URANO/SIGNOS

URANO EM ÁRIES

Últimos períodos de Urano em Áries: 1928 a 1935 | 2011 - 2019
Períodos que inspiram um maior senso de iniciativa e espontaneidade e onde os nativos se sentem mais confortáveis com a quebra de estruturas vigentes para o surgimento de novas coisas.

Quando Urano, o planeta da liberdade, originalidade e da revolução está posicionado em Áries, trata de beligerância, invenções, mudanças bruscas, novidades frenéticas, renascimentos e até rumores de guerra. À nível coletivo, esta é uma influência que tende a produzir efeitos no senso de individualidade das pessoas, na importância e as ações do indivíduo, no "self" (e nas selfies), além de maior incidência de ataques, idolatrias e cultos às personalidades.

Quando Urano passou por Áries no início do século XX, ao final dá década de 1920, Adolf Hitler, Stalin, Getúlio Vargas e outros líderes de peso estavam no poder, com grande visibilidade e boa disseminação de suas ideologias. Tempos de descobertas, mas também muito inquietantes, de turbulência notável e bastante radicalismo e beligerância.

Quanto a sua ação no mapa astral e personalidade, os temas independência, proatividade e agressividade entram em evidência. A autoconfiança e o poder de liderança também são mais reforçados nos nativos com Urano em Áries, mas também a imprudência ou imprevisibilidade. Suas energias revolucionárias e seu senso de liberdade e descoberta ganham uma forma mais proativa, assim como uma força propulsora notável em direção a causas coletivas diversas de acordo com o seu ponto de vista.

As pessoas com esse posicionamento tendem a ser mais criativas em seu pensamento e podem ajudar a abrir novos caminhos para a sociedade, possuindo uma maior capacidade de apresentar ideias inovadoras e radicais. O desafio e o apelo está na novidade, na nova aventura e em ser uma das primeiras pessoas a criar as coisas.

A energia ariana, envolta ao elemento fogo, a assertividade e dinamismo, trabalha bem quando em parceria com Urano, a menos que hajam aspectos tensos ocorrendo a tal posicionamento no mapa. Sugere ativação de algumas tendências erráticas na personalidade, portanto a paciência deve ser sempre cultivada, pois os nativos também podem querer atirar-se de cabeça em novas ideias ou situações sem antes pensar nas consequências, tornando a impulsividade uma de suas marcas registradas.

Tanto Urano quanto o signo de Áries simbolizam princípios de ação, liberdade e movimento, de modo que o grupo de pessoas que compartilham de tal posicionamento tende a não aceitar facilmente qualquer tipo de limitação. Sempre se sentirão um pouco claustrofóbicos e limitados se cercados de figuras de autoridade ou de pessoas que lhes digam o tempo todo o que podem ou não podem fazer, ou o que é ou não é possível.

Muitos dos que possuem tal posicionamento, ganham potencial para tomar iniciativas e começar coisas, mas também podem ter falta de perseverança, principalmente se planetas pessoais estiverem conjuntos a Urano.

 

URANO EM TOURO

Últimos períodos de Urano em Touro: 1935 a 1942 | 2018 a 2025
Gerações que possuem um maior ímpeto para buscar novas formas de agir de forma prática, concreta e melhorar a produção das coisas, onde a noção dos recursos e do mundo material ganham mais foco. Tendem a inovar e ter ideias diversas a respeito da utilização dos recursos materiais no planeta, algo que pode ter a ver ccom dinheiro, economia, consumo e tecnologias para a agricultura, as formas de se lidar com a natureza e a produtividade em geral.

A influência de Urano em Touro pode proporcionar uma melhor noção e interação em áreas como economia, recursos naturais e o mundo da matéria em si, além da criação ou idealização de novos e revolucionários planos para a utilização e gestão de tais coisas. Com o planeta da liberdade, das revoluções e inovações marcando presença no signo de Touro, o mundo visível, os valores, a segurança, a noção de beleza, o tangível e sensorial ganham foco e um desafio é gerado em relação a visão tradicional das coisas, principalmente no sentido do que é válido e seguro e o que não é, à nível coletivo.

