SOL

O Sol - Impulso do poder, a vitalidade, o ego

O Sol retratado como uma esfera é um dos símbolos mais antigos conhecidos, simbolizando a vida em muitas culturas. No estudo da Astrologia, ele representa o ego e a vontade consciente, bem como as energias físicas vitais. É a nossa essência, através da qual outros níveis de consciência podem interagir. A posição do Sol em nosso mapa astral descreve a forma como irradiamos energias em relação ao que acontece em nossas vidas. Seu efeito é principalmente paternal e tradicionalmente masculino. O Sol é o coração do zodíaco, o signo e a casa onde o Sol reside ao nascer indicam o tema central do nosso espírito, onde nós realmente brilhamos e de onde vêm várias de nossas características.

Características e dignidades do Sol:

  • Qualidade: Quente e Seco
  • Palavra-chave: Essência
  • Tópico: Impulso do poder, a vitalidade, o ego
  • Domicílio:  Leão
  • Exaltação:  Áries
  • Queda:  Libra
  • Exílio:  Aquário

Sol tem como símbolo um círculo com apenas um ponto no centro, o núcleo que simboliza a manifestação individual de nossos espíritos. Ele representa nosso interior, nossa alma, nossa essência, o pedaço de nós que sente a necessidade de se mostrar ao mundo. Essa expressão pode se dar através do trabalho, de atividades sociais e do contato com outras pessoas, dependendo do signo onde estará posicionado.

Tem incluência na nossa autoafirmação e autoestima, nosso brilho e poder pessoal. É a nossa essência, a parte de nós que é praticamente imutável e profundamente sentida. Interage com a nossa vontade, propósito, capacidade de realização e tomada de decisões. O signo que dá cor a essa energia classifica seu modo de atividade.

O Sol é a fonte primária de energia do nosso sistema planetário, o "Astro Rei" que nos concede vitalidade, o centralizador que guiará todos os outros posicionamentos do mapa astral. Nesse caso, destaca-se da Lua (que simboliza nossas emoções, reações e hábitos) e de Saturno (regras, limites, ambiente social, lado paternal). É o Sol que expõe nosso lado consciente, sóbrio e ativa parte da criatividade que cada pessoa carrega. É quem faz a primeira delineação do nosso desenho, gerando os contornos e traços mais básicos da nossa existência. Todos os outros planetas vão apenas complementar com mais traços e mais cores, finalizando assim a criação artística que é o nosso Ser completo, a obra viva que o universo manifesta como sua imagem e semelhança.

O mecanismo de defesa que desenvolvemos durante nosso processo educativo e de desenvolvimento psicológico também é influenciado pelo Sol, que mostra como cada pessoa reage aos acontecimentos e pressões do ambiente que as cerca. Esse mecanismo confere a cada indivíduo uma identidade muito pessoal e um senso de ego que torna cada pessoa muito diferente da outra, reagindo de formas diferentes aos acontecimentos e estímulos externos defendendo sua posição.

Na astrologia, representa mais a idade adulta, dos 20 até os 40 anos, simbolizando também para vias de análise o chefe, o pai, o tio, o irmão mais velho, o marido e outros homens mais velhos. O Sol é o princípio ativo e masculino (yang), o arquétipo do herói, o "Deus-rei". Por isso, quando usado em algumas interpretações astrológicas representa presidentes, reis, príncipes, líderes políticos, oficiais superiores e administradores.

Nesse caso, se manifestarmos de forma estática ou sob uma baixa frequência a nossa essência, o Sol pode se manifestar como insegurança, arrogância, falta de consideração com os outros e aplicar uma veia dramática na personalidade. No entanto, se agirmos de forma equilibrada em relação à influência do nosso Sol, avançaremos para o autocontrole, a coragem e a consideração.

O Sol também é um dos guias para o nosso propósito na vida, mas para exercitar este senso de Ego de uma maneira ideal, devemos também nos importar com as outras pessoas ao nos afirmarmos, alcançando assim a verdadeira autoconfiança e coragem.

O astro se desloca cerca de 1 grau diariamente através do zodíaco e leva um ano para dar a volta completa, ficando cerca de 1 mês em cada signo. Ele não tem movimento retrógrado, tem a Casa 5 associada a ele e também rege o signo de Leão. Seu dia da semana é domingo (ou "Sunday", em inglês). Outras casas astrológicas onde o Sol possui mais afinidade são a Casa 1, Casa 9 e Casa 10. Já as casas 4 e 7 podem ser consideradas as posições mais fracas para seu posicionamento. Pode se dizer que a casa 12 também, pois é uma casa cadente onde os astros encarnam um papel de finalização, para potencial renascimento posterior. Diz-se que o Sol está debilitado quando em Libra e exaltado em Áries. Seus planetas mais amigos são Júpiter, Marte e a Lua, e os potencialmente antagônicos ao seu modo de agir são Vênus e Saturno. Mercúrio torna-se neutro nesse relacionamento.

