JÚPITER/SIGNOS

JÚPITER EM ÁRIES

Uma maior capacidade de liderança e iniciativa são características amplificadas em quem nasce com Júpiter em Áries. Tendem a ser pessoas mais entusiasmadas, assertivas, enérgicas e com muitas ideias sobre como iniciar, promover ou expandir as ideias que permeiam a mente. Pode também ser mais opinativo e muito persuasivo em levar as pessoas a embarcarem em seus planos e ideias. A criatividade e a inovação também podem se destacar, além de uma maior admiração por atitudes e pessoas corajosas e que se lançam aos seus desafios de peito aberto. O papel de Júpiter no signo de Áries é oferecer uma compreensão maior to todo, imbuindo respeito e criatividade em um plano, digamos, superior.

Nascidos sob esta influência tendem a buscar melhores condições sociais, educacionais e espirituais. Principalmente se Áries for ajudado por Marte, pelo Sol ou por Sagitário posicionado em algum aspecto. Pessoas com esse posicionamento tendem a acreditar que, para melhorar de vida, é preciso ter fé na regeneração e no renascimento. As vitórias dão coragem para seguir em frente e para se envolverem em outros projetos, mesmo se não forem seus. Ou seja, é possível produzir algo bom e positivo mesmo que os objetivos pretendidos ainda não tenham sido alcançados. Um caminho de vitórias leva à conquista final. É aquela máxima que diz que "nem sempre é o final que importa, mas sim a jornada". Este é um pensamento que pode estimular e inspirar outras pessoas, fazendo com que sejam mais proativas.

Como Júpiter representa o princípio de crescimento e da noção de algo superior, as ações de quem nasce sob a influência de Júpiter em Áries podem levar ao desenvolvimento pessoal com mais facilidade. O ambiente protetor de Júpiter favorece essa evolução, estimulando o indivíduo a crescer e transmitir sua experiência para as outras pessoas, as inspirando e liderando. No entanto, apesar da iniciativa positiva desencadeada pela liderança pessoal e filosófica, há aspectos negativos que podem surgir no processo. Ego inflado e certa atitude presunçosa são dois deles e que podem provocar ressentimentos nos outros.

Com Júpiter em Áries sob tensão, ou seja, formando aspectos desarmônicos no mapa, pode haver um maior sentimento de frustração, principalmente se a pessoa não consegue realizar tudo o que planejou, podendo então agir por impulso e de forma imprudente. Gastos excessivos e impulsivos também podem proporcionar erros de investimentos em negócios duvidosos. Para evitar perdas ou pelo menos minimizá-las é recomendável ser prudente e cauteloso e guardar algum recurso para eventuais imprevistos.

 

JÚPITER EM TOURO

Júpiter em Touro indica uma predisposição a usar de forma correta e benéfica o dinheiro e os recursos materiais. Aliás, se a pessoa tiver maturidade, ela terá consciência de que o dinheiro e os recursos devem ser usados não só para melhorar o ambiente social e físico, como também ser uma mola propulsora que ajudará seus semelhantes. Ou seja, terá uma maior facilidade em saber que deve usar seus bens e recursos de forma sábia e construtiva ao longo da vida, reconhecendo o dinheiro, por exemplo, como energia geradora.

Os recursos geralmente são vistos como uma forma de energia, por isso eles devem fluir de pessoa para pessoa, ou seja, devem atingir mais gente, fazendo com que aumente um ciclo de desenvolvimento produtivo do qual todos possam se beneficiar. O lado material pode ser tão forte neste posicionamento que geralmente seus nativos não se interessam muito por religião ou doutrinas similares, a não ser estejam de alguma forma ligadas aos padrões morais e sociais da classe econômica à qual pertencem.

Assim, a tendência é desconsiderar valores espirituais que não tenham relação com questões materiais ou práticas. Ou seja, para se interessarem por tais questões, precisa existir uma utilidade prática atrelada.