São tempos que inspiram mudanças visíveis no mundo, a exemplo da segunda guerra mundial, a última grande guerra que tivemos e aconteceu justamente em um período de Urano em Touro. O toque de Urano ajudou a gerar toda uma reorganização geopolítica, de valores e recursos pessoais. Nesse período, as inovações levam um pouco mais de tempo para acontecer, mas, mesmo assim, é uma combinação muito poderosa onde as manifestações inspiradoras do alto conseguem ser canalizadas para o plano terrestre, gerando mudanças sólidas e duradouras.

Já no âmbito particular dessa influência no mapa astral, pessoas com Urano em Touro tendem a ser motivadas e inspiradas por objetivos mais tangíveis e práticos. Esta posição de Urano pode inspirar aos nascidos durante esta época um interesse latente pela gerência financeira, pelo mercado dos sentidos ou dos recursos necessários para a sobrevivência em nosso mundo.

É válido citar que o poder de ação de Urano encontra-se um pouco mais limitado quando em Touro, pois são dois princípios antagônicos: um que se compraz em velocidade e imprevisibilidade (Urano) e o outro que flerta com lentidão e estabilidade (Touro). Touro e Urano (co-regente de Aquário), ambas energias que lidam com a qualidade fixa e com a teimosia, pode inspirar aos nativos a terem orgulho em dizer que não mudam de opinião facilmente. Se por um lado a influência fixa de Touro faz com que se queira ser convencional, isso colide com o natural impulso uraniano de libertação e imprevisibilidade. Havendo um equilíbrio, tal combinação pode gerar indivíduos originais e práticos em seu senso de inovação.

 

URANO EM GÊMEOS

Últimos períodos de Urano em Gêmeos: 1942 a 1949 | 2025 a 2032
Períodos que dão foco na descoberta e utilização de novas formas de comunicação e onde ideias engenhosas tendem a ganhar vida. Inspira revoluções na forma de se comunicar, de transmitir informações, de ensinar e aprender.

Novos meios de comunicação, de transporte e de transmissão de energia ganham foco com a passagem de Urano em Gêmeos, assim como tudo o que é ligado a eletricidade. O ensino e o aprendizado também entram em voga para sofrerem algum tipo de mudança através de revoluções e ideias que visem um melhor meio de troca de informação. No período contemporâneo, a internet tende a atingir novas metas de velocidade e tecnologia para uma melhor transmissão de dados.

São gerações que intuitivamente podem ser atreladas a novas ideias e propostas em relação a ciência, tecnologia e toda sorte de meios de transmissão de informações. Ambos, o signo de Gêmeos e o planeta Urano estão conectados com a mente humana. O primeiro no nível pessoal e o segundo à nível coletivo. Urano é a oitava superior de Mercúrio, como se fosse um mercúrio amplificado.

Ter nascido em com Urano em Gêmeos ajuda em ter uma mente mais rápida e mais predisposta a mudanças súbitas, principalmente se em bons aspectos com Mercúrio, onde ideias brilhantes têm mais chances de ocorrer. Se Mercúrio e Júpiter estiverem bem aspectados a este Urano, adiciona ainda o potencial para respostas rápidas e inteligentes, ótimas características para a área acadêmica, atuações na mídia, nas áreas de ensino ou trabalhos literários. Já se houver aspectos tensos, a inquietação geminiana tende a ser um problema pra ação de Urano.

Pessoas com essa combinação tendem a se fascinarem por áreas que lidam com inovação e lidam muito bem com os avanços na esfera das comunicações através da tecnologia. É uma combinação tão centrada na multiplicidade de novas ideias que aumenta um pouco a dificuldade de se ater apenas a uma área, principalmente se outros pontos do mapa forem afins a esta postura. Técnicas de relaxamento são indicadas para toda esta geração urano-geminiana.

