SATURNO NA CASA 1
A Casa 1 é importante para moldar a personalidade da pessoa. Se Saturno estiver presente nesta casa, esse processo é intensificado. O indivíduo pode se tornar mais consciente e responsável, distinguindo melhor o que é certo do que é errado e dificilmente será uma pessoa muito egoísta. Culpa e ansiedade são sentimentos que podem ser recorrentes, mesmo que de forma equivocada. Tais sentimentos podem tornar o indivíduo mais apegado ao que o cerca.
Aqui, é como se Saturno colocasse um saco de cimento em suas costas, obrigando-o(a) a cruzar um deserto frio, onde quase não há água disponível, mas, com promessas de que este caminho o(a) levará a um destino mais próspero. Sua lição, com isso, será tornar-se uma pessoa mais forte, perseverante e amiga do tempo.
A tendência é estar sempre na defensiva, onde aos olhos dos outros, pode aparentar ser uma pessoa mais fria, que não gosta muito de se expor e tem instinto de autopreservação, se sentindo segura apenas quando domina a situação e sabe que é aceita no ambiente em que se encontra. Pode demorar um certo tempo para se abrir mais para a vida.
O senso crítico pode ser mais exagerado, por isso, tende a ser uma pessoa mais exigente e rígida consigo mesma. Suas ações ganham mais facilidade para serem calculadas, pois geralmente tem objetivos mais definidos e vai atrás do que deseja. Às vezes, por medo de errar e de não ser aceita, pode demorar a tomar a iniciativa em algo, seja em relação ao trabalho ou a vida pessoal, deixando de fazer algo que deseja. Pode deixar de tomar decisões e de assumir compromissos que possam desafiá-la.
O caminho para chegar ao objetivo idealizado pode ser mais longo ou difícil. Tende a ser também, à primeira vista, uma pessoa mais solitária e a querer fazer tudo sozinha. A autoestima nem sempre é boa, podendo haver algumas dificuldades para lidar com o corpo, eventualmente sentindo-se uma pessoa feia ou desajeitada. Se insegura, a pessoa com esse posicionamento pode valorizar os seus defeitos e desdenhar de suas qualidades, algo que precisa ser trabalhado. Também pode valorizar mais aquilo que não tem e se esquecer de suas conquistas.
Geralmente se preocupa muito com as próprias ambições e pode não perceber as necessidades do outro. Apesar de algumas complexidades deste posicionamento, o nativo tende a saber o que quer, agindo com um pouco mais de responsabilidade e sendo correto no que se propõe a fazer, sendo uma pessoa mais observadora e coerente. Suas conquistas geralmente são fruto do seu trabalho e esforço. A solidão pode fazer com que se torne autossuficiente e centrada em seus objetivos.
Tende a gostar de ser reconhecida por seus próprios méritos, por sua competência e pelas suas qualidades, sendo justa e respeitável, embora por vezes austera. Como sempre, há desafios a serem enfrentados. Um deles é aprender a superar os bloqueios pessoais, se sentir uma pessoa mais segura e ter mais iniciativa em tudo o que faz. O ideal é deixar de culpar o mundo por quaisquer frustrações, afinal cada pessoa é a única responsável por sua vida. É necessário assumir a liderança e ser ainda mais objetiva para ter o reconhecimento desejado. A vida deve ser levada com mais leveza. Injetar mais humor e diversão no dia a dia só trará benefícios. A meditação e o trabalho de autoconhecimento podem ajudá-la a se conhecer melhor e a superar obstáculos.
Os possíveis percalços por conta desse posicionamento são reduzidos se Saturno estiver em Libra, Capricórnio ou Aquário, e aumentado se ele estiver em Áries, Câncer ou Leão.
SATURNO NA CASA 2
Com tal posicionamento, a pessoa tende a ser mais econômica e gostar de se sentir segura no que diz respeito a suas finanças e recursos. Por isso, tende a ter como objetivo uma vida mais estruturada e que possibilite a sonhada estabilidade material. E para obter essa segurança, nada melhor do que buscar uma profissão que proporcione estabilidade e prosperidade. Assim, pode optar por um trabalho que seja mais rentável do que um com o qual se identifique.
Indica algumas restrições financeiras, especialmente se o signo em que rege estiver mal colocado. É exigido mais seriedade no trato com os bens materiais e na autoestima, evitando o desperdício e as compras por impulso. É natural que eventualmente hajam situações que desafiem diretamente o seu bolso ou, na melhor das hipóteses, a restrição vem por vontade própria, como quando guardamos dinheiro por um bom tempo em nome de um objetivo a ser alcançado.
