As Brumas de Avalon 
Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis
Esbás
Esbás

Esbás

 

 

Além da celebração dos Sabás (8 feriados solares), há também a celebração dos Esbás (13 feriados lunares). A finalidade básica dos Esbás é a celebração dos ciclos da Deusa, em seus três aspectos: Donzela, Mãe e Anciã.

 

13 luas cheias são celebradas no decorrer de um ano - Plenilúnio - pois os antigos calendários dos povos celtas eram baseados em 13 meses com 28 dias cada. E a lua cheia é considerada a fase lunar mais importante, porque é exatamente nesse momento, que ela representa a Deusa em sua face Mãe. Com o ventre inchado, cheio de Vida.

 

A maioria dos pagãos celebra apenas a primeira lua cheia de cada mês, mas há alguns que celebram a Lua Negra também, uma fase mais sombria da lua, mas de igual poderio dentro da magia. Ela corresponde aos 3 últimos dias de lua minguante, ou seja, os 3 dias que antecedem a lua nova. O último dia, é um dia de total escuridão lunar no céu. Outros celebram as quatro fases populares que todos conhecem: nova, crescente, cheia e minguante. Cada qual com sua particularidade para trabalhos mágicos.


Entre os povos antigos, quando a prática de qualquer tipo de magia era passível de execução, o ritual de Esbá era realizado na calada da noite, no interior de um bosque ou floresta, longe de olhos curiosos e onde poucos se atreviam a entrar. Hoje, com crescente interesse sobre as práticas pagãs, pessoas de todos as idades e lugares se reunem mensalmente nas noites de lua cheia para reverenciar a Deusa e a Vida. Assim como nos Sabás, os Esbás também nos coloca em harmonia e sintonia com a Mãe-Natureza. 


A lua é um símbolo muito antigo da Deusa, e do princípio feminino, visto como uma fonte de energia mística. Se as mudanças das fases lunares exercem influência sobre as marés e a agricultura terrestre, elas seguramente nos influenciam também.

 

Curiosidade: O grande exemplo do ciclo biológico natural é o ciclo menstrual da mulher, ela menstrua 13 vezes por ano, a cada 28 dias. Quando há duas luas Cheias no mesmo mês, a segunda é chamada de Lua Azul. Quando há duas luas Negras no mesmo mês, a segunda é chamada de Lua Violeta. Outubro de 2014 teve duas luas Crescentes, mas infelizmente ela ainda ''não tem cor''.



As características de cada fase da lua são:

Lua Nova: Simboliza o nascimento da Deusa. Representada por Morrighan (celta). Feitiços realizados nessa época estão sempre ligados a coisas novas: um novo amor, um novo emprego, uma nova casa... Apesar de ser uma fase de introspecção e auto-transformação, esta lua representa o período mais fértil para se dar início à tudo o que for novo em nossa vida ou para experimentarmos coisas que nunca fizemos antes. Tudo que projetarmos nesta época, terá mais chance de ser concretizado. Aqui é onde reina a esperança e onde plantamos nossa semente.

Lua Crescente: Simboliza o aspecto virgem da Deusa, mas não no sentido de abstinência sexual. Representada por Rhiannon (celta). Feitiços realizados nessa época estão sempre ligados ao redimensionamento dos nossos antigos projetos. Podemos insistir, investir de novo naquela conquista perdida, reconciliar uma velha amizade, ou seja, fazer crescer tudo o que já existe, ou que já está no nosso caminho. O padrão que predominar na lua crescente é o que irá progredir durante o resto do ciclo lunar. Então é preciso prestar bastante atenção à natureza deste padrão, se for positivo (crescimento do sucesso), ou se for negativo (crescimento dos obstáculos).

Lua Cheia: Simboliza o aspecto materno da Deusa. Representada por Brigith (celta). É uma fase muito forte de energia. Esta lua torna as pessoas mais sensíveis e inquietas. Mexe muito com o estado emocional, gerando alterações de humor. É também conhecida como a fase das realizações e transbordamentos, para melhor ou para pior. Um momento decisivo. Aqui o poder da Deusa se encontra totalizado, e ela aceita ou rejeita os projetos iniciados na lua nova.

Lua Minguante: Simboliza a face anciã da Deusa. Representada por Cerridwen (celta). É o estágio final de um ciclo, então jamais comece projetos novos ou faça qualquer feitiço relacionado à começos, senão eles minguarão junto com lua. O momento aqui é de recolhimento e reflexão. Um período para se preparar para começar tudo de novo na lua nova, porém com mais sabedoria. Não insista em assuntos ou projetos que não vingaram até agora. Ótimo para fazer uma limpeza em casa, exterminar, enfraquecer, diminuir ou se livrar de tudo que for indesejável.

- Texto Burilado.

Translate this Page
Enquete
Qual sua idade?
até 20 anos
20 a 40 anos
40 em diante
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe esta Página