Júpiter no signo de Touro traz uma forte tendência para atrair riqueza e ter uma boa noção do valor das coisas. Quem consegue obtê-la gosta de desfrutar do conforto material, de uma boa comida, de diversas formas de arte e das coisas boas da vida em geral. Apreciam o que é bom e o que tem valor pessoal, mesmo que custe caro.

Há também uma tendência para habilidade nos negócios. Para tanto, o indivíduo deverá ter firmeza em suas atitudes e propósitos, além de paciência. Como consequência dessa habilidade, há muita chance de obter sucesso em grandes empreendimentos, porém, é preciso tomar mais cuidado com o processo de expansão e deixá-lo sob uma ótica sóbria e segura, pois tudo que expande demais e muito rápido, pode estourar.

Ímpetos de exagero podem levar o nativo a ter problemas financeiros, portanto o ideal é não ficar sem recursos para possíveis imprevistos e sempre poupar ou investir seus recursos, transformando-os em ativos. O excesso de confiança também pode ser perigoso. Quem fica muito confiante ou se torna muito ganancioso pode não obter os resultados desejados.

Se Júpiter em Touro estiver sob tensão de algum aspecto, pode atrair situações onde a pessoa pode contrair dívidas e problemas com credores, além de levar ao desperdício. Esse comportamento pode fazer com que elas sintam satisfação exagerada quando compram ou conquistam algo, pois sentem que conseguiram realizar os seus desejos imediatos. No entanto, podem deixar de prestar atenção nas necessidades dos outros ou ter comportamentos de ostentação, provocando sem querer sentimentos como ressentimento e inveja, principalmente em quem não tem tantos recursos para usufruir.

Esse comportamento egoísta pode ser mais comum entre pessoas que têm sua mente voltada apenas aos negócios ou que desejam pertencer a uma camada mais abastada da sociedade. Com tensão no posicionamento, a pessoa pode achar que é superior por ter acumulado maior riqueza, criando um falso orgulho por seu status financeiro que pode não ser muito bom para a sua vida e a vida de quem orbita ao seu redor.

Manter Júpiter em Touro sob uma aura de equilíbrio faz a pessoa aproveitar toda a sorte do posicionamento sem correr riscos desnecessários ou se tornar uma pessoa imersa em seu próprio materialismo. "Dar para receber, nutrir para ser nutrido."

 

JÚPITER EM GÊMEOS

História, filosofia, educação, direito, jornalismo ou outros temas que tragam informação e conhecimento podem ganhar foco para quem possui este posicionamento de Júpiter. Devido ao grande interesse por uma variedade de temas e possibilidades, a mente se expande e permite o surgimento de novas linhas de comunicação e formas de contato social. Consequentemente, a troca de experiências pode beneficiar os estudos, a escrita e o surgimento de novas ideias em um grande fluxo.

Este posicionamento pode influenciar positivamente também o relacionamento com irmãos, colegas, conhecidos e vizinhos, tendo uma maior trato pessoal com esses grupos.

Indivíduos com Júpiter no signo de Gêmeos tendem a ser curiosos intelectualmente e gostarem disso. Para se desenvolverem, podem ler bastante ou ser aquele tipo de pessoa que sempre está de olho na internet em busca de novas informações, novidades, curiosidades e ensinamentos. Sua curiosidade pode ser despertada por diversas áreas, por isso a tendência é que sejam mentalmente inquietos e apreciem movimento. Esse tipo de comportamento, porém, pode fazer com que se dediquem de forma superficial às diversas áreas de estudo.

Ou seja, o nativo pode ter um conhecimento amplo, mas superficial do assunto. Ou então, um amplo conhecimento teórico, porém sem muito conhecimento prático. A inquietude também pode levá-los a fazerem muitas viagens curtas ou possuírem uma postura mais volátil e inconstante. Apesar de Júpiter em Gêmeos ter um lado um pouco negativo (como a busca pelo conhecimento superficial), há um lado bastante positivo: como seus nativos se sentem confortáveis tendo diferentes experiências intelectuais, podem ser ótimas referências para as notícias e novidades do momento.

