As Brumas de Avalon 
Sites Grátis no Comunidades.net
Sabás - Oberon Zell-Ravenheart
Sabás - Oberon Zell-Ravenheart

Roda do Ano

 

 

O ciclo anual das celebrações sazonais é chamado variadamente de Círculo Sagrado, Ciclo dos Sabás, ou Roda do Ano. Os oito raios dessa roda são os oito grandes festivais solares que ocorrem nos solstícios, equinócios e nos períodos entre eles. Eles também são chamados de sabás, do francês s'battre (''celebrar''). Conforme um ano corre, os rituais e mitos associados a cada sabá relembram o grande ciclo da vida, do Nascimento até a Morte, e o Renascimento. Algumas versões da maioria desses festivais são celebradas por quase todos os povos das zonas temperadas e alguns foram até mesmo assimilados ao calendário cristão como dias santos e missas. A característica mais comum é a fogueira. Muitas vezes as pessoas ficam acordadas a noite inteira em volta do fogo, cantando, dançando e contando histórias.

 

Em minha comunidade e tradição, desenvolvemos por muitos anos, um complexo ciclo de celebrações que incorporavam numerosos elementos de tradição e folclore de nosso antigo legado. A maior parte vem da Europa Ocidental e das Ilhas Britânicas, mas como a mitologia grega sempre foi um forte componente de nosso saber coletivo ocidental, também trouxemos o ciclo ritual de Elêusis para as nossas observâncias sazonais. Muitas vezes o ritual inclui uma performance dramática ou uma peça de mistérios relacionada ao mito. Os principais personagens de nossos dramas sazonais são a Mãe Terra (Gaia), o Pai Sol e seus filhos: o frondoso Homem Verde (Floro) e a Dama Florida (Flora, Coré), além do Homem Vermelho cornífero (Fauno, Pã) e da Dama peluda (Fauna). Para saber mais sobre esses personagens, veja o tópico "Mãe Natureza).

 

Vou falar um pouco sobre a celebração desses Sabás em minha comunidade, onde nos reunimos em nossa terra sagrada de 55 acres de Annwfn (an-uh-vun). Também celebramos com nossa família em casa - o Porto do Corvo.

 

- - - - - - - - - - - - - 

 

Yule - O Sol renasce (renovação)

 

Oimelc - Gaia, Fauna/Flora (criativa, feminina)

 

Ostara - 4 gêmeos nascem: Flora/Floro, Fauna/Fauno (nascimento, plantio)

 

Beltaine - Fauno, Flora/Floro (vida, sexo)

 

Litha - Gaia, Sol (abundância)

 

Lughnasad - Sol, Fauno/Floro (competitivo, masculino)

 

Mabon - Floro morre (colheita, morte)

 

Samhain - Fauna, Floro/Fauno (ancestrais, morte)

 

- - - - - - - - - - - - - 

 

Ritos semelhantes são realizados nesses períodos por quase todos os grupos mágicos do mundo inteiro. A única diferença ocorre entre o Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Ao sul do Equador, as estações são invertidas, e assim, as datas de calendário da roda para esses sabás são opostas (para algumas pessoas). Para os que não participam de um grande grupo, vou dar algumas ideias para suas próprias celebrações - sozinho ou com a família. Em casa Sabá, você deve refazer o seu altar com panos da cor apropriada, velas e decorações sazonais. 

 

 

 

Translate this Page
Enquete
Qual sua idade?
até 20 anos
20 a 40 anos
40 em diante
Ver Resultados




ONLINE
4





Partilhe esta Página