bens imóveis, onde possam fazer as coisas ao seu modo.

Têm apreço pelo conforto e sentem-se bem em casa, lugar que lhes proporciona segurança e onde gostam de receber amigos, de forma hospitaleira e acolhedora, pois costumam ser bons anfitriões. Quando o Sol está aflito, os indivíduos de Sol na casa 4 podem ser apegados aos pais, muitas vezes comprometendo o casamento ou a vida profissional por causa do vínculo excessivamente estreito com a família.

A figura da mãe negativa pode ser percebida como frieza e distanciamento emocional, o que acaba gerando adultos mais inseguros, carentes ou com dificuldade de lidar de traumas e possíveis hábitos nocivos experimentados na infância.

Quando a casa 4 é representada pelo pai e o Sol está aflito, o indivíduo pode perceber o pai como déspota, frio e distante ou como alguém poderoso que tolhia sua expressão. Assim, terá de se esforçar para se livrar do domínio da figura paterna ou poderá viver numa eterna busca pelo pai ausente. Devem procurar ser eficientes na vida profissional, sabendo dosar o que pertence a esfera familiar e o que faz parte da esfera pública, pois tendem a misturar as estações, o que pode prejudicar o desempenho profissional.

 

SOL NA CASA 5

O Sol na quinta casa está domiciliado e leva consigo alguns traços leoninos, onde os nativos que têm esse posicionamento costumam ser mais generosos, criativos, dramáticos, alegres, cheios de entusiasmo e energia.

Os nativos têm um forte sentido de identidade, de expressão da personalidade e da satisfação de ser quem é. A casa 5 também está relacionada com os nossos dons, prazeres e com a capacidade de amar e de gerar filhos. Os indivíduos que tem o Sol nesta casa irradiam autoconfiança, autonomia, brilho, carisma, charme e magnetismo.

Os filhos têm grande importância, pois reforçam o sentido de identidade. Os romances também fazem com que se sintam especiais. Precisam ter alguma forma de expressão artística ou hobbies que deem vazão a expressão da criatividade, como forma de botar para fora seus sentimentos, emoções e criatividade.

Podem ser inclinados a gostar de festas, eventos, bons restaurantes, vida noturna, esportes, jogos ou apostas. Apreciam transitar por lugares refinados e participar de eventos culturais e programas familiares - estar com os filhos é sempre prazeroso.

Costumam ser mais extrovertidos, animados e vibrantes, sendo considerados como figuras importantes em festas. Tendem a se expressar de forma calorosa e carinhosa, o que os torna mais sedutores e atraentes. Valorizam a aparência, podem querer caprichar no visual, não medindo esforços para isso, assim como andar bem-vestidos.

Estar em evidência ou representar papéis pode ser algo prazeroso, podendo exibir um lado bastante teatral. Quando essa energia é utilizada de forma negativa, podem ser muito orgulhosos, arrogantes, exibicionistas, narcisistas, fúteis, tendendo a avaliar os outros pela aparência, o que os torna superficiais e esnobes. Se o Sol estiver aflito, podem ter dificuldade em receber críticas e em perceber que o sol não gira ao redor deles, vindo a se mostrar autocentrados, vaidosos, egoístas, prepotentes e dramáticos, chegando, em alguns casos, a fazer verdadeiras novelas mexicanas para chamar a atenção.

O gosto pelos prazeres pode fazer com que corram riscos desnecessários tanto na vida financeira como na afetiva, pois podem ser sedutores e gostarem de enaltecer o ego. Em alguns casos, podem chegar ao ponto de viver à sombra de parceiros que lhes garantam conforto e boa vida. Além desses aspectos desafiadores, podem ser prejudiciais aos filhos quando não se realizam, pois tendem a querer brilhar através da prole, que acaba sendo sufocada pelos anseios paternos e pelo excesso de expectativas que acabam sendo criadas.

 

SOL NA CASA 6

Quem tem o Sol na sexta casa pode ter alguns traços virginianos, sendo importante estabelecer rotinas, cuidar da alimentação e se dedicar ao que faz. Esse posicionamento confere ao nativo algumas habilidades práticas, que se desenvolvem no dia a dia, vindo a se tornar um bom diferencial para o indivíduo, uma vez que acaba criando métodos que agilizam o trabalho, trazendo a luz da praticidade e organização para a vida diária.