Porém, se este posicionamento estiver sob tensão, Júpiter em Gêmeos pode influenciar no surgimento de um intelectual esnobe, que fala demais, porém não tem muito a dizer.

Gêmeos, principalmente se estiver associado à Libra e Aquário de alguma forma, faz com que as pessoas tenham uma maior predisposição a possuírem muitos amigos ao longo da vida. Com tantos amigos e conhecidos, os nascidos com Júpiter em Gêmeos ampliam seus conhecimentos e seus horizontes intelectuais. Novas oportunidades podem surgir a partir de conversas e contatos sociais que vão sendo desenvolvidos. A valorização da comunicação é parte essencial de quem tem este posicionamento. Por conta disso o indivíduo pode enveredar pelo caminho da literatura, oratória, da sociologia ou do ensino ou ao menos nutri um maior apreço e enxergar uma maior relevância por essas áreas.

Trabalhar na indústria da comunicação, seja com jornalismo, publicidade, relações públicas ou turismo é uma possibilidade em potencial.

 

JÚPITER EM CARANGUEJO

Júpiter em Câncer coloca mais foco nas experiências familiares, na base do conhecimento, no passado e nas raízes pessoais. Pessoas com este posicionamento geralmente têm uma boa base educacional e de valores, tendo aprendido a serem mais generosas, responsáveis e terem princípios morais. Ou seja, os pais ou tutores podem ter sido os primeiros professores relevantes, fazendo com que estas mesmas bases de moralidade e educação sejam passadas adiante de forma praticamente hereditária.

Por vezes, quem possui esse posicionamento pode não ser muito prático e demonstrar uma certa carga emocional em seus julgamentos, chegando a ter ideias utópicas. No entanto, a praticidade pode surgir se houver influência de outros fatores do mapa. A vida pode melhorar consideravelmente a partir da última metade da vida, e até lá, tendem a receber ajuda financeira dos pais, por exemplo, ou herdar dinheiro e propriedades.

Aumentam as chances de se envolver em negócios nas áreas de habitação, agricultura, bens imobiliários e produção de alimentos, por exemplo. A boa comida também pode ser algo bastante apreciado, inclusive com certos exageros que devem ser evitados. Podem até se tornar bons cozinheiros se assim desejarem.

O sentimentalismo piegas, o amor materno opressivo e o exagero na alimentação são tendências quando Júpiter em Câncer estiver sob tensão, entretanto, o nutrir, cuidar e proporcionar uma boa estrutura aos semelhantes é algo que pode ter forte apelo para o nativo com Júpiter em Câncer, pois tendem a enxergar bastante valor nessas atitudes.

Para pessoas com Júpiter em Câncer, o lar também, o local onde pertencem e consideram seu, é também um local onde amigos e conhecidos podem encontrar conforto extra em caso de estarem com problemas para guiar o rumo da vida. Há o desejo de construir um ambiente familiar seguro, confortável, amigável, acolhedor e próspero, que também possa ser usado para atividades educacionais e divertidas. Quem nasce sob a influência de Júpiter em Câncer possui forte instinto cuidador, que se reflete na forma como a pessoa trata a família e as pessoas próximas e queridas. Ou seja, a pessoa tende a querer abraçar e proteger. Sendo assim, generosidade, bondade e cuidado são algumas qualidades deste posicionamento.

 

JÚPITER EM LEÃO

Quem nasce sob a influência de Júpiter em Leão tende a possuir muita força e energia. Dentre as qualidades deste posicionamento, há destaque para o otimismo, a generosidade e um jeito expansivo de ser. Tende a gostar bastante de ser admirado e valorizado, podendo até mesmo ser mais exibido e gostar de pompa e elogios. Por isso, tende a fazer as coisas de maneira generosa, por vezes até exagerada, tudo para conquistar e captar a atenção de todos ao seu redor.