 

URANO EM CARANGUEJO

Últimos períodos de Urano em Câncer: 1949 a 1956 | 2032 a 2039
Gerações que tendem a aplicar um viés emocional às suas ideias e invenções, onde as formas tradicionais de comunicação com os entes queridos sofrem uma interação dinâmica.

A última vez que Urano passou por Câncer, trouxe mudanças radicais e estimulantes para a vida doméstica tradicional. Urano é o planeta da revolução e quando em Câncer, o signo do escopo familiar, das bases e raízes, da vida privada e intimidade, tende a impulsionar a existência de novas interações no escopo do lar. Nos anos 1950, por exemplo, principalmente em locais como os Estados Unidos, podemos ver uma série de inovações, aparelhos e eletrodomésticos que foram inventados para tornar as nossas vidas mais fáceis e práticas, como o surgimento dos refrigeradores, toda sorte de utensílios e dispositivos para o lar e a massificação da televisão, sendo inserida gradualmente em todos os lares. As ondas eletromagnéticas (urano) agora entram na intimidade familiar, em todos os lares.

Uma curiosidade interessante: a última geração nascida quando Urano estava em Câncer, ao crescerem e se desenvolverem, expunham novas ideias sobre liberdade em relação aos conceitos de família tradicional, direitos civis e liberdade individual, demonstrando descontentamento e inquietação sobre a maneira como as coisas estavam sendo feitas até o momento, sendo pessoas mais propensas a saírem de casa mais cedo e muitas vezes envoltas a ideia não convencionais. Tendem a ter insights em novos conceitos de patriotismo e com novas formas de se lidar com o lar e família.

O humor de Câncer, oscilante como a lua, combinado com a imprevisibilidade de Urano, pode causar um choque de modus operandi, já que Urano é um planeta relativamente frio e impessoal, sempre encorajando uma ação lógica, clara e imprevisível e Câncer é uma energia ligada a intuição, emoção, acolhimento. Na melhor das hipóteses, esse posicionamento tende a aumentar a imaginação e a memória desse grupo de pessoas que compartilham de tal posicionamento, e na pior, as flutuações de humor tendem a ser mais constantes.

 

URANO EM LEÃO

Últimos períodos de Urano em Leão: 1956 a 1962 | 2039 a 2046
Tempos e gerações onde o senso criativo e a autoexpressão são deveras importantes e onde há uma maior valorização da cultura e da arte, seja criando, consumindo ou propagando de uma forma frenética e inovadora.

Quando em Leão, Urano está em seu exílio, um posicionamento considerado um pouco mais fraco, já que Urano é o regente do signo oposto, Aquário. As energias as quais Urano são envoltas, como inovação e coletividade se dão melhor com as propostas de Aquário, que lida com grupos e o benefício geral, e não com o individual.

Entretanto, há um aumento da energia pessoal, do ímpeto de liberdade, da autoconfiança, do senso de risco e ousadia, mas também da teimosia e do flerte com o poder. Se tal impulso de liberdade pessoal for corretamente gerenciado, criatividade e uma liderança positiva são inspiradas nessas pessoas. Qualquer tentativa de cercear ou limitar a auto expressão dessa geração acabará em rebeldia e reações intempestivas. Uma época de adoração a ídolos carismáticos, que provavelmente exercerão grande influência social e coletiva.

A última geração com este posicionamento de Urano nasceu no final dos anos 1950, início dos anos 1960. Foi uma época com muitas novas tendências musicais, onde artistas consagrados mundialmente galgaram seu lugar eternamente na cena artística global. Foi uma época fascinante em relação a toda forma de expressão.