Sua relação com as finanças deve ser adulta e, digamos, ecológica, sabendo aproveitar seus recursos e deles tirar o máximo proveito possível. Pense duas vezes antes de fazer um investimento ou movimentar sua conta bancária: o sucesso está totalmente a mercê de sua responsabilidade, não da sorte. A tendência é que você aja de forma mais cautelosa e se afaste de coisas desnecessárias, excessivas ou fúteis, preferindo gastar com algo que agregue na sua formação e sua estrutura.
Há a tendência também a não gostar de riscos, por isso investimentos em renda fixa ou outros investimentos seguros tendem a ser as primeiras opções. Investimentos a longo prazo também são bem-vindos. Para quem tem esse posicionamento de Saturno, os bens e os recursos são realmente sinônimos de segurança e valorização pessoal. Pode sentir um medo excessivo de ficar pobre e escolher compras pelo preço.
Geralmente a pessoa tem dificuldade em valorizar o próprio trabalho ou autoestima, podendo se tornar um pouco mais pessimista em relação a sua capacidade de atingir objetivos. Talvez tenha de trabalhar duro para conquistar o que deseja e pode não gostar de pedir nada aos outros. Pode ter dificuldades iniciais para lidar com o dinheiro, mas a tendência é que depois aprenda com os erros.
Normalmente, o nativo é mais responsável, cuidadoso e perseverante, podendo fazer fortuna aos poucos, sem pressa. Tem mais certeza sobre as suas ambições e ganha mais determinação para alcançar status e segurança financeira. Afinal, é preciso construir algo sólido para o futuro, por isso trabalhar em empresas públicas pode ser um bom caminho.
Entre os desafios que devem ser superados está manter o equilíbrio entre a vida material e os valores pessoais e ser menos sovina. Também é importante tirar proveito dos erros e acreditar mais em suas habilidades e possibilidades de conquista, aprendendo também a valorizar as coisas práticas da vida.
SATURNO NA CASA 3
Com tal posicionamento, Saturno traz um ar de desconfiança, frieza, rigidez e severidade. O nativo tende a ser mais cuidadoso, tímido ou até distante, sentindo um pouco mais de dificuldade em aprender, se comunicar e interagir com os outros, onde a tendência é ser de poucas palavras. Devido a essas características, podem se tornar pessoas bastante observadoras e excelentes ouvintes. Tendem a prestar muita atenção ao que os outros dizem. Há quem fale um pouco mais e seja até considerado tagarela, porém, o mais comum é a pessoa ser mais reservada e assertiva.
Pode gerar dificuldades no aprendizado e estanque no fluxo de informações, com a possibilidade de afastamentos eventuais causados por diferenças de opinião ou conduta no dia a dia. É importante ficar mais atento com aquilo que se escreve, fala e delibera, pois tudo será levado muito a sério e qualquer coisa mal explicada poderá indicar um certo mal-estar, não havendo outro jeito de contornar a intriga a não ser dar explicações.
Em contrapartida, seja para fazer relatórios, monografias ou terminar um livro, Saturno representa a boa aplicação de métodos, aprimoramento e trabalho duro, mesmo sob prazos apertados, gerando boas conclusões. Os estudos, as pequenas viagens e o relacionamento entre irmãos e parentes tendem a ser valorizados pelo nativo. No entanto, a influência de Saturno pode fazer com que a pessoa ande na direção contrária a essas características, ou de forma mais limitada.
No lado negativo, há, por exemplo, quem tenha dificuldade para se expressar devido a um excesso de timidez. Por conta disso, há pessoas que somente frequentam lugares onde se sintam realmente seguras. Viajar, então, somente em última necessidade, e de preferência a negócios ou para fins de estudo, já que viagens implicam ter contato com outras pessoas e esse contato pode se tornar um problema em suas perspectivas. Durante a infância pode ter sentido dificuldade na forma de se comunicar, de se expressar, por isso precisa aprender com o tempo a se sentir mais segura, a falar o que pensa e a se comunicar sem se sentir constrangida. Para alcançar segurança e reconhecimento vale a pena investir no conhecimento e também em técnicas de domínio de voz e de expressão.
O nativo tende a ser cuidadoso, atento e a gostar de estudar, ler e aprender, contando com uma boa memória e preocupando-se em escrever bem e de forma correta. Tende a acreditar que a palavra é um dom sagrado. Também pode ter habilidade com cálculos e falar sobre coisas reais e concretas, em vez de apenas ideais ou sonhos. Poderia ser um professor rigoroso e disciplinado.