Tal comportamento pode lhe conferir um ar mais cativante e imponente. Se for organizar uma festa, por exemplo, o evento provavelmente será exuberante e virará um acontecimento social, pois a pessoa com este posicionamento tende a sentir mais atração por atividades grandiosas e chamativas, onde possa brilhar.

Costuma ter sorte em possuir uma variedade de pretendentes para relacionamentos, porém, se Júpiter em Leão estiver sob aspectos tensos, a mesma tendência que atrai pode causar diversas desilusões amorosas. O indivíduo também pode se envolver em investimentos de risco ou atitudes financeiras impensadas, acumulando dívidas caso não pense muito antes de fazer compras, usar o cartão de crédito ou formalizar contratos. Tais tensões também podem causar o infortúnio nas especulações ou levar a jogos imprudentes, que podem levar a ruína financeira.

Júpiter no signo de Leão traz a tendência da liderança. Seus nativos geralmente despertam entusiasmo em outras pessoas, e por conta disso têm potencial para serem bons líderes. Quando chegam a uma posição de poder, se tornam admirados e adorados. No entanto, se a tensão de Júpiter em Leão se sobressair, a vaidade poderá surgir com força. A pessoa generosa e benevolente torna-se presunçosa, arrogante e com ego inflado, mesmo que não tenha condições para possuir tais sentimentos.

Por isso, se a pessoa chegar a esse ponto, terá de se conscientizar de que a grandeza maior vem do serviço aos outros e que a vaidade e o ego exacerbado podem ser extremamente prejudiciais. O ideal é tentar fazer valer a máxima: "ajudar sem esperar por recompensas." Se a lição for aprendida, a pessoa voltará a demonstrar aspectos positivos como generosidade, firmeza e confiabilidade. Ao longo de sua vida, havendo maturidade, a tendência é conquistar honra e prestígio gradualmente.

 

JÚPITER EM VIRGEM

Quem tem Júpiter em Virgem tende a valorizar o trabalho e o ato de servir, podendo inclusive trabalhar pelos outros. Sob tal influência, a pessoa estará preocupada com os detalhes e a precisão de sua conduta. Em geral, influencia a pessoa a prezar pelos detalhes, do tipo que pode fazer muito a partir de pouco. Possui uma natureza superior cautelosa, intelectual, analítica e prática, com uma maior capacidade de "separar o joio trigo". Assim, diferenciam o essencial do não essencial, a verdade da ficção, o que é válido e o que não é. O julgamento geralmente é excelente.

Estas características ajudam a trazer sucesso na vida pessoal, nos negócios ou no trabalho em geral. Indivíduos com Júpiter em Virgem possuem um forte desejo de expandir seu campo de conhecimento e desenvolver habilidades técnicas. No lado negativo, às vezes podem ser demasiadamente críticos e desconfiar dos outros.

Gostam de ideias que tenham aplicação prática e tendem a possuir um senso de realismo bastante acentuado, o que faz com que sejam pessoas mais centradas, humildes e até ortodoxas com relação ao seu ponto de vista social e filosófico.

Quando tem algum problema para resolver, quem nasce com essa posição em seu mapa astral tende a se ater primeiro aos detalhes. Querem analisar um aspecto de cada vez, a fim de alcançar a solução final. No desenho de um rosto, por exemplo, pode começar a desenhar um olho onde outros gostariam de esboçar os contornos gerais para depois desenhar o resto. Ater-se aos detalhes realmente funciona melhor para quem tem esse posicionamento. O quadro geral (Júpiter) só é pintado depois dos detalhes serem dissecado (Virgem).

