As Brumas de Avalon 
Sites Grátis no Comunidades.net
Fogo sem Fósforos
Fogo sem Fósforos

Se você quer aprender um pouco da verdadeira feitiçaria, eis alguns modos de fazer fogo sem fósforos ou isqueiro. Produzir uma faísca é fácil, o difícil é fazer fogo a partir da faísca. Será preciso um combustível especial: material orgânico bem seco, picado bem fino, para apanhar a fagulha, inflamar-se imediatamente e arder em chama quente. Tente ninhos de rato, casca de árvore, capim seco, casca de cedro, fios de tecido ou de papelão, pano chamuscado ou o isolamento (forro) de algodão de seu casaco ou saco de dormir.

Nunca deixe um fogo aceso sem ninguém por perto, ou mesmo fumegante. Certifique-se de que a última pessoa a ir dormir apague a fogueira completamente, com água e terra, até que não haja mais brasas ou fumaça.

Pederneira e aço: Pederneira, quartzo e outras pedras muito duras soltam faíscas quando recebem um golpe seco com um canivete de aço. Recolha a faísca no montinho de combustível, depois segure-o com as mãos em concha e sopre delicadamente no ponto brilhante, debaixo para cima até que o combustível se inflame. Aprenda a reconhecer a pederneira, e se encontrar um pedaço em uma excursão, ponha-o no bolso.

Lentes: Uma lente de aumento pode ser usada para focalizar os raios do Sol no combustível e inflamá-lo. É possível usar até mesmo óculos, binóculos ou uma lente de câmera (a melhor fogueira para manter o calor é a cabaninha de troncos).

Para acender a fogueira, abra alguns espaços entre os troncos para alcançar o combustível seco que está embaixo, com o vento a favor, e acenda-o em diversos pontos. Sopre nas chamas para ajudá-las a pegar, especialmente por meio de um cano, junco ou tubo vazio. Uma vez que o combustível esteja queimando, não é preciso mais muita coisa. Basta acrescentar mais lenha para manter o fogo como desejado. Cada nova acha (novo achado) deve ser posta com cuidado, é toda uma forma de arte. E tenha à mão um bastão firme para arrumar os troncos que queimam e caem.

Busca: Conheça os Ents que o rodeiam

Como você deve saber, os Ents do Senhor dos Anéis, de Tolkien, são os guardiões e pastores das árvores. Como muitos espíritos da natureza, são identificados segundo sua espécie de árvore. Eis então uma busca mágica para você: Aprenda a identificar os diferentes tipos de árvores em sua região. Arranje um livrinho sobre as árvores locais e aprenda os nomes, o tipo de folha e a forma geral, de pelo menos 13 delas. Organize um herbário com uma folha e sementes de cada árvore sobre a qual quer aprender, além de um desenho que mostre a forma geral dessa árvore. Eis um pouco de sabedoria tradicional sobre lenha:

13 Troncos para o fogo 

“O carvalho aquece bem
Os que velhos e secos são
Pinho doce aroma tem
Mas as fagulhas voarão
Achas de bétula queimam de vez
A castanha mais que em forno
Espinheiro dura mais de mês
Vá cortá-lo no outono
Azevinho é cera a queimar
Verde pode ser queimado
O olmo arde bem devagar
O fogo não é avistado
Troncos de faia no braseiro
Achas de teixo também
Vender troncos de sabugueiro
Não é coisa de gente de bem
A pereira e a macieira 
Perfumarão o terreiro
Os troncos da cerejeira
Têm da giesta o cheiro
O freixo, cinzento e regular
Velho ou no nascedouro
Compre todo o que encontrar
Vale seu peso em ouro”

Translate this Page
Enquete
Qual sua idade?
até 20 anos
20 a 40 anos
40 em diante
Ver Resultados




ONLINE
6





Partilhe esta Página