Apesar de algumas pessoas terem dificuldade em se expressar, outras têm o poder da oratória, se sentindo seguras para emitir opiniões e para expressar o que pensam, discorrendo sobre o que conhecem. Tudo vai depender de como a energia saturnina é utilizada aqui. Trabalhar nos meios de comunicação ou seguir carreiras como professor, escritor, secretário ou bibliotecário são possíveis tendências.
E nada de constrangimentos na hora de se expressar. O medo de falar e de se comunicar, caso exista, deve ser enfrentado de frente. Para tanto, aulas de fonética, canto, expressão corporal e respiração podem ajudar quem tem dificuldades para se expressar. Outro desafio pode ser manter sempre equilibrado o relacionamento familiar, com os irmãos, tios, parentes e vizinhos. Por fim, é preciso aprender a viver com mais leveza.
SATURNO NA CASA 4
Com tal posicionamento, o relacionamento familiar geralmente é a base de tudo na vida. É dada, portanto, uma grande importância e foco às origens e ao núcleo familiar. No entanto, na infância, a criança pode ter vivenciado certa falta de carinho ou apoio emocional por um dos pais. Pode ter nascido em um ambiente emocionalmente rígido através por conta de um dos pais ou sem a estrutura desejada, algo que pode tornar a pessoa um pouco mais fria ou carente na idade adulta.
Ao ser influenciado dessa forma, o nativo pode se tornar emocionalmente imaturo. Este comportamento, se evidenciado, pode trazer consequências para o seu desenvolvimento, podendo fazer com que a pessoa nutra algum ressentimento com relação ao pai, a mãe ou ao seu passado, por exemplo. Se assim for, a pessoa deve se esforçar para evoluir nesse sentido.
Se Saturno estiver muito tensionado (com aspectos muito desfavoráveis), aplica uma tendência a relação complicada com um dos pais e problemas de melancolia. Havendo aspectos harmônicos ou outros pontos favoráveis, reestruturações são bonificadas, inclusive no que é pertinente a imóveis, dignidade ou bem-estar. Seja como for, a responsabilidade dos assuntos domésticos pode ter mais força, exigindo de sua maturidade para lidar com quaisquer questões complicadas que aconteçam e venham acompanhadas de memórias, expectativas, dependências e / ou dores diversas e pontuais.
Saiba proteger-se (inclusive fugindo, se necessário) sempre que as coisas estiverem prestes a ruir. Saiba também os limites das suas responsabilidades, pois, lavar as mãos é um problema, mas colocar o mundo sobre os ombros também! A ideia é aprender com quaisquer dificuldades, sabendo que tudo finda quando tem que findar e não é saudável forçar situações que não dependam apenas de você.
A forma como a pessoa foi educada também pode fazer com que amadureça mais cedo e se torne uma pessoa responsável bem antes do que o normal. É necessário se livrar do peso familiar para seguir em frente e se realizar na vida. No entanto, apesar de ansiar por um lar sólido e seguro, a pessoa pode ter algum medo de constituir uma família, necessitando se estabilizar emocionalmente primeiro, caso contrário corre o risco de constituir uma família muito cedo e arcar com as responsabilidades quando ainda é muito jovem. Pode ainda sentir que não é correspondido, que não é bem aceito pelos outros familiares ou que não conseguirá dar conta de suas responsabilidades perante sua família.
Visto de forma positiva, quem nasce com Saturno na Casa 4 pode desenvolver uma estrutura emocional sólida e se tornar bastante responsável perante seus compromissos. Se assim for, demonstrará ser confiável e estar madura para assumir toda e qualquer responsabilidade. Sua lealdade a família e aos amigos íntimos tende a ser bem-vista por todos.
Geralmente, pelas coisas que potencialmente possa ter passado na infância, a pessoa terá entre os seus principais desafios lidar com a falta de maturidade ou estabilidade emocional, ou com o peso de pertencer a uma família que não oferece suporte para tal. Outro desafio é construir uma família e encontrar um local onde se sinta realmente seguro e acolhido. O interior e o emocional precisam ser trabalhados e quando a pessoa descobrir o que realmente deseja, quando se autoconhecer, se aceitar e estiver em paz consigo mesma, tudo que é externo e que estiver ao seu redor não será mais visto como ameaça ou dificuldade, e sim desafios que proporcional ganhos.
SATURNO NA CASA 5
A Casa 5 tem a espontaneidade e a auto expressão como fatores preponderantes, no entanto, ter Saturno neste setor pode fazer com que a expressividade seja comprometida, fazendo com que a pessoa reprima um pouco mais seus sentimentos e ações e se contenha mais perante os outros. Tal comportamento pode ter relação com a sua infância, já que a criança pode ter sido submetida a regras mais rígidas de comportamento logo cedo. Por isso, a pessoa passa a ter mais medo ou receio de se expor e acaba se preocupando demais com a opinião dos outros, reprimindo e limitando sua criança interior, passando a se comportar como um adulto antes da hora.