Júpiter em Virgem está em seu detrimento, portanto suas promessas de sorte tendem a ser um pouco minimizadas e não ocorrerem de forma tão grandiosa quando este planeta gostaria. Nesse caso, uma modéstia mais exacerbada é possível de existir. É um posicionamento que também pode levar a pessoa a possuir uma prestatividade quase inconveniente, querendo agradar mais do que deveria e gerando aí um pequeno conflito. Como consequência, pode haver um excesso de trabalho ou de vez em quando a falta de cuidados em relação a algo que deva receber mais atenção. Para que isso não ocorra, é preciso que a pessoa conte com a colaboração dos outros e aprenda a delegar responsabilidades.

Tendem a enxergar bastante valor em comportamentos de humildade e atitudes servis e prestativas, olhando com bons olhos tais comportamentos - em si mesmo e nos outros. Trabalhar em áreas em que sejam úteis de alguma forma é algo que pode ter forte apelo. Há uma tendência a desenvolver interesse por atividades filantrópicas ou ajudar também pessoas próximas que precisem de seus ensinamentos, conselhos ou críticas construtivas. Se os nascidos com este posicionamento possuírem dinheiro e recursos, provavelmente desejarão contribuir para ajudar na eficiência e organização de quem os orbita.

Com Júpiter em Virgem sob tensão, há forte tendência de instabilidades no emprego devido à possibilidade de eventuais mudanças no foco de trabalho. Podem ocorrer insatisfações com as condições, o tipo de trabalho desempenhado ou até mesmo no relacionamento com patrões e colaboradores. Como costuma haver muita tendência ao perfeccionismo, esses problemas de relacionamento costumam aumentar, principalmente se as pessoas não lidarem bem com esse tipo de comportamento o tempo todo.

Se isso for levado ao extremo, conflitos serão inevitáveis e as relações com os outros podem ser prejudicadas. Assim, um simples problema pontual, que poderia ser resolvido rapidamente, pode se transformar em algo muito maior e se não houver flexibilidade por parte do nativo.

Porém, geralmente são pessoas que valorizam bastante um ambiente de trabalho que tenha um clima agradável e organizado. Preferem que chefes e colaboradores trabalhem em harmonia. A ordem e a limpeza também são valorizadas, por isso hábitos desleixados na aparência, seja no trabalho ou em casa, são desaprovados. Quando Júpiter em Virgem estão formando aspectos harmoniosos, os relacionamentos do cotidiano fluem muito bem, seja no trabalho ou na vida pessoal.

 

JÚPITER EM LIBRA

A justiça é tema de grande importância para os nascidos com Júpiter em Libra. São pessoas que tendem a se preocupar com os princípios morais que norteiam a sociedade, suas uniões e os relacionamentos interpessoais. Quando casam, por exemplo, o casamento deve ser duradouro, já que o cônjuge tem que ser alguém interessado numa união fundamentada, com valores e afinidade mental, não somente na atração física e sexual.

Quem tem este posicionamento também tende a ter uma vida familiar mais agradável, provavelmente encontrando com mais facilidade ao longo da vida parceiros, amigos e cônjuge com os quais compartilham ideias filosóficos. Posteriormente, a própria pessoa passará a influenciar outras pessoas do seu círculo pessoal, já que costuma possuir bastante carisma.

Com Júpiter em Libra sob tensão, a pessoa pode querer tomar decisões morais pelos outros, além de fazer mais promessas do que pode cumprir, eventualmente com o objetivo de obter favores. Pode ainda ter uma inclinação a se envolver intimamente com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, quebrando a confiança de seus parceiros. Sob tensão, Júpiter em Libra também pode desencadear ações judiciais devido a compromissos não cumpridos e que tenham relação com propriedades, negócios ou problemas conjugais, como separações.

Geralmente os nativos com Júpiter em Libra acreditam que o amor e a justiça podem criar uma ordem social bem mais harmoniosa, sendo pessoas mais generosas e por este motivo, mais populares e queridas. Estas características pessoais podem fazer com que desenvolvam atividades ligadas ao público. Não é incomum pessoas com este posicionamento se sentirem atraídas a se tornarem diplomatas, vendedores, apresentadores, psicólogas, relações públicas e mediadoras, pois adoram o contato com outras pessoas.

