ASCENDENTE

Ascendente é considerado por muitos como um dos mais complexos assuntos da astrologia, causando inúmeras dúvidas. O que é de fato o Ascendente? É algo que complementa o nosso Sol? É mais forte ou mais fraco que o signo solar? Sou mais parecido com meu ascendente ou com meu signo solar? Perguntas não faltam. Está curioso? Continue lendo para saber mais sobre este importante posicionamento astrológico, que faz parte da cruz cardinal do seu mapa astral.

Identificando o seu Ascendente

Para começar, por definição básica, o Ascendente é a cúspide da casa 1 no seu mapa astral, ou seja, é o signo que está surgindo no horizonte no exato momento do seu nascimento. A posição do Ascendente dá uma volta completa no zodíaco a cada 24 horas, por isso, ele muda de um signo para outro mais ou menos a cada 2 horas (cerca de 1 grau a cada 4 minutos). Por isso é muito importante que a hora de nascimento informada corretamente para a geração do seu mapa astral seja a mais precisa possível.

O posicionamento do signo ascendente é a área do mapa astral que tem mais a ver com a nossa complexidade física, nossa mente espontânea, nosso temperamento, disposição, nossas respostas imediatas, quase automáticas e a nossa imagem projetada. Representa também um cartão de visitas pessoal e age como um filtro de como os nossos cinco sentidos captam o ambiente o qual estamos inseridos.

O começo da jornada

Como dissemos, o Ascendente é considerado uma das coisas mais complexas do mapa astral. Ele indica como foi o nosso primeiro contato com o mundo e o primeiro passo que demos em direção à vida, além de outras coisas. É aqui que o primeiro quadrante começa, onde o indivíduo toma conhecimento de si e começa a sua busca, onde descobre o seu valor e sua capacidade de interpretar e interagir com o mundo que o cerca. É como ele inicia as coisas.

O Ascendente pode revelar muitas coisas interessantes sobre a personalidade de uma pessoa de acordo com o signo que está ocupando e com os planetas próximos a ele. Se o Ascendente estiver em um signo rápido e assertivo, provavelmente a pessoa foi uma criança com muita energia e demonstrará sempre esta mesma energia toda vez que for iniciar algo. Se estiver em um signo mais tranquilo, então o ambiente inicial provavelmente também foi sereno e a pessoa terá uma inclinação maior para fazer as coisas de maneira mais calma. De alguma forma, estamos sempre buscando as características do signo ascendente. É por isso que ele constantemente deixa marcas em nossa personalidade.

O signo que está no Ascendente também indica muitas vezes a primeira impressão causada por nós, assim como as máscaras emocionais, intelectuais e físicas que usamos ao longo da vida. Nesse caso, a palavra "máscara" não é utilizada no sentido pejorativo. É apenas um "acessório que usamos". É aquilo que parecemos ser ou que queremos passar para as pessoas. Mas não é uma máscara do tipo que você usa de forma conveniente, apenas quando quer usar. Está com você o tempo todo, quase como um simbionte.

Sua essência interior é o seu signo solar, mas a roupa que você usa é o seu Ascendente. Por exemplo, vamos supor que o seu signo seja Capricórnio. Por essência, você provavelmente preza por reponsabilidade, é uma pessoa ambiciosa e cautelosa. Mas se você tem o Ascendente em Áries, você pode querer passar a impressão de ser uma pessoa mais corajosa, veloz, desbravadora, perspicaz, que toma a iniciativa. Muita gente ao seu redor pode pensar que você tem um bom potencial empreendedor.