O humor pode ficar um pouco comprometido, havendo dificuldades pontuais para se alegrar (ou manter a alegria) nas pequenas e grandes coisas, a não ser que a Lua esteja muito bem posicionada. Saturno, neste setor, pode evidenciar bloqueios à criatividade e falta de disposição, embora possa ajudar na concentração dos estudos e no amadurecimento da sua postura diante da vida, especialmente no que tange à sexualidade e aos prazeres.
O senso de responsabilidade pode ser mais forte ou exagerado e para equilibrar tal predisposição, seria bom que o nativo não esquecesse de se divertir e de se tornar uma pessoa alegre e feliz. A dificuldade em deixar fluir a criatividade pode fazer com que não desenvolva os reais talentos. Tal senso de responsabilidade pode levá-lo(a) a alcançar posições de poder.
Os nativos podem ter o receio de não serem bons pais, ou, dependendo do equilíbrio de Saturno, podem até se casar com alguém que já tenha filhos, passando a se responsabilizar também pelos filhos dos outros. A responsabilidade é um dos pontos positivos deste posicionamento, por isso é possível que saiba usar seus talentos para algo produtivo. Tendência a ter talento para professor, educador, terapeuta ou instrutor. Apesar de um possível relacionamento mais austero com os filhos (ou com o pai), o amor geralmente prevalece e, como pais, saberão encontrar a melhor solução para qualquer problema. Se houver problemas com os filhos, eles podem ser resolvidos a partir do momento em que os pais reconheçam que também podem aprender bastante com eles, e que não podem crescer sendo muito controladores. Tudo tem limites e é preciso ensinar isso aos filhos também.
Nas relações amorosas, é preciso aprender a ter mais amor-próprio e a deixar envolver-se mais. Um de seus desafios é resgatar a criança interior, já que ela pode ter sido sufocada pela ação de outras pessoas ou de situações da vida. Pode ser preciso reaprender a brincar e perceber que é possível ser alegre e responsável ao mesmo tempo, e que ser jovial não é pecado. deve-se aprender também a liberar e desenvolver toda a sua criatividade e a ter prazer genuíno pela vida. A espontaneidade perdida pode ser recuperada através da arte, do autoconhecimento, da filosofia ou espiritualidade. O autoconhecimento pode fazer muito bem.
SATURNO NA CASA 6
A influência de Saturno na sexta casa mundana é um dos posicionamentos mais complicados de se explicar. A princípio, pode assustar por ser um planeta maléfico colocado na casa das doenças, mas este é um sinal de desagrado apenas se os regentes do seu Ascendente natal estiver em más condições celestiais e mundanas, como posicionados em casas indesejáveis, recebendo aspectos tensos e em signos que indiquem alguma debilidade essencial, afinal de contas o Ascendente também representa o corpo físico e a saúde.
Pode tornar o nativo mais eficiente, mas, causar certas limitações relacionadas ao trabalho, rotina diária ou saúde. Na verdade, esses são alguns dos motivos que levam a pessoa a aprender a ser mais eficiente em relação a forma como leva a sua vida, evitando excessos e otimizando recursos.
Saturno neste setor, sozinho, não é mal para o corpo, mas, por via das dúvidas, é aconselhável a prática recorrente de exames preventivos e não se exceder na má alimentação, no fumo, na bebida e no sedentarismo: existe momento para tudo! Por outro lado, o trabalho fica mais pesado e pode cobrar demasiadamente do seu tempo, impedindo-o de relaxar até nas horas vagas dado o excesso de obrigações. Pode ser também mais complicado lidar com funcionários, subordinados e servidores, portanto, tenha sempre o dobro de paciência nesse sentido.
Ainda sobre a saúde, por exemplo, esta deve ser tratada com uma maior atenção, já que qualquer problema existente ou que surja tende a estar relacionado a excessos e questões energéticas mal resolvidas ou desequilibradas. Geralmente, os problemas nessa área são atribuídos ao stress, descuidos e excessos, portanto, cuidar da alimentação e da rotina pessoal e de trabalho é fundamental.
De fato, pode haver um cuidado maior com o corpo, a saúde, a higiene e a alimentação. Por conta disso, a pessoa pode se tornar mais prática e exigente em tudo o que faz. Pode ter a saúde afetada devido às preocupações ou ao excesso de trabalho, já que existe uma tendência a se preocupar em ser muito correto nas coisas que se propõe a fazer, chegando a se submeter a pesadas e excessivas cargas de trabalho. Pode se tornar ainda um "workaholic" (pessoa viciada em trabalho ou tarefas). No entanto, há de se cuidar e vigiar para que o excesso de trabalho não prejudique a saúde ou atraia períodos de ansiedade.
