As Brumas de Avalon 
Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis
Dualidades Complementares
Dualidades Complementares

Na teogonia celta, existe um oceano de águas primordiais, de onde emergem as primeiras terras, a primeira mulher e o primeiro homem. As associações entre "frio/água/mulher" e entre "calor/fogo/homem" são muito presentes na mitologia céltica. Como já dito anteriormente, tudo na Natureza era Divino, pois era animado por um Espírito. Cada árvore possuía um espírito ou gênio, enquanto as flores e bosques eram protegidos por espíritos guardiões, por serem espaços sagrados.

 

 

 

Salienta-se que para os Celtas nenhum Ser da Natureza, fosse planta, animal ou coisa possuía energia unicamente feminina ou masculina, mas estavam associados ao feminino ou ao masculino, conforme a energia predominante, exatamente como ocorre com cada um de nós que possuímos tanto a anima, que é a faceta feminina, quanto o animus, lado masculino. Este conceito fica claro ao observarmos o povo das fadas. No Faery existem fadas femininas e fadas masculinas, tanto que na mitologia aparecem diversos reis-fadas.

 

 

 

Portanto, esta é a mais importante dualidade complementar céltica, as energias feminina e masculina, que sempre estiveram e estarão interligadas, assim como a Deusa e o Deus, mulheres e homens. Para o bom funcionamento do Universo, do mundos e dos seres, era essencial que houvesse equilíbrio estre estes dois princípios da criação. As catástrofes, doenças, desastres ocorreriam sempre que o equilíbrio dessas duas forças primordiais fosse quebrado.

 

 

 

A prática das artes da magia celta através dos rituais, principalmente das celebrações anuais, permitiam que todos os celtas se harmonizassem entre si, com a Natureza e com os deuses, mantendo, e se fosse o caso, restaurando, o equilíbrio da vida. No mundo céltico havia muitos reinos ou domínios pertencentes a este ou ao Outro Mundo. Estes reinos eram guardados ou protegidos por espíritos guardiões, que poderiam ser masculinos ou femininos. 

 

Translate this Page
Enquete
Qual sua idade?
até 20 anos
20 a 40 anos
40 em diante
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe esta Página