Os nativos tendem a valorizar sua liberdade de expressão e ganham potencial para inspirar mudanças radicais às áreas das artes e estilo pessoal, com uma veia auto expressiva forte e inspiradora. Em Leão, a energia de mudança e inovação trazida por Urano é focada no indivíduo e na criatividade. É uma posição de influência menos poderosa, mas que dependendo dos aspectos que forma, pode se manifestar através de temas como vaidade, ímpetos especulativos, falta de noção a riscos ou teimosia em excesso nos nativos.

 

URANO EM VIRGEM

Últimos períodos de Urano em Virgem: 1962 a 1968 | 2046 a 2053
Gerações com potencial para se concentrar nos detalhes práticos da humanidade, onde as pesquisas médicas, a integridade e o equilíbrio entre a mente e corpo ganham relevância.

Historicamente, foram períodos com avanços tecnológicos, mudanças sociais e nos conceitos de trabalho, serviço, mão de obra e na forma de se lidar com a saúde, que inspiraram uma maior consciência do necessário equilíbrio entre mente e corpo.

A última geração nascida quando Urano passava pro Virgem foi a da década de 1960. Durante esse período, os primeiros computadores foram criados e estavam começando a ser usados para trabalho, sob a forma de mainframes (computadores enormes, mas ainda com pouca capacidade de processamento). Muitos acreditavam que a automação de tarefas cotidianas por máquinas, computadores e dispositivos liberaria as pessoas para uma vida mais cheia de lazer e com mais qualidade. Na saúde, houve também a invenção da pílula anticoncepcional.

Os nativos com esse posicionamento no mapa astral nasceram em meio a revolução tecnológica do início da era dos computadores e algum tempo depois, ao crescerem e se desenvolverem em suas profissões, trariam inovações diversas e revolucionariam também área como saúde e medicina, fomentando a cultura da academia, a identificação e propagação de que fumar era algo nocivo, o consumo de alimentos mais saudáveis e a popularização de terapias alternativas para um maior equilíbrio pessoal.

No mapa astral, nascer sob a influência de Urano em Virgem pode proporcionar um maior desejo de trazer a sua contribuição ao mundo através do seu trabalho e do ato de servir, inclusive inventando novas formas para tal ou lutando por melhores qualidades de trabalho. A rotina tende a ser mais dinâmica e o sentimento de que não há tempo a perder pode ser maior nessas pessoas.

Este posicionamento é também uma possível fonte de tensão nervosa, principalmente se Urano fizer aspectos tensos com outros planetas ou se a pessoa já for ansiosa ou nervosa por natureza, mas proporciona a mente uma maior capacidade de analisar e pesquisar, além de encorajar uma certa originalidade na abordagem de qualquer problema ou projeto.

O que é familiar e bem experimentado também podem ganhar preferência por conta da energia virginiana, mesmo que a influência de Urano seja bastante contrária a este tipo de atitude, pois é um astro que possui uma influência que leva a comportamentos não convencionais.

 

URANO EM LIBRA

Últimos períodos de Urano em Libra: 1885 a 1891 | 1968 a 1975 | 2053 a 2060
Períodos e gerações onde as pessoas buscam por novas formas de se relacionar, quebrando estruturas obsoletas nesse sentido e buscando melhores alternativas. Novos conceitos sobre justiça também podem emergir além de turbulências e crises diplomáticas.

Urano em Libra inspira períodos de grande mudança nas relações sociais, principalmente a respeito de temas como justiça, diplomacia e igualdade. Atividades revolucionárias inspiraram discussões e políticas sobre igualdade entre os sexos e outros temas pertinentes.

Novas ideias de liberdade no âmbito do casamento e da parceria ganham relevância. Tradicionalmente, até pouco tempo atrás era visto como vergonhoso ou tabu falar sobre divórcio e discutir a relação, onde a maioria das pessoas aceitavam passivamente que não havia saída para diversas situações infelizes no relacionamento de forma perpétua. Mas, com Urano em Libra, uma revolução era inspirada nesse sentido e ideias sobre liberdade pessoal, integridade e felicidade foram primordiais para mudanças nesse contexto, imprimindo também essa qualidade em seus nativos.