A dedicação a rotina e ao trabalho pode fazer com que a pessoa fique presa a uma estrutura que ela mesma criou, carregando um peso excessivo nas costas. Dentro desse espectro, o dia a dia passa a ser mais difícil e sobrecarregado. Com relação aos relacionamentos, a tendência é ser mais formal ou uma pessoa "cheia de cerimônias", sendo este talvez um comportamento embasado no medo de não ser reconhecida, aprovada ou valorizada pelos outros.
Um dos pontos positivos de quem nasce sob esta influência é que o trabalho é realmente levado à sério e feito com grande responsabilidade. Por conta disso, a pessoa passa a ser reconhecida pela sua competência, ganhando mais facilmente o respeito e a confiança dos outros. Também gosta de se aprimorar para ser mais eficiente no que se propõe a fazer.
Se tomar atitudes preventivas com relação à saúde, poderá evitar muitos problemas e ter uma rotina saudável. Entre os seus principais desafios estão os cuidados com o corpo, a alimentação e a manutenção do sono, sendo importante manter hábitos saudáveis desde cedo. A saúde pode ficar comprometida devido a negligências alimentares, falta de exercício ou principalmente stress, por isso é preciso cuidado em dobro nesse quesito, existindo uma maior propensão para doenças nos ossos, dentes, coluna e joelho.
É importante lembrar que trabalho não é tudo, por isso é fundamental encontrar tempo para descansar, se divertir, curtir o que a vida tem de melhor e os resultados e benefícios de suas conquistas. O ambiente de trabalho e aqueles ligados a sua rotina diária devem ser os melhores possíveis para que tudo ocorra da melhor forma. Saturno é considerado o Senhor do Tempo e não age com injustiça, embora exija regra e comprometimento. Sendo assim, manter o equilíbrio é algo fundamental.
SATURNO NA CASA 7
Na sétima casa, Saturno se prepara para "morrer" no horizonte, assim como o próprio Sol faz no final de todos os dias desde que o mundo é mundo. Neste setor, o planeta anuncia algumas dificuldades e limitações para os relacionamentos, parcerias e contratos ou, na melhor das hipóteses, dado por bons aspectos, um compromisso sério e positivo tanto para o amor quanto para questões profissionais e demais projetos.
Quem nasce com tal posicionamento pode demonstrar certa frieza em seus relacionamentos, pois a tendência é ser um pouco mais exigente e crítico com o parceiro. A pessoa quer ser cuidada, pode atrair parceiros(as) que não têm responsabilidade e os papéis podem acabar se invertendo: ela é quem cuida do(a) parceiro(a), ou ainda, podem ser atraída por pessoas castradoras, austeras ou que impõem limites. Até atingir a experiência e consciência necessárias, os relacionamentos podem não fluir da maneira desejada e resultar em desilusão.
A tendência é enfrentar a resistência do outro, experimentando eventualmente atrasos e inflexibilidade, onde tudo vai depender, é claro, do mapa como um todo. Saturno ensina também aos nativos os limites que o mundo estabelece em relação a sua postura, e com tal posicionamento, você perceberá que não pode exigir do outro aquilo que você mesmo não possui. Há chances de ter bons contatos com pessoas mais velhas ou animicamente maduras que vão lhe oferecer facilidades ou dificuldades, a depender do mapa.
Por outro lado, há pessoas que não têm pressa para se relacionar ou se casar, pois querem fazer as escolhas corretas e gostam de relacionamentos mais sérios e substanciais. A tendência é não ter muitos relacionamentos amorosos sérios ao longo da vida, pois pode acreditar ser difícil construir algo com alguém. Apesar da demora, quando encontram alguém que realmente amam ou sentem que vale a pena, tendem a iniciar relacionamentos duradouros.
Um certo senso de responsabilidade e de justiça pode estar presente em tudo o que faz. No trabalho, com sócios e parcerias, por exemplo, tende a cumprir acordos e compromissos, demonstrando seriedade e competência. A pessoa tende a gostar de saber que é respeitada.
Entre os seus desafios está abolir a palavra "culpa" de sua vida e substituí-la por "responsabilidade". O relacionamento também deve receber cuidado especial e a pessoa deve ser fiel e companheira. Todo relacionamento enfrenta alguns desafios, por isso será preciso ter bastante responsabilidade para enfrentar quaisquer obstáculos que se apresentem.
