As Brumas de Avalon 
Sites Grátis no Comunidades.net
Correspondências
Correspondências

Sistemas de Classificação

 

Um dos aspectos mais importantes do pensamento mágico é classificar os mundos em termos de correspondências associadas. Ao classificar as coisas em diferentes categorias, obtemos uma compreensão melhor delas em um profundo nível simbólico. Assim, reduzimos a infinita diversidade da natureza a algo que nossa mente pode entender e cujo sentido pode perceber.

 



Todas as ciências naturais começaram como sistemas de classificação baseados nas características percebidas em comum. Na biologia, por exemplo, Carlos Lineu (1707-1778) desenvolveu um sistema de classificação de apenas sete categorias taxanômicas ("arranjadas pela lei"), nas quais todas as coisas vivas estão ordenadas. Publicado originalmente em seu livro Systema Naturae (Sistemas de Natureza), de 1735, esse sistema é conhecido como ReFiCOFaGE, de Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero, Espécie, sendo cada ser delineado por essas categorias. Eis como a classificação de Lineu enquadraria você (e todas as outras pessoas):

 



- O Reino Animalia 
(animais - contém 10 Filos)



- Filo Cordata 
(dotados de coluna espinhal - contém 10 Classes)



- Classe Mammalia 
(dotados de glândulas mamárias - contém 20 Ordens)



- Ordem Primatas (dotados de polegar opositor - contém 15 Famílias)



- Família Hominidae 
(símios - contém 5 gêneros)



- Gênero Homo 
(humanos - agora apenas uma Espécie, embora já tenham existido outras)



- Espécie Sapiens 
("pensador", humanos modernos: nós)

 



A taxonomia é um sistema de classificação de hierarquia vertical, no qual muitos membros de cada grupo são incluídos no táxon superior. No nível mais alto, o dos reinos, existem apenas três: vegetais, animais e fungos. Mas, nos níveis inferiores, não há limites quanto ao número de membros de cada táxon, cerca de 400 mil espécies de besouros já foram identificadas! Os esquemas de classificação vertical podem ser representados como os galhos de uma árvore, como a árvore da evolução.

 



Agora pense no Chapéu Seletor de Hogwarts, que agrupava os novos estudantes em quatro casas, de acordo com sua natureza essencial. Esse é um sistema lateral ou horizontal de classificação, no qual cada uma das categorias é essencialmente igual às outras. Os sistemas laterais de correspondências são a base de toda ordenação mágica. Ao compreender as correspondências de uma coisa, um mago pode influenciar essa coisa. O segredo para seu uso é simplesmente o número de divisões, como no caso dessas quatro casas. Embora se possa pensar que esses números podem ir até o infinito, para a maioria dos usos práticos, é necessária apenas uma dúzia. Eis alguns exemplos para cada número:

 



1 - Singularidades ("só pode haver um")
2 - Dualidades: Yin-Yang (taoísmo)
3 - Trindades, Tríades, Triplicidades
4 - Direções, Estações, Elementos
5 - Elementos (pitagóricos)
6 - Reinos da Existência (budismo)
7 - Dias da semana, Planetas visíveis
8 - Sabás na Roda do Ano
9 - Centros Psíquicos do Corpo (taoísmo)
10 - Sephiroth na Árvore da Vida (cabala)
11 - (não há conjuntos de 11)
12 - Signos do Zodíaco, meses do ano

 



O membro do Grey Council, Holandês, Luc Sala, diz: "Correspondências são as conexões ou ligações entre os diversos mundos, reinos, tradições, visões, culturas, etc. Se considerarmos que o Universo tem dimensões invisíveis, como fazemos na Magia, há inumeráveis conexões possíveis entre essas dimensões ou mundos. Mas algumas dessas ligações são especiais e podem ser comparadas com as conexões nervosas de nosso corpo, uma vez que cuidam do fluxo de informação. São ligações invisíveis, mas poderosas entre os mundos e podem ser usadas para transmitir as mensagens mágicas".

Translate this Page
Enquete
Qual sua idade?
até 20 anos
20 a 40 anos
40 em diante
Ver Resultados




ONLINE
4





Partilhe esta Página