Os nascidos sob esta influência podem ser mais convincentes e persuasivos, convencendo as pessoas mais facilmente sobre suas ideias. Também se encaixam com mais facilidade no envolvimento com programas sociais e no levantamento de fundos para projetos ou instituições filantrópicas, por exemplo, se assim desejarem.

 

JÚPITER EM ESCORPIÃO

Quem nasce sob a influência de Júpiter em Escorpião tende a ter um apreço maior a tudo que é oculto, secreto. Gostam de investigar e mergulham tanto na mente das outras pessoas quanto em assuntos mais etéreos, como morte, ocultismo e religião por exemplo. Essa capacidade investigativa, aliada à curiosidade e poder de observação, traz potencial para se envolverem em questões ligadas a impostos, seguros, heranças e finanças conjuntas ou corporativas.

Quem nasce com Júpiter em Escorpião pode descobrir informações secretas sobre os assuntos privados dos outros de uma forma extremamente natural. Porém, costuma ser reservado sobre seus próprios assuntos. Sob tensão de algum aspecto, indivíduos com esta posição no mapa podem sofrer com problemas legais. Pagamento de impostos, seguros, pensão alimentícia, despesas corporativas e até heranças podem dar dor de cabeça. Também é preciso ter atenção em parcerias financeiras.

O magnetismo pessoal é aumentado. As pessoas ganham potencial para se tornarem mais engenhosas e possuírem opiniões bem firmes e resolutas com relação às suas convicções. Por conta disso podem ser mais intransigentes em suas atitudes e princípios, gerando inimizades caso não reflita melhor sobre tipo de comportamento.

Há mais potencial para exercer cargos de liderança, mas o cargo nem sempre é obtido por méritos próprios. Talvez consigam subir profissionalmente de forma mais fácil através de favores devidos, ou ainda com ajuda da sua capacidade de manipular e controlar os outros de uma forma intuitiva, se valendo da ambição, eficiência e coragem de Escorpião para que consigam o sucesso. Dessa forma, não precisam recorrer a estratégias engenhosas, sendo talentosos por natureza.

 

JÚPITER EM SAGITÁRIO

Um dos principais interesses de quem possui Júpiter em Sagitário é o conhecimento superior. Assuntos como filosofia ou religião, a educação e as culturas estrangeiras fazem bastante sentido e são apreciadas. Se tiver dinheiro, poderá fazer longas e distantes viagens. Precisa se cercar de coisas e pessoas que sejam interessantes, por isso há uma maior vontade de viajar e conhecer locais e pessoas novas. Há uma maior curiosidade intelectual e sede por conhecimento com este posicionamento.

Um possível envolvimento com tudo que esteja relacionado com o pensamento social pode fazer com que a pessoa opte por um tipo de filosofia ou um sistema de pensamentos e crenças que moldará a sua vida. Por isso os nascidos com este posicionamento podem aderir a alguma crença religiosa. Podem ainda adotar ideologias como a psicanálise freudiana ou outras similares, por exemplo.

Ou seja, quem tem Júpiter em Sagitário tende a escolher um sistema de pensamento próprio que governará a sua conduta e o seu modo de ver a vida. Este é tipo de atitude que pode fazer com que a pessoa ganhe o respeito e a admiração dos outros em muitas situações. A partir do momento que desenvolvem o seu código de conduta, passam a se sentir mais seguras para atuar de forma mais ampla na sociedade.

Este posicionamento influencia ao nativo querer conhecer a natureza da consciência humana, o que o outro espera da vida e o que está por trás manifestação física e do processo evolutivo. Quando encontram e vivem em comunhão com os seus valores filosóficos, desejam dividir com os outros o seu pensamento e podem até querer convencê-los a adotar o seu modo de pensar.