SATURNO NA CASA 8
Saturno e a oitava casa mundana possuem uma forte afinidade: ambos falam sobre a questão da morte e da angústia. Não se preocupe, isto não quer dizer que você corre riscos, mas que precisa estar sempre preparado(a) para lidar com instabilidades, prejuízos ou problemas administrativos o tempo todo, afinal a oitava casa também contempla parte do seu lado financeiro.
Saturno, neste setor, também abre portas para o potencial de resolução de conflitos e faz com que você coloque as engrenagens mentais para girar: como encontrar soluções eficientes para determinados imprevistos? O que posso aprender com esta experiência de perda ou medo? O que tais medos revelam sobre mim e como trabalhá-los com maturidade? Qual é o meu papel nesta atual situação? O que, no fundo, está sendo cobrado de mim?
Estes e outros questionamentos servem como reflexão e motivação para superar as dificuldades sem cair no vitimismo ou na negação.
Com tal posicionamento, pode existir certa tendência a resistir às mudanças, ao crescimento e às transformações da vida. No entanto, é preciso se reinventar, ressurgir e fazer uma depuração, revisando assuntos que considera sacramentados. Se permitir "deixar-se ir", a vida tende a ficar muito mais leve.
Pode tornar o medo algo mais presente, desde o receio de assumir poder e responsabilidade, até o medo da morte ou de tudo o que for relacionado com ela. Além, pode haver um receio maior de se entregar completamente em uma relação, podendo em algum momento haver problemas ligados a intimidade e sexualidade, por exemplo. Geralmente a pessoa pode ter dificuldade em compartilhar sua intimidade e por isso pode tratar de suas relações íntimas com extremo cuidado.
Com o passar dos anos e com a experiência que a idade proporciona, tende a entregar-se com mais facilidade aos momentos íntimos e se deixar levar. As emoções também se tornam mais profundas. A estabilidade material tende a ser importante e a pessoa tende a achar que tem competência para administrar o dinheiro ou a riqueza de seus parceiros ou de outras pessoas que colocam recursos sob a sua responsabilidade.
Aprender a lidar com a sexualidade, com a morte e com tudo o que é segredo pode ser um dos seus principais desafios. Deve também prestar mais atenção aos seus sentimentos e ao seu lado instintivo, pois tende a guardá-los dentro de si. Para receber ou fundir-se com o outro, será preciso aquietar-se e manter o equilíbrio.
SATURNO NA CASA 9
Saturno na Casa 9, local que abrange temas como ideias avançadas, expansão de horizontes pessoais, filosofias e o funcionamento da mente superior, pode tornar o nativo uma pessoa mais ponderada. A nona casa contempla a filosofia de vida do indivíduo, a percepção da realidade e a sua reação a novas ideias. Pessoas com esse posicionamento podem ter convivido com regras e valores bem definidos ao longo da vida.
Neste setor do mapa, Saturno representa a cobrança sobre sua capacidade crítica, a atividade filosófico-científica, o rigor no aprendizado de conceitos e o desenvolvimento de uma visão de mundo mais estruturada. Requer o abandono de preceitos superficiais e do ato de se posicionar sobre quaisquer assuntos sem tê-los estudado a fundo. É necessário reconhecer os limites de seus conhecimentos para que você não caia em armadilhas do pensamento, ou seja, seduzido por soluções fáceis para problemas complexos.
A tendência é que suas ideias não sejam facilmente aceitas e você se depare com lacunas em suas teorias e concepções, percebendo que é preciso tempo para se aperfeiçoar e intelectualizar e dando valor a esse processo após talvez passar alguns percalços. Caso você não goste de ler ou estudar ou tenha dificuldade de foco, Saturno atrairá algumas situações no dia a dia que mostrem as consequências de não ter se empenhado em suas pesquisas ou de ter recusado a oportunidade de se formar ou se aprofundar em algo. A materialização dos seus planos e a apresentação de resultados com solidez também são coisas mais possíveis., onde a metodologia lhe será muito importante.
A pessoa pode ter dificuldade em pensar sozinha, portanto, é preciso ter a mente aberta para a chegada de novas ideias e visões, sendo mais flexível, não descartando novos paradigmas assim que eles surgem e não se sentindo ameaçada por eles. É preciso deixar de ser mais fechado e conservador, já que o mundo precisa evoluir e avançar e isso só é possível através de novas ideias e novos conceitos. Este posicionamento pode gerar uma necessidade de expandir os horizontes que precisa ser preenchida.
Quem segue apenas regras imutáveis e não se abre para o novo pode aderir a religiões dogmáticas que dizem o que é o bem e o que é o mal de forma pouco relativa e muito simplória. Se a doutrina não for capaz de responder as suas dúvidas, a pessoa pode sofrer uma crise de fé e de valores, se tornando mais pessimista ou com crises existenciais. Pode se tornar ainda uma pessoa cética e não acreditar em nada sem provas, além de vir a julgar os outros com severidade.