No mapa astral pessoal, pessoas que nasceram com Urano em Libra têm dentro de si um maior potencial para ter mais afinidade na área das relações humanas. É possível que os nativos que compartilham desse posicionamento tenham ideais originais sobre igualdade e direitos recíprocos nos relacionamentos interpessoais.

Contribui para que os nativos sejam mais amigos, traço que deve ser desenvolvido e levado para uso também em relacionamentos íntimos. Há uma maior necessidade de fazer valer seus próprios ideais e ter relacionamentos incomuns, ou até mesmo eventualmente desejarem ficar sozinhos por um tempo.

Foi uma geração que ajudou a fomentar a revolução sexual, se desvencilhando de tradições dos seus pais. Ter relações abertas ou múltiplos parceiros começou a se tornar uma realidade muito mais visível e aceita. Embora a era "paz e amor" e "amor livre" não tenha durado muito tempo de forma efusiva, os relacionamentos já tinham sido transformados pois a semente já havia sido plantada.

 

URANO EM ESCORPIÃO

Últimos períodos de Urano em Escorpião: 1891 a 1897 | 1975 a 1981 | 2060 a 2067
Gerações que tendem a lidar bem com emoções profundas e terem mais naturalidade ao passar por diversas transformações ao longo de suas vidas, além de terem mais potencial de desenvolvimento de ideias inovadoras quem geram transformações à nível coletivo.

Épocas de provocação, beligerância, descobertas de coisas que estavam escondidas há um tempo e quebra de limites impostos por convenções sociais. Adiciona ao bolo uma maior sensação de incerteza sobre o futuro e eventuais atitudes revolucionárias para desvendar e transformar temas que são tabus. Por exemplo, na última passagem por Escorpião, Urano interagiu em assuntos como sexualidade, vida após a morte, conspirações governamentais e ocultismo, sendo esta também uma marca registrada em nativos que compartilham desse posicionamento, tendo afinidade e agindo como potenciais propagadores de tais assuntos ao longo da vida.

Foi um período onde o conceito de relacionamento estava passando por uma nova fase: todo aquele contexto da década anterior sobre a era do amor livre, do idealismo paz e amor estava minguando. Seriam estes nativos, no futuro, convidados a chegarem a um novo entendimento e idealização sobre como as pessoas se relacionam umas com as outras em todos os níveis. A psicanálise também se popularizou mais durante essa época, não sendo mais considerada um tabu, marginalizado ou "apenas para os loucos", mas sim uma terapia útil para o tratamento de muitas condições mentais e neuroses da vida cotidiana.

A energia de ambos, Urano e Escorpião lida com mudanças, transformações, morte e renascimento. No mapa astral, este é um posicionamento de Urano que garante um pouco mais de poder e intensidade nas ações dos nativos, uma chance de haver mais coragem ou ousadia, mas também de evitar demonstrar emoções (ou até rejeitá-las, eventualmente).

Sugere eventuais momentos de introspecção e exploração da sexualidade de formas inusitadas (principalmente se urano estiver posicionado nas casas 5 ou 8), além de um maior desejo por libertar as pessoas de seus medos e fazê-las superar seus limites. Os nativos geralmente encontram saídas engenhosas e construtivas para superarem tensões emocionais ao longo da vida.

Pode influenciar também uma maior necessidade pessoal de estar no poder ou ter o controle das coisas, principalmente se Urano fizer conjunções com o Sol, a Lua ou o Meio do Céu. É uma energia que precisa ser bem direcionada para que possa ajudar os nativos em feitos grandiosos.

 

URANO EM SAGITÁRIO

Últimos períodos de Urano em Sagitário: 1897 a 1904 | 1981 a 1988
Períodos marcados pela expansão em direção a novos horizontes, com um otimismo vigoroso em relação ao futuro. Gerações que procuram ensinar novas e ampliadas visões para a humanidade, introduzindo novos conceitos de filosofia, religião, ética e expansão de horizontes pessoais e coletivos.