Como pensadores, vão reformular os seus próprios pensamentos e padrões segundo a sua ética e tudo o que aprenderam no seu ambiente familiar. Há ainda um interesse sobre a compreensão da história através dos ideais sociais e filosóficos. Quando Júpiter em Sagitário está sob tensão no mapa, as pessoas podem não aceitar a opinião dos outros com muita facilidade. Pior, pode esperar que sua opinião seja aceita sem discordâncias. Sendo assim, eventualmente podem se tornar pessoas presunçosas ou egoístas caso não reflitam sobre este tipo de conduta.

Júpiter em Sagitário está em casa, no signo de sua regência, sentindo-se bastante confortável, inspirando justiça e comportamentos pautados na ética.

 

JÚPITER EM CAPRICÓRNIO

Júpiter em Capricórnio é o oposto de Júpiter no signo de Câncer. Enquanto o primeiro está em queda, o segundo é exaltado. Assim, Júpiter no signo de Capricórnio apresenta uma maior preocupação com o que a lei diz e não com sua essência.

No entanto, se estiver bem aspectado, pode demonstrar mais integridade na conduta moral, responsabilidade em cargos elevados, ética nos negócios e uma boa imagem social. É comum que quem tem este posicionamento seja mais conservador ou manifeste valores tradicionais com relação à conduta moral, política e educacional, se sentindo mais confortável em seguir normas e regras e respeitar hierarquias.

A pessoa pode demonstrar também mais responsabilidade econômica ou política, sendo prudente, cautelosa e procurando ser justa em seus julgamentos. Por outro lado, pode não apresentar muita imaginação, criatividade e capacidade para inovar, principalmente se outros posicionamentos do mapa não ajudarem nesse sentido.

Para indivíduos com Júpiter em Capricórnio, a gestão, status e reconhecimento tendem a ganhar mais relevância e importância. A motivação para obtê-los pode vir de ambições pessoais ou devido ao senso de dever para com a esfera social. Se por um lado esse comportamento possui pontos positivos, por outro lado pode interferir na sua vida familiar.

Um exemplo típico é o executivo, que lida em trabalho com as pessoas que estão no poder, mas pode negligenciar a sua família. Algumas qualidades positivas que geralmente acompanham este posicionamento são a honestidade, sinceridade, fidelidade, desenvoltura e alguma habilidade mecânica. As tentativas de crescimento, expansão, de encontrar novas oportunidades e ficar à frente no mundo são tomadas com mais reserva, disciplina, cuidado, praticidade e organização.

Devido a características como ambição, paciência, capacidade administrativa e sabedoria para lidar com os recursos adquiridos ao longo da vida, os nascidos com este posicionamento geralmente conseguem guardar dinheiro e possuir bens. E por causa do dinheiro e de uma possível posição elevada conquistada no trabalho, começam a adotar os mesmos valores de pessoas que possuem status mais elevado. Como consequência, começam a se destacar perante os outros.

Apesar da potencial riqueza adquirida, detestam desperdícios e extravagâncias. Se Júpiter estiver sob tensão, esse comportamento pode ser levado a dois extremos: ou a pessoa se torna mesquinha com relação ao dinheiro, ou esbanjadora, portanto há de se ficar atento a esta tendência e equilibrá-la se necessário.

Nos últimos anos de vida, podem se tornar pessoas mais distantes e austeras, apresentando uma tendência para ocultar os seus sentimentos de frustração emocional ou solidão.

 

JÚPITER EM AQUÁRIO

Quem nasce sob a influência de Júpiter em Aquário tende a gostar de interagir com pessoas de todas as classes, raças ou credos, sem muita distinção ou preconceito. Para eles, os valores morais, sociais e filosóficos devem ser imparciais e democráticos, ou seja, não é preciso que todos vivam o mesmo estilo de vida ou tenham os mesmos valores. Se houver respeito, tolerância e colaboração, todos podem conviver numa boa.