Ao longo da vida pode encontrar pessoas que lhe transmitam conhecimento e sabedoria, e que lhe ajude a desenvolver uma postura responsável. A pessoa percebe que pode adquirir conhecimento através do estudo sério e disciplinado e passar a tecer uma estrutura ideológica sólida, fazendo com que assimile com facilidade códigos morais, religiosos e filosóficos que passam a orientar a sua vida.
O conhecimento é o que a torna uma pessoa mais segura de si e valorizada, sentindo que é aceita e recebendo a aprovação dos outros. Saturno faz com que a pessoa passe a ter mais consciência e demonstre aos outros o conhecimento adquirido, provando seu valor.
Ser humilde pode ser um dos desafios para quem nasce sob esse posicionamento de Saturno. Não adianta ter comportamentos rígidos e moralizantes, é preciso saber respeitar o que os outros pensam e saber conviver com valores que são diferentes dos seus. Assim, é importante rever sempre seus conceitos, reestruturando ou refletindo sobre seus valores.
SATURNO NA CASA 10
Esse posicionamento pode fazer com que a pessoa aprenda, desde cedo, a conquistar as coisas com mais afinco, esforço, disciplina e perseverança. Geralmente se torna uma pessoa ambiciosa para atingir os seus objetivos e adquirir o status que almeja. Apenas é preciso tomar um pouco de cuidado, pois ambição excessiva pode provocar sofrimento aos outros, principalmente se a pessoa estiver em posição de liderança.
Nesse caso, a vida pode cobrar caro por erros ou excessos cometidos. Caso não respeite os princípios do equilíbrio, poderá sofrer consequências desagradáveis. Aceite as oportunidades que o mundo oferece, mas tendo em vista que o limite é sua saúde e a dignidade (e limites é um assunto que Saturno entende bem).
Geralmente possuem um grande senso de maturidade, responsabilidade e até certa austeridade. Tende a valorizar a honestidade e a integridade, demonstrando mais seriedade em tudo o que faz. A pessoa tende a ser mais prática, objetiva e pragmática, sendo responsável por suas escolhas profissionais e assumindo apenas responsabilidades realizáveis. Nada impede, portanto, de delegar responsabilidades. No início pode sentir dificuldade em ser reconhecida, por isso há uma tendência a parecer insensível e fria.
Aos olhos dos outros, muitas vezes pode parecer uma pessoa inacessível. Com o tempo, ganha o respeito e admiração dos companheiros. Tende a realizar coisas importantes, que chamam a atenção. Obedece aos seus superiores, mas também gosta que obedeçam ao seu comando quando necessário. Gosta de planejar as suas ações e de traçar estratégias para chegar onde deseja, se esforçando para adquirir status. Quando consegue, a tendência é manter-se no topo. Pode ser uma pessoa mais seletiva em seus relacionamentos, sabendo reconhecer e valorizar esforços e sendo bastante criteriosa.
Um grande desafio é escolher uma profissão ou atividade que faça atingir os seus objetivos, mas sem passar por cima das outras pessoas. É preciso manter a integridade e cumprir com as próprias obrigações sem prejudicar ninguém. O status alcançado através do esforço e competência profissional deve servir para ajudar os outros. Este é um posicionamento que favorece administradores, advogados, executivos, juízes, políticos e posições de liderança em geral.
É bom ficar atento(a) também para eventuais problemas com a mãe, já que a décima casa é associada à figura materna por alguns astrólogos, podendo haver um afastamento ou, pelo contrário, uma aproximação ainda maior devido a dificuldades.
SATURNO NA CASA 11
Com Saturno nesse setor, na primeira fase da vida a pessoa pode encontrar dificuldades para se adaptar em sociedade ou para manter amizades. Às vezes, quando criança, pode preferir o isolamento do que a interação social e acreditar que diversão é perda de tempo, preferindo realizar tarefas que considere produtivas. Pode achar que a socialização é uma atividade cansativa.
Já na vida adulta, o medo do fracasso pode aumentar assim como a necessidade de aprovação, de ser reconhecido pelo grupo, pelos amigos e um certo medo de sofrer rejeição. Por conta disso pode muitas vezes ficar só observando os outros e mesmo participando de atividades em grupo, se manter sozinha, recolhida em seu mundo. Tende a se mostrar uma pessoa mais formal, fria e séria quando se relaciona com os outros. Às vezes pode não se sentir preparada para atingir os próprios objetivos e tais receios podem causar estagnação, fazendo com que não siga em frente, sendo resistente às mudanças.