Outra analogia interessante é a do ascendente sendo o seu veículo de locomoção pelo mundo. Dependendo do signo e da configuração do seu ascendente, pode ser que esse veículo seja uma bicicleta, um carro de passeio, um barco, um carro de fórmula 1 ou até mesmo um avião. O ascendente é o seu veículo e o Sol é quem o guia. E as combinações podem ser bem interessantes, por exemplo: pode ser quem um professor (alguém com sol em sagitário) esteja pilotando um carro bem veloz (ascendente em áries) ao se locomover pelo mundo. Ou quem sabe um executivo (capricórnio) guiando uma locomotiva (ascendente em touro). Pode ser que o veículo e a pessoa que o está guiando não combinem tanto, mas definitivamente estão juntos e precisam se entender. É claro que funciona melhor quando o ascendente também é o mesmo signo solar ou um signo de energia bastante afim, pois nesse caso a caminhada fica mais fluida, como um lindo passeio num dia ensolarado.

O ascendente é também o seu escudo, o casaco que te protege do frio, o sapato que oferece proteção em terrenos áridos. É o seu estilo pessoal, mas não é quem você é de verdade, a não ser que seu signo solar seja o mesmo. É como uma bússola ou GPS que te ajuda a navegar e interagir nos mais diversos ambientes.

A imagem que passamos para os outros está ligada ao uso que fazemos da energia que se encontra em nosso Ascendente, em suas oitavas harmônicas ou desarmônicas. Assim, uma pessoa com o Ascendente em Libra pode parecer bastante carismática e sociável (oitava harmônica da energia) ou muito hesitante, sem saber dizer "não" quando precisa (outra faceta da mesma energia).

Agora, quando há muita divergência entre o Sol e o Ascendente, a pessoa pode passar uma imagem ligeiramente diferente do que ela é. Quando o signo solar possui uma harmonia maior com o Ascendente, sua imagem (Ascendente) e o que você é em essência (Sol), não causam tanto contraste.

Por exemplo, se a pessoa é de Peixes com Ascendente em Câncer, parecerá mais emocional e sensível e é provável que ela seja assim mesmo, pois os dois signos correspondem ao elemento Água, que está diretamente ligado às emoções e traz maior potencial para sensibilidade. Já se o ascendente for Aquário, a coisa fica bem diferente.

Até Saturno retornar...

O Ascendente também demonstra nossos maneirismos e algumas das coisas que precisamos evoluir ao longo da vida. Quando conseguimos finalmente desenvolver a energia que está posicionada por ali, é como se estivéssemos misturando a nossa essência real com a imagem que passamos para o mundo. Ficamos bem mais equilibrados e próximos da nossa verdadeira missão como indivíduos de uma forma mais fluida e harmônica.

É como se existissem dois copos com líquidos, cada um com uma energia diferente. Aos poucos vamos misturando essas energias, bem devagarzinho. O Ascendente é o líquido do segundo copo, que vai sendo derramado no primeiro. Ao longo do tempo, as energias deverão estar bastante harmonizadas e equilibradas, agindo em conjunto. Isso geralmente costuma acontecer por volta dos 30 anos, quando temos a primeira sensação real de maturidade. E isso não é apenas uma coincidência - é justamente por volta dessa idade que acontece o primeiro Retorno de Saturno.

Saturno é um astro que demora mais ou menos 29 anos para dar uma volta completa pelo Zodíaco e é nessa idade que ele estará completando seu primeiro ciclo, voltando ao ponto onde estava no dia do seu nascimento.

Como você pode conferir neste artigo, Saturno é o astro que representa a estruturação, nossos limites, regras, maturidade, a consciência do que fazemos da vida e a reação (carma) que colhemos das nossas ações. Antes dos 28 / 30 anos, a pessoa ainda pode ser muito influenciada pela família e não ter sua vida financeira totalmente resolvida ou estabilizada, dependendo de familiares ou amigos.

Nesse primeiro retorno, a energia de Saturno faz com que tenhamos uma percepção maior das nossas limitações e do nosso potencial. É como se até atingir essa idade você estivesse apenas planejando, tentando fazer algo da sua vida.

Porém, a partir daí, você começa a ter mais responsabilidade, seu senso de obrigação fica aguçado e você passa a concretizar seus planos. Nesta idade é comum aparecerem questionamentos a respeito do que você fez ou não fez até aqui, se você já atingiu seus objetivos iniciais e o que você realmente quer daqui pra frente. Você sente que atingiu o primeiro "checkpoint", a primeira data limite para fazer o que tem que ser feito. Você não quer mais viver só de tentativas e sonhos e sim correr atrás dos seus objetivo, conquistando-os.