Quando Urano transita por Sagitário, a tendência é haver um forte senso de expansão, otimismo, idealismo, de políticas de aprendizado e ensino, aumento das áreas do conhecimento, internacionalismo e viagens para conhecimento de novas culturas, além de um maior culto a esportes de todo tipo.

Há mais alegria no ar, um maior interesse por culturas estrangeiras e modos de vida mais alternativos, além de mais predisposição para a criação de novas abordagens para as áreas da educação, filosofia, religião e espiritualidade, de forma a alcançar uma verdade maior. A valorização da liberdade pessoal, da religiosidade e a busca por transcendência do espírito e das verdades superiores torna-se mais visível.

Quanto a influência no mapa astral, aumentam as chances do nativo fazer muitas viagens ao longo da vida e adquirir conhecimentos a respeito do mundo e de outras culturas. É uma influência que ajuda os nativos a terem um pouco mais de fé em algo superior e apreço pelos princípios de liberdade e justiça. A mídia também tem forte apelo para essas pessoas.

Urano em Sagitário abre a mente dos nativos e as torna mais originais. É um posicionamento que ajuda a ter um melhor senso de humor e dinamismo mental. É o espírito aventureiro de Sagitário encarnado no corpo humanitário de Urano, onde tais indivíduos tendem a ser bons para consertar o mundo, tornando-o um lugar melhor. Valorizam a busca do conhecimento, da fé ou da significância religiosa.

Os insights que Urano pode proporcionar quando posicionado em Sagitário influenciam novas e alternativas para a busca do conhecimento. Os nativos tendem a viajar bastante ao longo de suas vidas (ou sentirem terem tal desejo de forma inerente às suas personalidades), trazendo consigo, de volta pra casa, tudo o que aprenderam em suas jornadas. Como acontece com todos os planetas quando estão posicionados em Sagitário, há um maior risco de desenvolver algum tipo de fanatismo quando quiserem propagar suas verdades e acharem que não são reconhecidas.

 

URANO EM CAPRICÓRNIO

Últimos períodos de Urano em Capricórnio: 1904 a 1912 | 1988 a 1996
Gerações que tendem a propor, criar e introduzir novas estruturas sociais, governamentais ou comerciais. Indica momentos de crises e reformulações de estruturas vigentes e construções de novos caminhos coletivos.

Os trânsito de Urano por Capricórnio traz consigo a possibilidade de subversões políticas e estruturais iniciadas por um desejo de transformar as convenções, a sociedade e o establishment. Há um maior sentimento e necessidade de enxergar novas perspectivas, afastando qualquer limitação e imposição de hierarquias e das formas de poder dominantes. Aqui no Brasil, a criação do Plano Real foi um dos acontecimentos que fizeram parte desse último período de Urano em Capricórnio, assim como diversas outras mudanças que alteraram drasticamente as convenções e o status quo da época.

Um benefício concedido por Urano em Capricórnio é a capacidade de colocar os problemas e crises em uma perspectiva lógica, para que sejam entendidos e resolvidos. Neste signo, a energia de Urano fica concentrada e tende a ser bem aproveitada. Capricórnio é o signo mais convencional do zodíaco, preferindo fazer as coisas da maneira mais correta e pragmática possível.

No mapa astral, a influência de Urano em Capricórnio pode gerar nos nativos uma maior vontade de fazer valer o controle de sua vida e de se acharem especiais e únicos em tudo o que fazem. Há uma maior vontade de introduzir conceitos e práticas modernas, tecnologias de ponta e métodos diversos. Em vez da pura busca do lucro a todo custo, a moralidade é inspirada nos negócios e o lucro nunca é desatrelado de causas subjetivas.