O Sol na casa 6 indica que há uma grande necessidade de se doar e de servir, o trabalho tem conotação de empenho e dedicação. São indivíduos que têm condições de observar melhor os detalhes, as minúcias, implantar métodos e sistemas e analisar dados, tendo uma visão geral bastante detalhada da área em que atuam. Podem ser mais dedicados, evitando faltar ao serviço e não valorizam pessoas que fazem corpo mole ou que não se comprometem com o que tem que ser feito.

Essa configuração também está ligada ao cuidado com a saúde, o que acaba criando a necessidade de estabelecer rotina, hábitos alimentares saudáveis, disciplina, atividades esportivas regulares, interesse por nutrição, dietas, treinos funcionais, equilíbrio entre o corpo e a mente e pela área da saúde de um modo geral.

Os nativos que têm esse posicionamento sabem transitar bem pelos setores de uma empresa, se relacionando com todas as esferas, habilidade que lhes confere a capacidade de observar tudo que acontece na engrenagem de uma organização, geralmente se tornando indispensáveis, motivo pelo qual costumam se tornar supervisores ou gerentes.

Em geral podem ter apreço por animais de estimação e sentem prazer em cuidar de jardins, plantas, além de simpatizarem com a ideia do cultivo de produtos orgânicos dentro de casa. Muitos médicos, terapeutas e veterinários têm Sol na sexta casa do mapa.

Quando o Sol está aflito nesta posição, o indivíduo pode se tornar maníaco por organização e limpeza, vindo a desenvolver síndromes, hipocondria ou se tornando desorganizados, negligentes com a saúde, o que abre as portas para doenças. Além disso, podem se tornar compulsivos por trabalho, vindo a negligenciar o lazer e o descanso. Como adotam esse tipo de postura, acabam sendo exigentes, críticos, detalhistas demais, burocratas e autoritários.

A expressão negativa do Sol na sexta casa também pode gerar sentimentos de inferioridade, fazendo com que se rebaixem ou se tornem verdadeiros capachos para manter posições. Muitos nativos com esse posicionamento são explorados, não conseguindo estabelecer limites às exigências abusivas de seus superiores.

 

SOL NA CASA 7

O Sol na sétima casa tem traços de Sol em Libra, dando ao indivíduo um pouco do dom da conciliação, podendo ser bons mediadores ou conselheiros, conseguindo analisar os dois lados de uma questão com boa imparcialidade, buscando fazer com que as pessoas se reconciliem ou cheguem a um entendimento pautado na razoabilidade.

Também apreciam as relações cordiais, fazendo esforços para manter o equilíbrio e a harmonia mesmo nos locais mais caóticos. Raramente perdem a cabeça entrando em brigas violentas onde os oponentes estão transtornados, pois geralmente têm aversão a descontrole e a acessos emocionais.

Tendem a encontrar a sua individualidade no outro, seja através de associações, parcerias ou de relacionamentos. Valorizam bastante o convívio a dois e buscam se adequar a ele. É um excelente posicionamento para o processo terapêutico, uma vez que isso envolve transferência e contratransferência.

Quando a energia é empregada de forma negativa, tendem a se anular em função dos relacionamentos, muitas vezes se escondendo atrás de alguém que determine o que devem ou não fazer, como se não fossem capazes de viver sem uma companhia. Em alguns casos, dão mais valor ao status conferido pelo casamento do que ao parceiro, tecendo críticas aos companheiros e reclamando do que eles fazem, sem enxergar os seus próprios defeitos.

 

SOL NA CASA 8

O Sol na oitava Casa tem uma tonalidade escorpiana, conferindo ao indivíduo uma aura de mistério e um certo interesse pelo desconhecido, assim como pelo que é inconsciente, metafísico, oculto e por questões relacionadas ao sexo e à morte.

Quem tem esse posicionamento consegue gerir os recursos alheios com certa maestria, sejam econômicos, mentais, emocionais, entre outros. Tem maior capacidade de ocupar cargos de chefia, de lidar com situações de crise, negócios de alto risco bem como de movimentar grandes quantias de dinheiro com uma maior naturalidade.