E é aí que a história sobre "a ascendência do Ascendente" aos 30 anos passa a fazer sentido. Depois que você atinge esse nível de consciência, tende a querer utilizar melhor as suas habilidades para alcançar o que deseja. E o que você deseja pode estar bastante relacionado ao seu Ascendente.

Por exemplo, se você tem o ascendente em Gêmeos, poderá haver uma maximização da sua necessidade de se comunicar e interagir. Se ele estiver em Capricórnio, ficará mais evidente que o sucesso e reconhecimento profissional são o que realmente importa para você. Sendo em Peixes, um sentimento de maior sensibilidade, compaixão e integração com o todo poderá aflorar e se mostrar mais presente na sua vida.

Obviamente a sua essência, que vem do seu signo solar, permanecerá a mesma. Porém, você vai amadurecendo e mesclando o seu Ascendente a ela, assim as chances de utilizar suas habilidades e virtudes para conquistar seus objetivos e desejos aumentam bastante. É a tal “mistura dos líquidos” da qual falamos lá em cima. Como se você conseguisse guiar seu carro com muito mais destreza, aumentando a velocidade com mais segurança e menos risco de acidentes.

Não existe idade para evoluir

Depois dos trinta anos, vivemos mais facilmente e com maior autonomia, sem ligar muito para a opinião dos outros. É geralmente depois dessa idade que ganhamos a consciência de procurar o que realmente queremos e encarar o fato de que, no final das contas, a responsabilidade é apenas nossa, independente de estarmos levando em consideração apenas a opinião alheia ou a nossa própria.

Na verdade, o correto talvez fosse dizer que isto se torna mais claro quando a pessoa realmente amadurece e sua consciência evolui, algo que pode acontecer em qualquer idade - ou em idade nenhuma.

Existe gente madura, consciente e equilibrada de todas as idades, mas há também aquelas pessoas que nunca chegam lá. Em resumo, o que podemos afirmar é: conforme a pessoa vai evoluindo, a tendência é estar cada vez mais sintonizada e mesclada com seu ascendente.

Meu ascendente e meu signo são diferentes

Mas, e se o ascendente for igual ao signo solar? Bem, nesse caso, você provavelmente não precisaria desenvolver esta energia, e sim aplicá-la. Sua essência já veio sem máscaras ou filtros, pronta para ser manifestada. Você é o que é, por isso é muito mais fácil manifestar as energias dentro da sua personalidade.

Aliás, isso é exatamente o que deve ser feito: ser quem você é e usar sua essência com habilidade e equilíbrio da melhor forma possível, utilizando os recursos que lhe são disponibilizados.

Os planetas que estão próximos ao Ascendente também influenciam de forma decisiva nossa personalidade. Se um planeta estiver muito perto do Ascendente, por exemplo, pode até ser responsável pela característica mais relevante da nossa personalidade, ou pode ofuscar o próprio Ascendente.

Vamos usar Áries como exemplo. Saturno muito perto do Ascendente em Áries pode fazer com que o indivíduo seja mais prudente e até temeroso, ao invés de ser tradicionalmente impulsivo e impetuoso. Saturno, junto com outros fatores, pode ser um dos principais causadores dessa mudança de comportamento.

Outro exemplo é Virgem. Digamos que Júpiter esteja muito próximo ao Ascendente em Virgem. Ao invés de mais reservado e metódico, o indivíduo pode se tornar mais entusiasmado e otimista. Quem antes tinha um comportamento simples e fazia tudo de forma mais cuidadosa e detalhada, de repente pode se tornar extrovertido e tomar mais gosto pela aventura.