A influência natural de Urano para mudanças tende a ser cautelosa e prática quando enquanto o planeta veste a roupa de Capricórnio. O nativo tende a acreditar na mudança real, não aquela que muda apenas por mudar, mas a que muda por um bem comum, de preferência com uma abrangência coletiva mirando na desconstrução e construção de conceitos.

Mas, Urano em Capricórnio é uma combinação relativamente contraditória. É o planeta da revolução, das mudanças radicais, crises súbitas, das surpresas e inovações, posicionado no mais tradicional e conservador de todos os signos do zodíaco. Há uma tensão aqui que pode se manifestar de diversas formas na mente dos nativos, que terão uma tendência a constantemente rever e questionar as estruturas tradicionais da sociedade em todos os níveis, embora de alguma forma também sejam respeitosas com o passado.

O problema é quando isso se manifesta através de rebeldia extrema e um apego quase militar (Capricórnio) a grupos e coletivos (Urano) sem as devidas ponderações. O problema é quando tal comportamento se torna desregrado, sem limites que sabem a hora de parar, pois estruturas são feitas para durar e não para ficarem mudando o tempo todo.

Os nativos tendem a encontrar uma maior dificuldade em aceitar profissões ou serviços antes considerados tradicionais, a receberem ordens ou respeitar hierarquias. O coletivo quer vestir a farda e ter autoridade e respeito. É a impetuosidade e o senso de liberdade de Urano junto com a disciplina e paciência de Capricórnio, querendo reformar e romper com estruturas tradicionais, transformando e introduzindo alterações de base para novos paradigmas, embora sejam energias que não fiquem muito à vontade umas com as outras em seus conceitos primordiais.

 

URANO EM AQUÁRIO

Últimos períodos de Urano em Aquário: 1912 a 1919 | 1995 a 2003
Períodos com o potencial de fazer brilhantes e importantes descobertas científicas, atraindo uma visão mais original e inventiva das coisas e beneficiando toda a sua geração.

Urano esteve em Aquário no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, interagindo com parte da geração dos millennials. Este posicionamento traz consigo uma aura de mudança e de ebulição social em todos os níveis, uma sensação de renovação, de que as coisas jamais serão como antes a partir daí. São épocas de extremos e imprevisibilidades, do foco no coletivo, na tecnologia, de mudanças súbitas e radicais, de inversão de realidades. Também atrai progresso tecnológico, evolução e inventividade frenética, principalmente no que diz respeito a eletricidade, comunicação e quebra do espaço-tempo. A propagação da internet é um bom exemplo de uma passagem como essa.

Impulsiona uma maior necessidade de mudança social, uma vontade de eliminar todas as barreiras entre as nações e interagir com muitas cristalizações e tradições do passado, flertando bastante com o futuro e o potencial real que todas as coisas podem ter. Nesse último período de Urano em Aquário, vimos a rápida ascensão dos computadores e da internet para o mainstream, atingindo as massas e gerando mudanças na sociedade nunca antes vistas. Foi também a época da alavancagem dos celulares, facilitando a comunicação móvel e instantânea. Juntando tudo isso com a entrada do ascendente planetário no mesmo signo, com a chamada Era de Aquário, há uma amplitude muito maior da força de urano nesse signo durante tal época.

Outra grande descoberta e inovação do último período da passagem de Urano por Aquário foram os estudos da célula-tronco no final dos anos 1990, algo que abriu caminho para muitos avanços na saúde humana. Urano é o co-regente de Aquário e sente-se muito à vontade quando passa por este signo. As duas energias possuem uma ótima sinergia e criam um terreno fértil para o coletivo, a ciência, a perspectiva de futuro e as descobertas em geral.

Quem nasce sob esta influência de Urano em Aquário, a medida que vai ganhando idade, carrega essa energia e dela colhe frutos ao longo da vida. Tal posicionamento pode influenciar os nativos a serem um pouco mais rebeldes e coletivistas, mais propensos a terem seu senso de liberdade aflorado e abraçando causas sociais, aderindo a diversos grupos que visam uma maior igualdade e fraternidade.