Costumam ser mais tolerantes e compreensivos, reconhecendo de forma mais fácil que cada um tem o seu lugar no mundo e que em todas as posições existem lições a serem aprendidas. Também tendem a achar que cada pessoa tem contribuições valiosas para dar à sociedade e que são as diferenças existentes que formam um mundo tão rico e complexo.

Por isso, geralmente não confiam em leis e atitudes que promovam segregação ou nacionalismo exacerbado. A tendência é se sentirem mais seguros e confiantes quando estão se rebelando contra qualquer autoridade irracional, fazendo algo não muito convencional, ou até mesmo inventando alguma coisa.

Pessoas com Júpiter em Aquário tem mais chances de se envolverem em atividades filantrópicas que visam ajudar o próximo. Coisas com temática futurista tendem a ganhar sua atenção. São mais avançados e liberais, aceitando e se integrando a novas ideias com mais facilidade. Podem até ser tornar pioneiros de novos conceitos filosóficos e sociais. É possível encontrarmos líderes e reformadores sociais de organizações humanitárias com Júpiter em Aquário.

Quando este posicionamento se encontra sob tensão por conta de algum aspecto, as pessoas podem se tornar mais indiferentes e inconstantes com amigos ou grupos que frequentam. Outra consequência é adotar conceitos revolucionários e causas impraticáveis e irreais, que ignoram a disciplina e a responsabilidade. Equilibrar influências desarmônicas é a chave para poder espalhar o bem que elas têm dentro de si, sempre tentando melhorar a vida de todos ao seu redor.

 

JÚPITER EM PEIXES

Pessoas com Júpiter em Peixes tendem a ser mais emotivas, compreensivas e dotadas de um maior sentimento de compaixão. Geralmente têm uma atitude defensora para com os oprimidos e menos afortunados, por isso têm uma maior capacidade para desempenharem quaisquer atividades direcionadas a caridade.

Devem ter cuidado, porém, com a compaixão e generosidade que demonstram ao próximo, pois algumas pessoas podem tentar tirar proveito disso. Se Júpiter em Peixes estiver sob tensão de algum aspecto, o lado emocional pode falar mais alto nos julgamentos e o indivíduo pode buscar a adoração de gurus ou certos cultos.

O guia ou doutrina pode se transformar na personificação de Deus (para quem ele pode desejar expressar a sua devoção), ou na figura paterna, através da qual ele pode buscar constantemente orientação para a sua vida. Ainda sob tensão, podem surgir aproveitadores que visam obter o controle sobre a pessoa ao perceberem esta abertura. A tensão de algum aspecto pode influenciar a pessoa a resistir na buscar do seu próprio caminho e, por isso, viver pedindo a ajuda ou a caridade de outros.

Ter convicções espirituais ou filosóficas, com este posicionamento se torna mais possível. Se Júpiter formar aspectos positivos com Urano, Netuno ou Plutão, pode ocorrer ainda uma percepção intuitiva da esfera espiritual ou mais elevada do ser. Isso significa que as pessoas podem desenvolver uma compreensão espiritual mais abrangente, universal e plena. No entanto, a percepção intuitiva não está livre de aspectos negativos: ilusão, egoísmo e o desejo por "glamour" podem ser alguns deles.

Desenvolver o Ser superior que existe em si pode trazer à tona o sentimento de que está se tornando uma pessoa melhor e assim ser capaz de se doar mais aos outros. Ao mesmo tempo, pode perceber com mais clareza que esse desenvolvimento espiritual talvez seja o que mais importa na formação de sua personalidade. É como possuir uma compreensão maior do poder universal e infinito que está intrínseco em todos os elementos que nos cercam dentro do espaço-tempo.

Por conta desta maior busca por elevação, tendem a eventualmente curtirem momentos de isolamento, ficando mais introspectivos. Ao meditar, pode desenvolver melhor esta intuição e se renovar espiritualmente. Buscar lugares calmos, tranquilos e que contenham uma energia positiva pode ajudar bastante neste processo.