Ou seja, quaisquer planetas em conjunção ou fazendo outros aspectos com o Ascendente irão interagir em sua expressão. E isso, obviamente vale para qualquer outro planeta do mapa. Se o seu Sol está em Áries mas Saturno está fazendo um aspecto difícil com ele, como uma quadratura ou oposição, será mais difícil se identificar com muitas características associadas a Áries. Assim como se o seu Sol está em Touro, um signo mais brando e lento, mas Marte em um signo de fogo aspecta tal Sol, obviamente você será um(a) taurino(a) um pouco mais enfurecido do que o normal.

Devemos levar em consideração também o planeta que rege o signo Ascendente, pois a posição dele em um signo e casa adiciona informações interessantes.

Por exemplo, uma pessoa com Ascendente em Gêmeos, que tem como regente do Ascendente, Mercúrio. Se Mercúrio estiver em Touro, por exemplo, a pessoa que antes era menos conservadora e mais despreocupada pode se tornar um pouco mais taurina, ficando mais moderada, sensata e preocupada com as coisas materiais. Se Mercúrio estivesse em Aquário, poderia haver um aumento na capacidade de comunicação e velocidade de pensamento, por ser um signo de ar mais alinhado a Gêmeos. Em Câncer, a comunicação seria incrementada através da imaginação e sentimento, características que fazem parte do primeiro signo de água.

Sendo assim, quando falamos de Ascendente, devemos sempre levar em consideração:

  1. O próprio signo Ascendente;
  2. Os planetas que estão próximos do Ascendente (aproximadamente 10 graus antes e 10 graus depois);
  3. O planeta que rege o signo Ascendente, levando em conta em que signo e casa ele está posicionado;
  4. Os aspectos que interagem com o Ascendente.

A evolução do Ascendente dentro de você

Áries - É a energia de empreendedorismo que faz a vida avançar. Conforme a pessoa amadurece, as qualidades arianas vão ganhando força gradualmente até se mesclarem e se equilibrarem ao signo solar. Palavras-chave como liderança, individualidade, autoconhecimento, autodidatismo, pioneirismo, juntamente com a vontade de avançar e iniciar coisas tendem a ganhar mais consistência. O indivíduo fica cada vez mais inquieto e agitado para realizar e conquistar. Um desejo maior de libertação e independência também pode surgir.

Touro - A praticidade aumenta. Quanto mais a pessoa vai avançando na vida, evoluindo e aprendendo, mais prática tende a ficar. Passa a fazer as coisas de uma forma mais embasada, por a mão na massa de forma mais consistente, ficar mais em contato com o mundo material, ter mais calma e administrar sua vida de acordo com a energia fixa deste signo.

Gêmeos - Maior comunicação e interatividade. À medida que a pessoa amadurece e evolui, vai se tornando mais comunicativa. Pode haver uma vontade de ler mais, se instruir mais, fazer mais amigos, viajar e acumular experiências variadas. É o ar mutável em ação.

Câncer - Mais experiências emocionais e maior orgulho de suas origens. Quanto mais a pessoa evolui e amadurece, maior pode ser o desejo de aumentar a família e o círculo de amigos íntimos, assim como de passar mais tempo junto a eles. Pode ficar mais difícil se afastar do núcleo familiar. Pode ainda surgir uma vontade mais forte de cuidar das pessoas ao redor.

Leão - O valor da imagem ganha mais atenção. Energia de fogo fixo faz com que quanto mais a pessoa amadureça, mais se torne consciente dos aspectos de liderança que possui e da importância que as imagens podem ter. Artes gráficas como cinema, vídeo, fotografia e pintura podem ganhar um foco acima do normal, com o indivíduo tendo insights de como as imagens funcionam e influenciam o mundo ao redor.

Virgem - Evolução da energia para trabalhar. Quanto mais o indivíduo adquire autoconhecimento e aproxima-se de seus objetivos, mais ele tende a ser correto e organizado. Pode se tornar cada vez mais uma pessoa de hábitos e de rotina, consolidando a precisão virginiana. Este ascendente pode fazer com que um signo solar mais desorganizado e dinâmico torne-se mais organizado e metódico ao longo da vida.