Essa capacidade, se evidenciada, faz com que acabem adquirindo poder, pois têm uma intuição mais afiada, sabendo exatamente quando alguém está escondendo informações. Conseguem perceber os outros e as oportunidades com muita clareza, bem como sabem manter a frieza quando negociações que envolvam pressão ou crise ocorrem.

Aumentam as chances de receber heranças, benefícios e favores dos outros ao longo da vida, bem como obter fama e reconhecimento depois que morrem. Lidam bem com questões ligadas à previdência, investimentos e espólios.

Quando tal energia está tensionada, os indivíduos podem vir a se tornar rancorosos, vingativos e / ou manipuladores, não poupando esforços para que as coisas saiam de acordo com o que eles querem. Como a oitava casa também está relacionada ao ocultismo, em alguns casos, podem chegar ao extremo de querer manipular pessoas e situações fazendo uso do poder de uma mente bem focada em algo, sem querer.

A oitava casa também está ligada à parte da energia sexual. Quando essa energia está em desequilíbrio, os nativos podem querer viver em meio a luxúria, sendo compulsivos em relação a este assunto ou podendo requerer vantagens e facilidades através do uso dessa energia.

 

SOL NA CASA 9

O Sol na nona casa pode indicar uma ambição voraz por conhecimento, e confere aos nativos a busca por todo tipo de estímulo que leve à sabedoria. Também vitaliza todas as tentativas de expansão e crescimento pessoal.

Os nativos costumam ser mais estudiosos, fascinados pelo saber e pela ideia de transpor barreiras, até mesmo as territoriais. A atração exercida pelo que é estranho, distante ou exótico pode ser grande, como também pelo misticismo e filosofia, fomentando um desejo por descobrir como operam as engrenagens cósmicas, o significado da vida e de todos os acontecimentos. Sente que os sonhos e grande projetos devem ser contemplados e estudados.

Há mais disposição para realizar grandes feitos na vida, desenvolvendo também a reciprocidade. Ou seja, quando ajuda, é sempre ajudado de volta - e quem recebe a ajuda torna-se uma pessoa com mais potencial de crescimento pela experiência proporcionada.

Não costumam se contentar com ideias pré concebidas, pesquisando e se aprofundando nos temas que lhes despertam interesse. Para tanto, empreendem esforços na aquisição do conhecimento, seja através do ensino acadêmico, de viagens, histórias, culturas, curiosidades, cursos de especialização ou até mesmo pelo uso extensivo da internet.

Devem se atentar em conter os impulsos de motivação que são criados apenas por ideais de grandeza ou megalomania a ponto de perder contato com a realidade.

A nona casa também está relacionada com publicidade e com as leis, portanto, não raro encontramos nativos com o Sol nesta posição trabalhando em órgão governamentais, sendo editores, fazendo concursos, atuando junto aos tribunais ou sempre propagando informações e conhecimentos úteis. Podem ser mais inconstantes, com maior facilidade para aceitar mudanças de residência, de local de trabalho e de rotina. Enxergam muitas oportunidades de ampliar seu conhecimento em tais processos de mudança.

Como costumam se aprofundar nos estudos ou nos muitos temas que lhe são interessantes, muitas vezes acabam se tornando professores, o que lhes faz muito bem, uma vez que isso possibilita mais ainda a expansão do conhecimento, o enriquecimento cultural e a troca de saberes. Geralmente se interessam por filosofias antigas, astrologia, religião, ética e cultura e muitas vezes saem em busca de algo que faça sentido, de conhecimentos que saiam do ordinário e tragam respostas a perguntas que vêm sendo feitas ao longo dos tempos, tais como: "quem somos nós?", "Quais são os nossos propósitos nessa vida?", "Deus existe? Se sim, o que é Ele?". Estão sempre em busca de questionamentos que tragam visão ampla, que vá além do senso comum.

Os planos são mais futuristas, à frente de seu tempo, muitas vezes são visionários que conseguem antever diversas tendências sem nem saber como e muitos possuem uma mente quase profética. Quando o Sol está aflito, podem se tornar arrogantes e prepotentes, querendo demonstrar certa superioridade intelectual. Quando enveredam por esse caminho, tornam-se pedantes e tendem a julgar os demais, fazendo críticas severas e exageradas.