Sugere algumas dificuldades em se comunicar com transparência com seus amigos ou ainda eventualmente ver eles se afastarem por questões estruturais, como mudança de cidade ou questões pessoais. A décima primeira casa mundana também é o setor da sorte e das esperanças, portanto, Saturno pode quebrar algumas expectativas nesse sentido, limitando o alcance de determinados sonhos, projetos e eventuais crises de fé, seja em si ou no mundo. Projetos podem sofrer atrasos, críticas duras, má aceitação ou imperfeições visíveis. Esforce-se para prever o que será cobrado após a conclusão de suas tarefas e assim tornar seu trabalho mais resistente aos especialistas e avaliadores.
Ao longo dos anos, a tendência é ter amigos mais velhos e responsáveis. É um posicionamento que pode tornar a pessoa mais fiel às suas amizades, conservando amigos de longa data. No entanto, pode tomar uma atitude radical e deixar uma amizade para trás. Somente o tempo fará com que a pessoa ganhe confiança e seja mais espontânea em seus relacionamentos, conquistando o respeito do grupo ao qual pertence.
Com um senso de justiça mais apurado, a pessoa pode sentir necessidade de ajudar os outros, principalmente se o assunto lhe interessar. Nos grupos a que pertence, gosta de saber que há espírito de responsabilidade, organização e seriedade e que é possível a realização de propósitos nobres. Vencer o medo de errar e aprender a partilhar o que pensa é um dos principais desafios. Deve aprender também a ser mais firme, mais assertivo e a deixar claro todos os seus objetivos logo de cara. Deve assumir a responsabilidade por seus projetos e ideias, pois somente assim conseguirá colocá-los em prática. Para isso será necessário disciplina e perseverança. O relacionamento com o outro pode melhorar muito se a pessoa se abrir mais ao afeto e a alegria, sendo necessário aprender a ser mais espontâneo.
SATURNO NA CASA 12
Um maior sentimento de culpa poderá sobressair com esse posicionamento de Saturno, influenciando a pessoa mesmo que ela não tenha consciência de onde vem esse sentimento. Uma autocrítica excessiva pode fazer com que teça constantes julgamentos de si mesma. É uma energia que pode fazer o nativo sentir um medo maior quando tem contato com o desconhecido, com tudo aquilo que não é palpável ou do que é oculto. O medo de errar também pode fazer com que reprima seus sentimentos e ser fonte de ansiedade.
Pode provocar também um maior medo de se entregar à vida, de sonhar, de deixar a as coisas fluírem naturalmente e de desenvolver a espiritualidade e a sensibilidade. Talvez seja preciso confiar mais e pedir ajuda a outras pessoas. A mínima ideia de expor seus sentimentos mais íntimos para alguém pode fazer a pessoa se sentir vulnerável. Um excesso de imaginação pode fazer também a pessoa ter sentimentos que a farão ver com mais facilidade problemas onde não existem, portanto há de se trabalhar a positividade e a praticidade sempre.
Em alguns casos, tal posicionamento pode ser indicativo de temores, abandonos, medos, isolamento e auto sabotagem através de vícios, exageros, comportamentos e crenças. Há uma tendência a eventualmente encontrar pessoas falsas, que a princípio lhe cativam, mas depois mostram sua verdadeira face. Por isso, seja cauteloso(a) com quem entra em sua vida, o que não significa se tornar desconfiado de tudo e de todos: às vezes nós mesmos criamos nossas decepções. Tais condições apontadas são reduzidas se Saturno estiver em Libra, Capricórnio ou Aquário e de potenciais confirmados se estiver em Áries, Câncer ou Leão.
Pelo lado positivo, a pessoa ganha mais chances de se isolar para trabalhar o seu Eu Interior e ser sensível a missões humanitárias. Há uma tendência positiva a ajudar o outro, a trabalhar pelos menos favorecidos, mais carentes ou problemáticos, a apoiar ou trabalhar em hospitais, asilos, instituições de serviço público, entre outras. Geralmente gosta de ser uma pessoa solidária e levar à sério tudo o que faz para ajudar os outros, se entregando de forma plena ao que faz.
A perseverança pode fazer com que a pessoa vença problemas e atinja as suas metas, porém um dos principais desafios é aprender a lidar com o receio ou insegurança. Uma das formas de receber ajuda nessa trajetória é desenvolver a consciência superior e a sensibilidade.
A meditação é um bom caminho para quem quer chegar ao destino correto. Os talentos criativos também devem ser explorados. Será importante desenvolver um lado social em paralelo aos seus objetivos. Se existir a tendência a se dedicar ao trabalho voluntário, faça-o com compaixão, responsabilidade e competência.