As Brumas de Avalon 
Sites Grátis no Comunidades.net
Hábitos Alimentares
Hábitos Alimentares

Antes de mostrar mais um dos Maravilhooosos textos da Sábia Mavesper, vou fazer um "Recordar é Viver" com vocês:

Como todos sabem, cada animal (seja ele racional ou irracional) possui sua preferência alimentar. Alguns gostam de frutas, outros de carne, e ainda tem aqueles que comem de tudo que encontram pela frente (Eu! rsrs). Sendo assim, nós animais (humanos, girafas, onças, etc) somos classificados em 3 categorias principais, de acordo com o alimento que ingerimos para obter a energia necessária em nossas atividades, e para manter nossos corpos funcionando normalmente.

 

Herbívoros: são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. Alguns desses animais comem Toda a planta, outros possuem preferência por partes específicas, como os frutos, as raízes, o néctar, as folhas... Os animais que se alimentam apenas de frutos são chamados de frugívoros, e aqueles que se alimentam apenas de sementes são chamados de granívoros. Os animais herbívoros são considerados os consumidores primários em uma Cadeia Alimentar, uma vez que se alimentam dos produtores (vegetais). A relação ecológica em que um animal come um vegetal é chamada de herbivoria. Como exemplo de animais herbívoros, podemos citar o boi, o viado, o gafanhoto, as borboletas, as zebras, o elefantes, as girafas, entre outros.

 

Carnívoros: são aqueles que só se alimentam de outros animais. Predação é o nome da relação ecológica em que um animal alimenta-se de outro animal. Quando eles alimentam-se da mesma espécie, dizemos que ocorreu um canibalismo. Como exemplo de animais carnívoros, podemos citar o leão, o tigre, o tubarão, a onça, as serpentes, o louva-a-deus, entre outros. Dependendo do animal que uma espécie come, ela pode receber uma denominação especial. Por exemplo, se um animal alimenta-se de peixe, ele é chamado de piscívoro, caso se alimente de insetos, é chamado de insetívoro, e se, ele se alimenta de animais já mortos (cadáveres), dizemos que ele é necrófago.

 

Onívoros: são animais que se alimentam de Tudo, comem vegetais e também outros animais. Este tipo de alimentação lhe parece familiar??? Isto mesmo! Nós somos animais onívoros (a maioria), assim como o porco, o lobo-guará, o jabuti, os suricatos, entre outros.

 

 

"Sou onívora e amo comer todo tipo de carne. Jamais seria vegetariana, acho completamente anti-natural e creio que induz a diversos tipos de deficiências nutricionais graves. Já acrescento que não vou prestar a menor atenção se vegetarianos ou veganos me mandaram textos e artigos dizendo que estou errada. Adoro um bom churrasco bem passado e sem gordura. Adoro bacon, porco, todas as aves, peixes e também carnes exóticas, como jacaré. Amo frutos do mar. Não sei se isso muda a prática da magia, sou pagã, então por coerência, para mim comer um alface ou um boi dá na mesma, considerando que não há uma hierarquia de quem se parece mais com o homem.

 


Olha ao usar a expressão anti-natural nunca achei que isto fosse ofensivo. O que quis dizer é que o vegetarianismo é um fenômeno cultural humano, que contraria a natureza onívora de nossa espécie. Não tenho NADA contra vegetarianos, mas posso ter uma opinião negativa sobre esta prática. Respeito tanto os vegetarianos que em todas as nossas atividades (há vários vegetarianos na TDB que nos visitam no Templo da Deusa), eu mesma cuido das refeições deles, conheço receitas ótimas, e até me aperfeiçoou nesta culinária para atendê-los melhor. Acho que há uma grande diferença entre criticar e não respeitar. Então quando usei a expressão anti-natural estava apenas expondo o porquê de não concordar com tal prática.

 

 

Quando eu digo que ser vegetariano tem a ver com cultura, estou me referindo a 90% dos vegetarianos que alegam ser vegetarianos por piedade aos animais. Eu não aceito isso como um pensamento pagão. Isto tem tudo a ver com a cultura indiana, mas nada a ver com o paganismo que praticamos. Nas culturas como a indiana, é coerente não comer animais, porque eles são considerados "mais próximos" do ser humano, do que os vegetais. Ou seja, eles não tem um sistema em que as divindades são imanentes. Há uma hierarquia entre as espécies em termos de "evolução espiritual".

 

 

Estas coisas não fazem o menor sentido no tipo de neo-paganismo que praticamos. Se cremos em uma cosmovisão antropocêntrica, e se o homem não é melhor nem pior do que nenhum outro ser, então uma planta ou um boi para a Deusa são a mesmíssima coisa. Toda vida se alimenta de vida. E como eu realmente creio na imanência, não consigo entender porque matar um animal seja pior do que matar um vegetal. Todos nós vivemos da morte do que comemos, seja animal ou vegetal, e isto é da essência da Deusa.

 

 

Os outros 10% dos vegetarianos alegam que têm uma intolerância natural à carne (o que seria uma franca exceção na nossa espécie animal), ou se tornaram vegetarianos por terem se convencido de que há benefícios nutricionais ou espirituais nessa prática, ou seja, mais uma vez foram convencidos por argumentos oriundos da cultura humana e não da natureza. Não estou atacando os vegetarianos não, estou apenas expondo porque eu jamais serei vegetariana. Por que eu preciso concordar com quem é? Aceitem a diversidade! Há pessoas natural e intransigentemente onívoras (aliás, somos a maioria) e eu sou uma delas."

 

 

- Texto, burilado, de uma das Sacerdotisas que mais gosto de ler: Márcia Bianchi Mavesper ^^

 

 

Translate this Page
Enquete
Qual sua idade?
até 20 anos
20 a 40 anos
40 em diante
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe esta Página