Quem tem Sol na nona casa pode ainda se tornar acumulador de conhecimentos sem jamais partilhá-los. Assim como podem ser típicos viajantes consumistas que não têm o menor interesse em conhecer a cultura ou em adquirir conhecimentos do lugar que visitam, se contentando apenas em postar fotos nas redes sociais e em fazer compras.

 

SOL NA CASA 10

Quem tem Sol na casa 10 tem alguma sintonia com Capricórnio. A décima casa é o ponto mais alto do mapa natal, tendo grande destaque por representar nossas aspirações, objetivos de vida, carreira, as figuras de autoridade, um dos genitores e a imagem pública, isto é, a imagem que queremos transmitir com o tempo, a medida que vamos amadurecendo.

Quando o Sol está na casa 10, o indivíduo dá muito valor a imagem pública, se esforçando para atingir o sucesso profissional ou ser reconhecido. Geralmente investem em cursos de especialização e aprimoramento, traçando metas ousadas que vão galgando pacientemente até chegarem onde querem.

O Sol na casa 10 irradia uma energia de perseverança, de esforço, de crescimento pessoal e determinação, que impulsiona esses indivíduos a buscarem a excelência profissional, quererem ser os melhores e os mais competentes, motivo pelo qual vivem traçando planos de médio e longo prazo, se dedicando aos objetivos, fincando bases sólidas e construindo uma carreira que lhes traga prosperidade e respeitabilidade.

Indivíduos com essa configuração geralmente valorizam a seriedade, a ética e os padrões de qualidade. Em geral, procuram passar uma imagem de confiabilidade e discrição, o que lhes garante relevo social, podendo vir a ocupar cargos de prestígio na esfera profissional, bem como cargos de responsabilidade e de altos escalões em organizações ou na vida pública.

Quando o Sol está aflito, podem querer atingir o sucesso passando por cima dos outros, se deixando guiar pela lógica de que "os fins justificam os meios". Nesse sentido, lançam mão de todos os artifícios para atingir suas metas. Alguns indivíduos com essa configuração se tornam pedantes, orgulhosos e julgam os outros pelo lugar que ocupam, pelo status ou pelos títulos que acumulam ao longo da vida. Esse tipo pode se tornar altamente competitivo, usando meios reprováveis para eliminar qualquer concorrência que atravesse o seu caminho.

Com um Sol sob tensão, podem querer viver uma vida de aparência para mostrar sua superioridade, como se o valor pessoal estivesse atrelado ao prestígio profissional. Uma outra faceta desagradável do Sol na décima casa se apresenta quando os nativos não conseguem atingir as suas metas, vindo a se tornar amargurados ou demasiadamente ambiciosos.

 

SOL NA CASA 11

Indivíduos com o Sol na décima primeira casa se sintonizam um pouco com a energia de Aquário, dando certa importância à liberdade assim como às amizades e as atitudes que tenham uma dimensão social. Possuem uma boa intuição do senso comum, conseguindo captar mais facilmente as tendências e os rumos que estão por vir, como se tivessem uma visão ampla de determinados cenários políticos e dos mercados e fluxos econômicos.

Podem ser mais criativos, independentes, contestadores e costumam abraçar causas políticas e sociais que visem o bem comum e a justiça com mais naturalidade. Como a solidariedade é um traço marcante quando se tem esse posicionamento, procuram beneficiar a coletividade, estando envolvidos com ela de alguma forma, mesmo que apenas em discussões sobre projetos inovadores e reformas que preservem a liberdade e a igualdade de direitos.

Aqui há uma essência que tem afinidade com ativismos e coisas humanitárias, onde possuem energia para batalhar por um mundo melhor. Podem se interessar por política e defenderem conceitos mais democráticos. Prezam por autonomia, liberdade e possuem ímpeto para combater diversas formas de aprisionamento, mesmo que venham a desembocar em conflitos pesados.

Quem tem Sol na décima primeira casa tende a valorizar as amizades, os grupos e até mesmo quando se envolvem afetivamente, não abrem mão dos amigos. Costumam dizer o que pensam, valorizam a troca de ideias e não aceitam muitas imposições. São pessoas de espírito imprevisível, que não se enquadram em categorias estanques.