Sendo o co-regente de Aquário, imprime também certas características desse signo aos nativos, tais como possuírem de base alguns ideais humanitários, independência e maior desapego e impessoalidade, pois a influência de Urano aqui tende a ser um pouco maior do que a de costume. Tal influência será ainda mais visível se Urano estiver próximo - ou fizer bons aspectos com luminares e planetas pessoais no mapa astral, como o Sol, a Lua, Mercúrio, Marte e Vênus além de ângulos como o Ascendente e o Meio do Céu. Os nativos também ganham o potencial para empreender mudanças radicais nas áreas de ciência e tecnologia.

 

URANO EM PEIXES

Últimos períodos de Urano em Peixes: 1919 a 1927 | 2003 a 2011
Períodos que nos torna mais capazes de mergulhar de forma natural e inconsciente no oculto e se valer bastante da intuição. Uma nova compreensão do ego, das religiões (principalmente da dominante) e do papel da humanidade e do planeta no Universo pode ser descoberta por esta geração, que é bastante útil a sensível ao bem comum.

Não há tanto tempo assim, tivemos a última passagem de Urano em Peixes. Antes disso, a última vez que Urano passou por Peixes foi nos primórdios do século XX, o que faz a maioria das pessoas mais velhas com essa combinação já terem desencarnado ou estarem no fim de sua atual existência.

Quando Urano está em Peixes, inspira uma época de idealismo, sensibilidade e certo sacrifício pelos outros, tudo isso pautado pelo senso de humanitarismo e a lógica de Urano. Há um potencial criativo em todas as vertentes, que deve ser canalizado corretamente e não apenas em tendências escapistas ou boêmias. Crises súbitas em grandes instituições, principalmente religiosas, também não são descartadas com esse posicionamento de Urano em evidência.

Nos anos 1920, por exemplo, essa tendência se manifestou na forma de um aumento na busca da espiritualidade e do ocultismo, muitas vezes em uma tentativa de compreender, aceitar ou tentar fazer contato com a geração que faleceu na primeira guerra mundial, onde as pessoas começavam a se voltar para diversas formas de atenuar a sua dor e buscar o seu propósito.

Acelera a transformação das religiões e do modo de ação das grandes instituições, incluindo mudanças governamentais, além de atrair uma maior atenção aos que sofrem e tem menos privilégios, gerando novos ideais humanitários. É uma passagem que pode ativar confusão e levantar questionamentos a respeito da condição humana, sobre quem somos e pra onde vamos, a nossa evolução espiritual, o cuidado com o meio ambiente e os oceanos.

Em qualquer lugar do mapa onde Urano é posicionado, pode fazer com que os nativos tenham a capacidade de mudar e revolucionar sua maneira de pensar em relação a algum tema. Com Urano posicionado em Peixes, a revolução está na espiritualidade, na compreensão do todo e na forma como lidar com o próprio ego. Os nativos devem utilizar tal energia em prol de entender melhor conceitos mais abstratos e transcendentes da existência humana, atraindo respostas para melhorar a vida de todos. É possível uma maior identificação e compaixão com o próximo, uma certa empatia e telepatia que inspiram uma maior união com o universo.

Nativos com esse posicionamento tendem a buscar a espiritualidade fora da religião dominante e de forma única e bastante original, procurando seus próprios métodos de conexão com o divino ao longo da vida. Tendem a criar ou admirar avanços tecnológicos que visam obter energias renováveis e métodos sustentáveis de consumo que não prejudiquem a terra.

Peixes é um signo do elemento água e assim como Câncer, é uma energia que de certa forma também está ligada ao passado e as conexões emocionais, fazendo com que os nativos de Urano em Peixes tenham dentro de si uma certa ligação e necessidade de se libertarem das influências do passado e entenderem melhor a forma intrínseca como o universo age.