Libra - Mais diplomacia, maior poder de negociação, maior influência de vendas (de produtos ou ideias). Evoluindo e integrando esta energia, o indivíduo aprende pouco a pouco a se colocar no lugar do outro, entendendo mais facilmente as motivações da outra pessoa e atuando como um juiz, diplomata ou negociante. Cada vez mais pode querer colocar em prática suas qualidades inerentes de harmonia, buscando equilibrar e ajudar as pessoas ao seu redor.

Escorpião - Aumenta o poder pessoal. Quanto mais o indivíduo cresce e se descobre, mais pessoas ao seu redor passam a confiar nele, entregando coisas e responsabilidades para ele. Ou seja, Escorpião é uma energia que toma conta dos recursos dos outros de uma forma natural. Quem tem Ascendente em Escorpião vai adquirindo cada vez mais esse poder ao longo do caminho. As pessoas geralmente chegam e contam histórias de vida, entregam dinheiro e outras responsabilidades, sabendo que podem confiar na sua administração. É um signo de água fixa que passa uma sensação de confiabilidade. Quanto mais a pessoa amadurece, mais poderosa política e socialmente tende a ficar.

Sagitário - Avanços nas pesquisas e no conhecimento. Ganham mais destaque o caminho acadêmico, o ensino superior, o mestrado, o doutorado, a livre docência, o ato de aprender, ensinar e palestrar, a veia cientista ou filosófica. Pegar um assunto ou ofício e estudá-los observando o mundo ao seu redor, compilando regras e conceitos mais avançados e profundos, passa a ser algo cada vez mais desejável para o indivíduo. Ao longo do tempo, ele adquire uma aura de aluno e professor, que permite assimilar conhecimentos e lançar a próxima flecha antes da anterior cair.

Capricórnio - Responsabilidades ganham destaque. Ao evoluir, a pessoa com Ascendente em Capricórnio vai ficando cada vez mais responsável, se dispondo a resolver problemas cada vez mais facilmente. Tudo parece menos complicado e tudo se torna mais estruturado. Uma curiosidade que pode ser comum a quem possui este Ascendente é passar por alguns problemas logo no começo do caminho. Isso obriga a pessoa a desenvolver mais responsabilidade logo na infância ou adolescência. Algumas situações podem incluir a perda de um familiar próximo, ter que trabalhar cedo para sustentar a família, cuidar de alguém doente ou alguma outra situação similar. Quem consegue evoluir este Ascendente torna-se bastante ético e ganha mais habilidade para lidar com situações complicadas na vida.

Aquário – Maior flexibilidade sem crenças cegas ou regras. O Ascendente em Aquário, ao contrário de Capricórnio, quanto mais avança e evolui, menos fica preso a padronizações e “verdades absolutas”. Consegue trabalhar com coisas mais exóticas e diferentes de uma maneira mais fácil, fugindo da ideia da realidade cheia de regras. Sair do padrão de horários, criar o próprio emprego, viver envolto em um universo original, andar com pessoas diferentes, contestar sistemas e religiões, tudo isso pode ficar mais evidenciado. O indivíduo ganha uma aura que está mais fora do universo comum e mais próxima do universo original que emana das energias aquarianas.

Peixes - Empatia e maior busca espiritual. Quanto mais maduro, mais o indivíduo busca contato com o mundo espiritual e com o todo, seja através de alguma religião (do latim "religare", que tem o significado de religação) ou através de noções e atitudes que tenham mais a ver com espiritualidade. O mundo físico se torna cada vez mais transcendente. Empatia, sensibilidade e emotividade são amplificadas e pode haver uma sintonia maior com o mundo astral superior.

Evoluir também é ascender

Como pudemos ver, para que o Ascendente tenha um papel cada vez mais relevante em nossas vidas, devemos amadurecer e evoluir. Quando nos tornamos mais conscientes de quem somos, do que queremos e do mundo que nos cerca, podemos abraçar suas influências e canalizar sua energia para nos ajudar em nosso caminho.

O Ascendente é a peça-chave para o nosso desenvolvimento ao longo desta jornada. Afinal, evoluir nada mais é do que ascender!