Quando o Sol está tenso, têm mais chances de ser rebeldes, intransigentes e de uma teimosia atroz. Muitas vezes podem ser vistos como "do contra", que contestam tudo pelo simples prazer de se opor aos demais, o que é extremamente cansativo e desgastante. Um dos aspectos negativos desse posicionamento é a irritabilidade, onde os nativos podem ter verdadeiras explosões de raiva, agindo de forma errática e agressiva sem mais nem menos, nunca se sabe o que esperar.

Outro ponto que merece relevância é a indiscrição, pois podem ser capazes de fazer perguntas ou comentários indevidos em momentos inoportunos, sem se dar conta de que estão sendo indiscretos e grosseiros. Com a aflição da energia, podem se aproximar de pessoas por interesse ou criar confusões nos grupos por onde transitam, polemizando e querendo contestar tudo o tempo todo.

 

SOL NA CASA 12

Nativos com o Sol na décima segunda casa têm uma essência um pouco mais sintonizada aos moldes piscianos, o que faz com que tenham maiores chances de terem mais compaixão, sensibilidade e piedade dos que sofrem, se colocando no lugar dos outros, procurando compreender a natureza de suas dores e auxiliar de alguma forma.

A casa 12 nada tem a ver com a energia solar, pois o Sol fala de identidade, de individualidade, de ser especial e único, já a casa 12, fala justamente do contrário, isto é, fusão, dissolução e unidade. Esse posicionamento é complexo, pois pode gerar no indivíduo uma sensação de que precisa lutar para não se misturar ou se desmanchar nos outros, como se a barreira que divide um do outro fosse tênue e muitas vezes ameaçadora.

Podem preferir trabalhar nos bastidores, sozinhos e em silêncio do que em ambientes agitados. Vez por outra precisam se recolher em meditação, oração ou apenas ficar sozinhos em determinados momentos para recarregar a bateria, algo que nem todo mundo consegue compreender.

A sensibilidade de quem tem esse posicionamento pode ser muito grande, o que lhes confere também dons artísticos, muita criatividade e possíveis dons psíquicos. Conseguem acessar o inconsciente coletivo, percebendo tendências e as intenções dos outros com grande facilidade, com talento para captar as vibrações de pessoas e ambientes. Transitam facilmente pelos conteúdos arquetípicos e simbólicos existentes e conseguem acessar as feridas emocionais dos outros, o que lhes inspira na criação de projetos de inclusão e assistência social.

Tal posicionamento faz com que muitos indivíduos dediquem suas vidas a causas nobres, vindo a trabalhar em locais como manicômios, presídios, hospitais e ONGs, com potencial para reabilitar os que estão à margem da sociedade, fazer trabalhos voluntários e amparar as pessoas que precisam de apoio emocional e psíquico. Muitos médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas holísticos e enfermeiros possuem esse posicionamento.

Quando o Sol está aflito neste setor, as pessoas podem se tornar mais frias, distantes ou amargas, por evitarem ao máximo qualquer tipo de contato com a sensibilidade, como se fosse algo que pudesse traga-las para um pântano de onde fosse muito difícil se desvencilhar.

O lado negativo desse posicionamento pode ser perigoso, pois quando os nativos ficam desiludidos ou melancólicos, podem se entregar aos vícios ou processos escapistas. Como geralmente são mais crédulos, distraídos ou confusos, podem ser presas fáceis para pessoas inescrupulosas. Quando sofrem calados, podem se meter em verdadeiros atoleiros emocionais.

Com o Sol sob tensão na Casa 12, também pode se tornar difícil quando os indivíduos entram em contato com energias que interferem no seu equilíbrio, podendo receber diagnósticos psiquiátricos quando na verdade estão sendo influenciados por vibrações de outra ordem, até mesmo espirituais. Sob tensão, essa configuração também sugere certa dificuldade de cumprir metas e de lidar com compromissos e obrigações, atraindo medo de enfrentar o mundo concreto, postergando suas obrigações e demorando a descobrir seus talentos, o que pode gerar algumas crises de identidade até que se consiga ter consciência e estabilizar tal influência.