A casa astrológica onde o sol está posicionado no mapa se torna um dos focos de grande importância na vida da pessoa, onde esta é a área da vida onde a pessoa consegue expressar com mais facilidade sua verdadeira persona. Por exemplo, se o Sol está na casa 7, então isso mostra que o ego está centrado no parceiro, nas parcerias ou nos relacionamentos dessa pessoa. Se está na casa 1, o ego e a autoafirmação podem ser mais fortes, fazendo a pessoa centrar-se em si mesma com mais facilidade. Ao iluminar a casa onde está, nos permite entender também com mais clareza os assuntos que aquela casa rege.

O signo que rege a casa por ele ocupada também complementa as características do seu signo solar. Ou seja, se Touro reger a casa que o Sol ocupa no seu mapa, você pode ter algumas características deste signo.

O posicionamento do Sol também faz muito bem a casas consideradas "maléficas", pois tem potencial para "queimar" os temas maléficos daquela casa. Um mapa astral que possui um Sol fraco pode fazer com que os temas das casas (e os regentes das mesmas) possam sofrer um pouco, mas o mesmo vale para o contrário. Um Sol forte vai fazer estes mesmos locais ganharem mais brilho e relevância.

Sol

A famosa pergunta "qual o seu signo?" responde apenas sobre a posição do Sol no seu mapa astral

Como o Sol é o único astro que mantém uma posição constante, ou seja, todo ano ele passa pelos mesmos signos na mesma época, muita gente acaba pensando que o signo solar é o fator mais importante na astrologia. Claro que sua influência é grande, porém, precisamos lembrar que nosso mapa astral ainda conta com o Ascendente (a cúspide da casa 1), a Lua e mais oito planetas importantes, ou seja, você pode sofrer diversas outras influências que vão se misturar com as do Sol para formar a sua personalidade e situações de vida.

O lado positivo da influência do Sol na Astrologia traz energia, vitalidade e uma autoridade interior que gera autoconfiança e afirmação. Proporciona valor pessoal, integridade e um sentido de identidade e independência, abrindo caminhos para a realização de nossas ambições.

Já sua energia negativa traz comportamentos como orgulho, vaidade e complexo de superioridade. A pessoa pode se achar mais importante do que é, ficar arrogante, vaidosa, egoísta e exibicionista. Tende a precisar de atenção, reconhecimento e vincular "sucesso" a coisas equivocadas. Esse lado negativo do Sol ainda pode deixar o indivíduo meio desorientado ou sem energia, o que leva a falta de ambição. A pessoa tem mais chances de se sentir humilhada, derrotada, se anula e desiste das coisas. Também pode despertar submissão e timidez, onde a pessoa não lida bem com cargos superiores ou de chefia, ou qualquer outro papel onde tenha subordinados. À medida que o Eu superior desperta, as qualidades positivas começam a irradiar para todos, sem filtros, como os raios do Sol em um céu sem nuvens.

Combustão e proximidade

O Sol também tem potencial para "queimar" algumas das qualidades do planeta que está fazendo uma conjunção curta com ele. Para isto dá-se o nome de combustão e para que tal efeito ocorra e seja considerado, a conjunção de algum planeta com o Sol precisa ser de poucos graus de distância. Em distâncias maiores, o Sol pode até mesmo iluminar as qualidades dos planetas envolvidos (algo em torno de 6 a 10/15 graus). Se a conjunção ocorrer além desta distância, provavelmente não terá efeito interativo visível. A exceção a esta regra é Mercúrio, pois é sempre o planeta mais próximo do Sol. A conjunção precisará ser pelo menos de até 1 grau para que algum efeito nocivo da combustão seja analisado entre o Sol e Mercúrio.

De fato, este é um assunto complexo dentro do estudo da astrologia, pois possui opiniões muito subjetivas dependendo do astrólogo a discutir o tema. Algumas correntes astrológicas dizem que a combustão pode destruir completamente a força do planeta combusto, já outros dizem que os efeitos da combustão possuem uma força muito pequena, muitas vezes até insignificante, não sendo um grande problema para o nativo que possui tal situação em seu mapa astral.