As Brumas de Avalon 
Sites Grátis no Comunidades.net
Magia Vermelha
Magia Vermelha

Magia Vermelha

 

 

ALQUIMIA 

 



Alquimia é a arte e ciência mágica da transformação e transmutação. O nome vem do árabe al-kimia. A alquimia foi precursora da química moderna e teve sua origem em Alexandria, Egito, durante o século I d.C., quando a metalurgia egípcia foi fundida com a filosofia grega e o misticismo do Oriente Médio. Algumas das doutrinas essenciais, porém, foram formuladas antes de 400 a.C. Um papiro grego de cerca de 300 d.C. descreve um método para mudar a cor de um metal, para que ele pareça ouro ou prata, afirmando que o novo metal enganaria ourives experientes.

A alquimia sempre foi rodeada por uma nuvem de mistério e duas origens são atribuídas a intervenção sobrenatural. A lenda conta que Hermes Trismegisto, mais tarde identificado como o deus egípcio Thoth, foi o fundador da alquimia. É por isso que a alquimia é conhecida como arte hermética. Maria, a Judia (século IV d.C), uma das mais influentes praticantes desta arte, dizia que a alquimia é de fato donum dei (um dom de Deus). Mas esse dom não era concedido aos alquimistas em geral, apenas aos judeus. Uma verdadeira compreensão da alquimia exigia anos de estudo e orações a Deus por orientação, além de muitos anos de experimentos práticos. 

Os principais objetivos dos alquimistas medievais eram a transmutação de ''metais vis'' (particularmente o chumbo) em ouro e prata e a descoberta do Elixir da Vida, que curaria todas as doenças e concederia a imortalidade.

 

 

A chave para a transmutação e para o Elixir residem na descoberta da Pedra Filosofal, uma misteriosa substância que poderia ser uma pedra, pó ou líquido, reconhecível apenas pelos iniciados. A Pedra Filosofal seria um catalisador universal que poderia efetuar essas transmutações. 


Um terceiro objetivo era a criação do homúnculo, um homem artificial em miniatura. Em essência, significava a criação da própria vida - objetivo ainda perseguido pelos biólogos modernos sem sucesso. Diversos alquimistas importantes deixaram instruções escritas para criar um homúnculo, mas eu não acredito nelas.

Dentre os objetivos menores da alquimia, estava a descoberta do Alcahest, o solvente universal. A palingênese, a restauração de uma planta a partir de suas cinzas. A preparação do spiritus mundi, uma substância mística que podia dissolver o ouro. A extração da quintessência, ou princípio ativo, de todas as substâncias. E a preparação do aurum potable, ou ouro líquido, que podia ser bebido como um remédio universal.

 

 

 

Translate this Page
Enquete
Qual sua idade?
até 20 anos
20 a 40 anos
40 em diante
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe esta Página